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sábado, 8 de abril de 2017

. 09.—No MES9, em Volos, na Grécia

ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3283


Se abrisse esta blogada dizendo que estou em Volos, isso diria quase nada a meus leitores. Pouca diferença acrescentaria se dissesse que escrevo desde Volos, na Grécia.
A Wikipédia diz que Vólos (em grego: Βόλος) é uma cidade situada no centro da Grécia, a cerca de 326km ao norte de Atenas e 215km ao sul de Tessalônica. Volos, capital da prefeitura da Magnésia, é uma cidade portuária costeira na Tessália situado a meio caminho no continente grego, cerca de 326 km ao norte de Atenas e 215 km ao sul de Thessaloniki. Volos é a única saída para o mar da Tessália, a maior região agrícola do país. Com uma população de cerca de 150 mil habitantes, é um importante centro industrial, enquanto o seu porto oferece uma ponte entre a Europa, Oriente Médio e Ásia.
Agora cabe a interrogação: que faço em Volos? Estou, pela primeira vez, nesta cidade, mais precisamente, no balneário de Agria, em um lindo hotel para participar da 9th Mathematics Education and Society Conference (MES9). Na verdade, minha participação no MES9 é como Príncipe Consorte (também, com sorte) pois uma das estrelas é a Gelsa. Celebramos, neste abril, 30 anos no compartilharmos a vida juntos, e isso catalisa muito de meu estar aqui. A foto desta edição foi tomada nesta tarde de sábado, da sacada de nosso apartamento e quer ilustrar algo da beleza de Agria no Golfo do mar Egeu.
Com um pouco mais de uma centena de participantes, de 30 países, no MES9, tento viver uma das teses que fiz título de meu último livro: “Das disciplinas à indisciplina”, mesmo que me considere um alienígena por duas razões — como expus em um grupo esta manhã — primeiro, pela minha dificuldade de me comunicar em inglês; segundo, por talvez, ser o único participante que não seja da área da Educação Matemática. Tento fazer o meu melhor; não sei o quanto isso acontece.
Ontem, por mais de cinco horas, a partir das 17h, houve uma muito variada sessão de abertura, centrada no mote do evento: Mathematics Education and Life at Times of Crisis. Para ainda mais envolver os participantes no tema — muito presente nos vários textos que li, para preparar minha presença aqui — recebemos uma consistente aula de sociologia acerca das formas de resistência na recente crise econômica e política da Grécia, por professor da Universidade Aristóteles da Tessalônica.
Houve na abertura ainda suas séries de apresentações musicais, uma delas por universitários e outro por alunos da educação anterior à Universidade. Vimos, inclusive, a presença de instrumentos que não pertencem ao nosso cotidiano.
Não vou resenhar o evento. Mas devo dizer que estou aprendendo tanto relevantes conteúdos, quanto a forma de se desenvolverem os painéis e simpósio, como a distribuição física dos participantes. Ainda volto a falar sobre o MES9.

Um comentário:

  1. O "Mathematics Education and Life at Times of Crisis" não ficaria mais interessante se fosse do outro lado do Mar Egeu, mais precisamente na Ilha de SAMOS??? Certamente estar nestas paragens flui certo imaginário com relação à história do SABER, organizadas a partir da Razão. Grande abraço, mestre!!!

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