ANO
11 |
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mestrechassot.blogspot.com
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EDIÇÃO
3270
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Nesta quarta-feira,
dia 22, voltei mais uma vez ao Centro Universitário Metodista IPA. Participei
da banca que avaliou e aprovou com reconhecimento de qualidade a dissertação Acreditação no Arc Sul como garantia de
qualidade nos cursos da área da Saúde trazida à defesa no Programa de
Pós-graduação em Biociências Reabilitação
pelo graduado em Educação Física Nathan Ono de Carvalho. A muito significativa
dissertação teve como orientador o Prof. Dr. Jerri Luiz Ribeiro e como
co-orientadora a Profa. Dra. Marlis Polidori. Participou como avaliadora
pertencente ao Programa a Profa. Dra. Luciane Carniel Wagner.
Antes de trazer apreciações
acerca do trabalho que conferiu, com méritos, ao Nathan o título de Mestre (na foto de casaco com o Jerri, a Marlis e comigo) permito-me expedir dois comentários pessoais
que são laterais à dissertação. A enunciação dos mesmos foi preambular a
avaliação do trabalho.
O primeiro: minha referência pública sobre o quanto vir ao IPA se reveste
ainda de vivências antagônicas muito díspares: agradável / desagradável. Agradável pelos múltiplos acarinhamentos
que de maneira usual me são brindados por parte daqueles que foram meus colegas
e também meus alunos. Ontem, os muitos afagos poderiam ser sintetizados na manifestação
do Jerri ao constituir a banca: disse que eu estava ali como membro externo,
mas era na verdade o membro mais interno, pela minha continuada presença no
coração de todos. Desagradável porque mesmo já passado um ano de minha
demissão, que continua me parecendo injusta, eu ainda não consegui elaborar o
luto que tomei pela perda da sala de aula; fiz esta observação ajudado pela Luciane,
que enquanto psiquiatra ratificou o quanto esses lutos não são triviais.
O segundo: refere-se a algo que de uma
maneira continuada tenho vivido em bancas de mestrado e doutorado. Recebe-se
uma dissertação ou tese, produto de extensos estudos do autor e do orientador e
somos autorizados, enquanto membro da banca, a comentar e mais ainda, avaliar o
trabalho. O texto de ontem trazia uma temática que me era totalmente
desconhecida. A dissertação assentava-se em duas palavras-chaves que eu desconhecia:
Acreditação / Arc Sul e isso me levou
a mares nunca dantes navegados.
Vi que primeira
deveria revisitar o Mercosul, pois eu não tinha claro quais os países membros. Ciceroneado
pela Wikipédia revi que “o Mercado Comum
do Sul, mais conhecido como Mercosul
(em castelhano: Mercado Común del Sur, Mercosur; em guarani: Ñemby Ñemuha), é
uma organização intergovernamental fundada a partir do Tratado de Assunção de
1991. Estabelece uma integração, inicialmente, econômica [...] comum entre os
países-membros. Situados na América do Sul, são atualmente quatro membros
plenos. Em sua formação original, o bloco era composto por Argentina, Brasil,
Paraguai e Uruguai; mais tarde, a ele aderiu a Venezuela, que no momento se
encontra suspensa”.
Recordei, então, que
o Mercosul suspendeu o Paraguai por causa do impeachment do presidente Fernando
Lugo em junho de 1992. Os presidentes da Argentina, Brasil e Uruguai disseram
que o Paraguai permaneceria fora do bloco até a próxima eleição presidencial em
abril de 1993. Ocorreu-me e externei isso ontem, que se houvesse isonomia o
Brasil por ora, por estar sob a égide de um governo ilegítimo, também devia
estar suspenso. Mas...
O Sistema de
Acreditação Regional de Cursos de Graduação — Sistema ARCU-SUL — é resultado de
um Acordo entre os Ministros de Educação de Argentina, Brasil, Paraguai,
Uruguai, Bolívia e Chile, homologado pelo Conselho do Mercado Comum do MERCOSUL.
O sistema executa a avaliação e acreditação de cursos universitários, e
é gerenciado pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação, no âmbito do Setor
Educacional do MERCOSUL.
O Sistema respeita as
legislações de cada país e a autonomia das instituições universitárias, e
considera em seus processos apenas cursos de graduação que tenham reconhecimento
oficial em seu país e com graduados. O Sistema ARCU-SUL oferece garantia
pública, entre os países da região, do nível acadêmico e científico dos cursos.
O nível acadêmico será estabelecido conforme critérios e perfis tanto ou mais
exigentes que os aplicados pelos países em seus âmbitos nacionais análogos.
O Setor Educacional
do MERCOSUL (SEM) teve seu início em1991, quando o Conselho do Mercado Comum
criou a Reunião de Ministros da Educação dos Países Membros do MERCOSUL (RME)
como órgão encarregado da coordenação das políticas educacionais da região. "Um
sistema de acreditação de cursos como mecanismo de reconhecimento de títulos de
graduação facilitará a mobilidade na região, estimulará os processos de
avaliação com o fim de elevar a qualidade educacional e favorecerá a
comparabilidade dos processos de formação em termos de qualidade
acadêmica."
O trabalho do Nathan
foi entrevistar quase duas dezenas de autoridades educacionais ligadas a
avaliações institucionais nos pais membros do Mercosul visitando estes países para
verificar o quanto a acreditação de cursos da área da saúde tem facilitado a
mobilidade de docentes e discentes favorecendo a qualidade acadêmica.