ANO
11 |
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
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EDIÇÃO
3283
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Se abrisse esta blogada dizendo
que estou em Volos, isso diria quase nada a meus leitores. Pouca diferença
acrescentaria se dissesse que escrevo desde Volos, na Grécia.
A Wikipédia diz que Vólos (em grego: Βόλος) é uma cidade situada no centro da Grécia,
a cerca de 326km ao norte de Atenas e 215km ao sul de Tessalônica. Volos, capital
da prefeitura da Magnésia, é uma cidade portuária costeira na Tessália situado
a meio caminho no continente grego, cerca de 326 km ao norte de Atenas e 215 km
ao sul de Thessaloniki. Volos é a única saída para o mar da Tessália, a maior
região agrícola do país. Com uma população de cerca de 150 mil habitantes, é um
importante centro industrial, enquanto o seu porto oferece uma ponte entre a
Europa, Oriente Médio e Ásia.
Agora cabe a interrogação: que
faço em Volos? Estou, pela primeira vez, nesta cidade, mais precisamente, no
balneário de Agria, em um lindo hotel para participar da 9th Mathematics Education and Society
Conference (MES9). Na verdade, minha participação no MES9 é como
Príncipe Consorte (também, com sorte) pois uma das estrelas é a Gelsa.
Celebramos, neste abril, 30 anos no compartilharmos a vida juntos, e isso catalisa muito de meu estar aqui. A foto desta edição foi tomada nesta tarde de sábado,
da sacada de nosso apartamento e quer ilustrar algo da beleza de Agria no Golfo
do mar Egeu.
Com um pouco mais de
uma centena de participantes, de 30 países, no MES9, tento viver uma das teses
que fiz título de meu último livro: “Das
disciplinas à indisciplina”, mesmo que me considere um alienígena por duas
razões — como expus em um grupo esta manhã — primeiro, pela minha dificuldade de
me comunicar em inglês; segundo, por talvez, ser o único participante que não
seja da área da Educação Matemática. Tento fazer o meu melhor; não sei o quanto
isso acontece.
Ontem, por mais de
cinco horas, a partir das 17h, houve uma muito variada sessão de abertura,
centrada no mote do evento: Mathematics
Education and Life at Times of Crisis. Para ainda mais envolver os
participantes no tema — muito presente nos vários textos que li, para preparar
minha presença aqui — recebemos uma consistente aula de sociologia acerca das
formas de resistência na recente crise econômica e política da Grécia, por
professor da Universidade Aristóteles da Tessalônica.
Houve na abertura
ainda suas séries de apresentações musicais, uma delas por universitários e
outro por alunos da educação anterior à Universidade. Vimos, inclusive, a
presença de instrumentos que não pertencem ao nosso cotidiano.
Não vou resenhar o
evento. Mas devo dizer que estou aprendendo tanto relevantes conteúdos, quanto
a forma de se desenvolverem os painéis e simpósio, como a distribuição física
dos participantes. Ainda volto a falar sobre o MES9.
O "Mathematics Education and Life at Times of Crisis" não ficaria mais interessante se fosse do outro lado do Mar Egeu, mais precisamente na Ilha de SAMOS??? Certamente estar nestas paragens flui certo imaginário com relação à história do SABER, organizadas a partir da Razão. Grande abraço, mestre!!!
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