Porto Alegre Ano 5 # 1489 |
Termina agosto. A previsão é mais um dia sem sol. Para milhares de paquistaneses, vítimas das desgraças climáticas trazidas aqui ontem e para quase uma centena de latino-americanos que ainda colocam o Eldorado num país chamado Estados Unidos este agosto foi trágico. No outro lado da medalha, agosto se faz esperança, para os 33 mineiros chilenos e suas famílias que vivem agora um ‘big brother’ sem os efeitos especiais da holandesa Endemol (fundada pelos senhores Joop van den Ende e John de Mol).
Hoje é um dia especial, mais recentemente trazido para o rol das celebrações: Hoje é o Dia do Blog. A data foi estabelecida de forma informal para o dia 31 de agosto. É o dia internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog.
A escolha desta data é porque seus números 3108 se assemelham com a palavra Blog. Para este blog a data não poderia ser mais festiva. Terminamos um mês, desde que em dezembro adotamos um contador mais confiável, com um significativo aumento na média mensal: agosto 78,1 (com 57,6 em julho e 43,4 em janeiro, por exemplo).
Mesmo que os blogues já datem de 1997, como me ilustra a Wikipédia, dicionários mais usuais da língua portuguesa (Aurélio ou Houaiss) não registram a palavra blog, e os editores de texto, salvo que a adicionemos ao dicionário, colocam-na sempre como errada. Eu, já há muito, aportuguesei blog para blogue, pois defendo que se deve escrever como se fala. Por outro lado, insisto em usar sítio ao invés de site, pois referir-se a “saite” soa antiestético.
Para escritor ou autor de um blogue, prefiro a acepção usada em Portugal “bloguista” ao brasileiro “blogueiro” – uma e outra não estão dicionarizadas. Para mim, blogueiro carrega um preconceito como o que tem a palavra motoqueiro. Observa-se a diferença entre motociclista e motoqueiro. Assim me considero um bloguista, e não um blogueiro. Há ainda mais vantagem em favor da forma de Portugal. É um substantivo epiceno; claro que não vou testar aqui e agora os conhecimentos de gramática de ninguém acerca de epicenos.
Recomenda-se que nesse dia aos bloguistas de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, apontando para outros blogs que considerem interessantes. Teria muitos blogues a recomendar, até porque acompanho alguns. Ante a impossibilidade de destacar vários, presto minha homenagem a três, que me são próximos e que buscam fazer alfabetização científica. Aos que acharem suspeita minha escolha por ter elegido três comentaristas frequente deste blogue, argumento que acompanhar como estes três editores fazem Educação determinou minha escolha.
QUIMILOKOS - De Químico e Louco todo mundo tem um pouco! Educação, Cultura e Conhecimento, destinado a professores e alunos e a quem se interessar por Ciência– quimilokos.blogspot.com – Este muito visitado blogue, editado com intensidade há mais de cinco anos pela Thaiza, Professora de Química do Colégio Militar Unidade Ayrton Senna e da Unidade Polivalente Modelo Vasco dos Reis em Goiania tem a marca de uma Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás e apaixonada por Ciência. A Thaiza faz deste blogue suporte para suas aulas que podem ser fruídas por alunos de Química do ensino médio.
DIVULGARCIENCIA – divulgarciencia-malu.blogspot.com – um blog dirigido não só a educadores e estudantes, mas para qualquer pessoa interessada em desvendar um pouco mais do nosso mundo através do conhecimento científico. Mesmo com alguns meses, iniciou em junho deste ano, a Maria Lúcia – que também é editora do aulasciencias-malu.blogspot.com – professora de Ciências do ensino básico em Curitiba no Paraná. Dentro do propósito de divulgar a Ciência, por exemplo, em sua edição mais recente, a Malu nos leva a visitação de um dos jardins botânicos mais bonitos do Brasil. Vale conhecer: divulgarciencia.
BLOG DO PROF. JAIRO BRASIL – profjairobrasil.blogspot.com – um blogue editado pelo Professor Jairo Brasil, historiador e mestre em Educação – de quem orgulhosamente fui orientador – é professor de escolas técnicas profissionalizantes da região metropolitana de Porto Alegre e dirige o seu blogue para o ensino técnico profissionalizante, buscando tornar seus alunos cada vez mais leitores, com a ampliação das fronteiras da educação profissionalizante, fazendo que alunos (e também professores) da área palmilhem realidades diferentes do chão da fábrica. Editado em Canoas desde março de 2007, tem leitores especialmente no Brasil e na Argentina.
Gostaria na celebração do dia do blogue trazer dois problemas operacionais, que, com ajuda de meus leitores, talvez pudesse ver resolvido. Ambos são decorrentes de minha muito vantajosa migração, em 1º de dezembro de 2009, do UOL para blogspot.
A primeira situação desejava ver resolvido problemas trazidos em mensagens como estas: ‘Oi Chassot meu querido, tenho tentado mandar comentários pelo blogue e não tenho conseguido não sei porque fica pedindo p/selecionar um perfil e depois que seleciono com senha e tudo... não posta o comentário...Bom mas enfim resolvi mandar um e-mail.’ // he tenido mucha dificultad para postar el comentario // Leio teu blogue quase todos os dias, mas nunca mais consigo postar comentário’.
Como o blogspot é vinculado ao gmail, quem tem conta com este provedor, usualmente, tem facilidade para postar. Quem usa outro endereço e consegue postar comentários? Como?
A segunda situação, prende-se a identificar o endereço do remetente para agradecer/ contestar/ responder o comentário deixado. Ocorrem dois tipos de endereços de remetentes: aqueles ‘secretos’ como este De: Profª Thaiza [mailto:noreply-comment@blogger.com] ou os identificados, como De: Neusa [mailto:profneusa.quimica@gmail.com] para os quais posso responder. Quem poderia orientar os comentaristas para que estes postassem seus comentários onde o remetente aparece, como no segundo caso?
Um bom presente pela celebração data de hoje, para o bloguista que vos escreve, seria que leitores ajudassem na solução destas duas situações. Alguns de meus leitores e eu agradecemos penhoradamente.
Agora votos de uma muito boa terça-feira. Voltamos nos ler, quando setembro vier. Aguardemo-lo.