ANO
8 |
R I B E I R Ã O P R E T O – S P
|
EDIÇÃO
2529
|
Estou, nesta
manhã retornando Ribeirão Preto/Guarulhos /Porto Alegre. Ontem, graças a
fidalguia de colegas pude conhecer um pouco de Ribeirão Preto imponente
metrópole com 650 mil habitante e, mais especialmente, o magnífico campus da
USP, localizado em terras de uma antiga fazenda de café.
A palestra promovida
pelo Departamento de Química da USP foi concorrida, mais de 120 pessoas de
diferentes áreas. Muitas fotos e
autógrafos. Estes são não foram mais numerosos porque 80% dos livros que trouxera
na quarta-feira foram adquiridos em Araraquara.
Encerro agosto
aqui na região central de São Paulo. Aditei ao rol de postagem deste blogue
mais duas cidades: as duas últimas edições ocorreram em Araraquara e esta, em
Ribeirão Preto.
Há quem diga
que o mês que vive seu ocaso é o mês do
desgosto. Parece que, este ano, cumpriu sua sina. Tive o meu dissabor, que
nem de longe se assemelha, por exemplo, aos daqueles que foram vítimas de dias
diluvianos no Rio Grande do Sul, como contei aqui na quinta-feira. Tive
desgosto? Sim, mas nada a abalar convicções. Curti o mesmo, por vários dias,
antes de trazê-lo. Faço aqui e agora.
Chassot, o
breve, bis. Há 20 anos,
vivi meteórica passagem como diretor de uma importante escola particular de
Porto Alegre. Se um dia for referido na história da mesma, a menção será “Chassot, o breve... não durou seis meses.”
No meu livro Memórias de um professor:
hologramas desde um trem misto há um capítulo dedicado este episódio não
muito glorioso de minha história.
Neste agosto,
repete-se algo parecido. A 1º de março de 2013, a convite, fui contratado como
professor de um Programa de Pós Graduação em Educação. Enchi-me de entusiasmo.
Teci sonhos. Refiz planos. Mas não fraudei minhas convicções. Organizei
seminário inédito, muito bem avaliado pelos
participantes em um mestrado muito promissor.
Em dias de
julho, meus colegas e eu recebemos algo assim: “Como estamos finalizando o primeiro
semestre, tendo em vista manter suas pastas atualizadas, solicitamos a entrega
impreterivelmente até o dia 15/07
de relatório da produção do semestre”.
Em minha resposta,
após menos de cinco meses na instituição enviei o relatório que está ao final.
Meu relatório
foi avaliado. Recebi aviso para comparecer a instituição, para ser demitido no
mesmo dia em que uma professora amazonense me envaidecia, publicado em uma rede
social mensagem que recebeu dezenas de comentários: “Queridíssimo mestre Attico Chassot, é por ter sido contagiada por sua
incansável tentativa de fazer alfabetização científica e por admirar, respeitar
e acreditar em seu belíssimo trabalho, tens constantemente viajado comigo pelo
interior do Estado do Amazonas por intermédio do "Alfabetização
Científica: questões e desafios para a educação", "Sete Escritos
sobre Educação e Ciência" e " A Ciência através dos Tempos".
Satisfação imensa em tê-lo como um referencial em termos de alfabetização
científica e poder disseminar suas ideias com os participantes do PCE FAPEAM!
Forte abraço, Aldalúcia Gomes”
Argumento para
demissão: meu perfil não tinha produção que o mercado exigia. Precisavam de
produtores de artigos científicos publicados em revistas com impacto acadêmico.
Eu, em cinco meses, não anunciara nenhum.
Hoje, na
pós-graduação brasileira os docentes há duas alternativas.
1) sujeitar-se
a ser ‘máquinas produtoras de artigos’ que sejam publicáveis em revistas tidas
como de nível excelentes, preferentemente estrangeiras, cuja produção gere
impacto (= ser citado).
2)
candidatar-se a serem excluídos do sistema, por negar à Educação o status de
mercadoria e centrar a sua produção acadêmica na disseminação da mesma à
sociedade que financia a maior parte da pós-graduação brasileira, especialmente
a área das Ciências Humanas.
Opto por fazer
uma Educação que não é aquela que
narro em Vende-se tabaco, perfume
importado, Educação e camiseta de marcas, p. 67-82, in Análise dos sistemas
de Educação Superior no Brasil e em Portugal. ARAUJO, C.M.M.; POLIDORI,
M.M. EdiPUCRS / Editora Universitária Metodista, 2012. ISBN 978-8599738-19-1
Minha opção é
a segunda alternativa. Não consigo submeter-me a primeira. Por tal sou
ferreteado como um improdutivo. Assim
não sonego o acerto da decisão de quem me fez, uma vez mais, ser ... Chassot, o breve.
Relatório do 1º semestre de 2013
1.-
PUBLICAÇÃO DE LIVROS
1.- Ensino de Ciências: Pontos e contrapontos [diálogos entre Nélio
Bizzo e Attico Chassot, mediados por Valéria Amorim Arantes] São Paulo: Summus,
2013, 192 p. ISBN N 978-85-323-0891-7
2.- A Ciência é masculina?
É, sim senhora! São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013 (1ª edição: 2003)
sexta edição ampliada e atualizada.
2.-
PREFÁCIOS
1.- Um prelúdio para outro Ensino Médio
prefácio mais orelha para Reestruturação
do Ensino Médio: pressupostos
teóricos e desafios da prática [AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio
(orgs)]. São Paulo: Fundação Santillana e Moderna, 2013, 192 p. ISBN N 978-85-6348-915-9
2.-
Um prelúdio, ou tentativa encantar-se com a docência prefácio e quarta
capa para Ciências e Biologia: propostas
para um continuado (re)iniciar [DUSO, Leandro; HOFFMANN, Marilisa Bialvo
(orgs)]. Ijuí: EdUnijuí 2013, 320p. ISBN N 978-85-419-0063-8
3.- Um
prelúdio, ou tentativa de fazer de utopias, realidades
prefácio para Guia do técnico de
segurança do trabalho [BRASIL,
Jairo]. São Paulo: Atlas, 2013, Prelo
4.- Uma isagoge em laudação a um manual prefácio do livro Manual
de implantação de museus escolares BARCELLOS, Guy Barros].
Porto Alegre: Edipucrs, 2013, Prelo
3.-
CAPÍTULOS DE LIVROS
CHASSOT,
Attico et alii Produção do conhecimento
na Educação Superior: Uma perspectiva
inclusiva. In LEITE, Denise; LIMA, Eliseth Gonzaga dos Santos. Conhecimento, avaliação e redes de
colaboração: produção e produtividade na Universidade. Porto Alegre: Sulina. 2013, p 348 – 370 ISBN 978-85-205-0667-7
4.-
PUBLICAÇÃO COM DISCENTE
BONIATI, Silvia
Daiana Parussolo; CHASSOT, Attico. Avaliação
da aprendizagem em sala de aula: a implantação da Progressão continuada.
Trabalhp submetido e aceito nos III
Congresso Internacional de Avaliação e o VII Congresso de Educação promovido pela UNISINOS em outubro de 2013.
5.-
SEMINÁRIOS
#
|
Duração/Período
|
Temática
|
Instituição
|
Cidade
|
Publico
|
01
|
30
horas 09 a 16 janeiro
|
História
e Filosofia da Ciência
|
REAMEC
|
Manaus
|
20
doutorandos
|
02
|
30
horas março a
Junho
|
A
busca do escrever Ciência com Arte
|
URI
|
Frederico
Westphalen
|
7
mestrandas
|
03
|
30
horas de abril a junho
|
A
busca do escrever Ciência com Arte
|
UNILASALLE
|
Canoas
|
12
mestrandos
|
6.-
DISCIPLINA MINISTRADAS
6.1.-
GRADUAÇÃO
Teorias
do Desenvolvimento Humano, 4 créditos, no Centro
Universitário Metodista do IPA, 2 turmas: 1) licenciatura em Música; 2)
Licenciatura em Educação Física e Pedagogia.
6.2.-
PÓS-GRADUAÇÃO
Educação
e inclusão 4 créditos, no Mestrado Profissional de
Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista do IPA, regência do
seminária compartida com Prof. Dr. José Clovis de Azevedo.
7.-
PALESTRAS
#
|
DATA
|
TÍTULO
|
INSTITUIÇÃO
|
CIDADE
|
Participantes
|
01
|
0103
|
Como fazer de saberes populares, saberes
escolares
|
Colégio
Metodista Americano
|
Porto
Alegre
|
200
alunos e professores
|
02
|
0405
|
Das
disciplinas à indisciplina
|
UNIPAMPA
|
Dom
Pedrito
|
180
professores da Educação Básico
|
03
|
0405
|
O
que é Ciência afinal?
|
UNIPAMPA
|
Dom
Pedrito
|
100
professores e alunos do mestrado
|
04
|
O410
|
PAPA FRANCISCO: GESTOS, INTERPRETAÇÕES e DESAFIOS
|
Unilasalle
|
Canoas
|
60
pessoas
|
05
|
0422
|
O
que é Ciência afinal?
|
I
E Paulo da Gama
|
Porto
Alegre
|
200 alunos e professores do Ensino Médio
|
06
|
0426
|
Das
disciplinas à indisciplina
|
Universidade
Estadual de Roraima
|
Boa
Vista - RR
|
150
professores e mestrandos da UERR
|
07
|
0508
|
O
que é Ciência afinal?
|
32ª
CRE
|
São
Luis Gonzaga
|
350
professores do ensino médio
|
08
|
0508
|
Como
ler o mundo com a Ciência?
|
32ª
CRE
|
São
Luis Gonzaga
|
300
professores do ensino fundamental
|
09
|
0508
|
Das
disciplinas à indisciplina
|
UERGS
|
São
Luis Gonzaga
|
Aula magna: 100
professores e alunos
|
10
|
0509
|
Para
formar jardineiros para cuidar do planeta
|
UFFS
|
Cerro
Largo
|
120
professores de Educação Básica
|
11
|
0509
|
Das
disciplinas à indisciplina
|
UFFS
|
Cerro
Largo
|
Aula magna:
150professores e alunos
|
12
|
0516
|
Das
disciplinas à indisciplina
|
UNIFRA
|
Santa
Maria
|
300
alunos e professores das licenciaturas
|
13
|
0520
|
O
que é Ciência afinal?
|
I
E Paulo da Gama
|
Porto
Alegre
|
200 alunos do Ensino Fundamental
|
14
|
0523
|
Para
além da disciplina de Química
|
UFRGS
|
Porto
Alegre
|
50
alunos do curso de Química
|
15
|
0527
|
Diálogo
de aprendentes
|
USP
|
Ribeiro
Preto
|
Vídeo-
aula 40 alunos de Química
|
16
|
0529
|
Indisciplinaridade:
para além da transdiciplinaridade
|
URI
|
Erechim
|
220
alunos e professores
|
17
|
0619
|
História e Filosofia da Ciência
catalisando propostas transdisciplinares
|
UTFPR
|
Campo
Mourão
|
150
bolsista de PIBID em Química do Paranã
|
19
|
0620
|
O
que é Ciência afinal?
|
UTFPR
|
Campo
Mourão
|
20
professores da Educação Básica
|
20
|
0621
|
A
busca do escrever Ciência com Arte
|
Mestrado
Reabilitação e inclusão IPA
|
Porto
Alegre
|
20
alunos
|
21
|
0629
|
Diálogo Ciência & Religião: uma
(quase) utopia
|
Café
Filosófico livraria Nova Roma
|
Porto
Alegre
|
45
pessoas
|
7.-
BANCAS
#
|
DATA
|
NIVEL
|
Programa de
Pós Graduação
|
Instituição
|
Cidade
|
1
|
0109
|
Mestrado
Qualificação
|
Ensino
de Ciências
|
Universidade
Estadual do Amazonas
|
Manaus
|
2
|
0109
|
Mestrado
Qualificação
|
Ensino
de Ciências
|
Universidade
Estadual do Amazonas
|
Manaus
|
3
|
0425
|
Mestrado
Qualificação
|
Ensino
de Ciências
|
Universidade
Estadual de Roraima
|
Boa
Vista
|
4
|
0425
|
Mestrado
Qualificação
|
Ensino
de Ciências
|
Universidade
Estadual de Roraima
|
Boa
Vista
|
5
|
0426
|
Mestrado
Qualificação
|
Ensino
de Ciências
|
Universidade
Estadual de Roraima
|
Boa
Vista
|
6
|
Mestrado
Qualificação
|
Educação
|
URI
|
Frederico
Westphalen
|
|
7
|
0529
|
Mestrado
Defesa
|
Ecologia
|
URI
|
Erechim
|
8
|
0610
|
Mestrado
Defesa
|
Reabilitação
e Inclusão
|
Centro
Universitário Metodista do IPA
|
Porto
Alegre
|
9.-
ORIENTAÇÕES
#
|
Nome
|
Nivel
|
IES
|
Qua
|
Def
|
Tematica
|
1
|
Camila
Guidine Camargo
|
Mestdo
|
URI-FW
|
SIM
|
0314
|
A
presença indígena na universidade
|
2
|
Célia
Serrão
|
Doutdo
|
REAMEC
|
SIM
|
0614
|
Sabores
amazônicos fazendo saberes escolares
|
3
|
Eloá Giosane Brum Rambo de Ávila
|
Mestdo
|
Unilasalle
|
0314
|
0315
|
A
Formação do Enfermeiro para a Prática Pedagógica
|
4
|
Irlana
Maia de Oliveira
|
Doutdo
|
REAMEC
|
0314
|
0616
|
A
extensão na UFAM: passos e descompassos
|
5
|
Luciana
Franco Barbosa
|
Mestdo
|
CUM-IPA
|
SIM
|
0813
|
A
formação de Jovens trabalhadores
|
6
|
Quiélen
Rosa Souza Albarello
|
Mestdo
|
URI-FW
|
SIM
|
0314
|
Um
olhar sobre a Matemática: gosto ou pavor?
|
7
|
Silvia
Daiana Parussolo Boniati
|
Mestdo
|
URI-FW
|
0913
|
0614
|
implantação
da Progressão continuada.
|
10.-
DISSEMINAÇÃO DA CIÊNCIA
Antes de relatar este
último item relativo às atividades de 2013/1, por ser o primeiro relatório
institucional, deva dizer que é na disseminação da Ciência que centro muito dos
meus fazeres. Nos últimos cinco anos estive para proferir palestras em Instituições
de 25 das 27 unidades da federação (só não estive ainda no Amapá e no Acre) e
com mesma finalidade fiz palestras na Argentina (cinco universidades), Colômbia
(quatro universidades), Dinamarca, Espanha, França, México, Paraguai e Uruguai.