Acerca de uma super tarde de ontem
E, já é a última blogada deste setembro 2024. Mesmo que vivamos manifestações de chuvas desabridas, há que preferir conviver com momentos esplendorosos nesta abertura da primavera.
A segunda-feira, 23/09, foi marcada por cirurgia de catarata no meu olho direito. Mais do que meia tarde em centro cirúrgico se segue, desde então, de tempos em tempos, de cuidadosas postagens de colírios.
Para alguém que se encanta em brincar com palavras: catarata é um pitéu. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa ensina que “Catarata: Massa de água contínua que se despenha de certa altura por disposição do terreno = CACHOEIRA, CATADUPA, QUEDA-D'ÁGUA”
Há uma versão na área médica “CATARATA: Opacidade parcial ou total do cristalino que impede a chegada dos raios luminosos à retina”. Há remédios caseiros para tratar cataratas como alternativa à cirurgia.
Por analogia: Catarata: cegueira de espírito = tirar as cataratas dos olhos a alguém • Esclarecê-lo ou desiludi-lo, sobre certas coisas ou pessoas. Hoje, nestes tempos eleitorais não é fácil esclarecer alguns. É melhor cada um ficar na sua casinha.
Sem trazer evocações, nem ao menos desiludir coisas ou pessoas, o 26 de setembro, quinta-feira foi há muito aguardado: depois de passado alguns meses (de amargar dificuldades de saúde) que aceitara o convite do Prof. Dr. Leandro Marcon Frigo, do IF Farroupilha, para uma palestra. Durante as semanas de aproximação da data, mais de uma vez, referi que estava mais nervoso que quando a 12/03/1961 dei minha primeira aula. Tinha muitos medos. Mesmo parkinsoniano há mais de 15 anos conhecia tropeços.
Finalmente chegou o dia de ontem. Fui muito ajudado. Meu sobrinho Lucas foi parceiro. O Roniere estava sempre atento. O Leandro do IF Farroupilha parecia que sabia dos meus medos. Estes se ampliavam para o além saúde: poderia faltar energia elétrica; a apresentação de slides poderia não abrir e ouro
Depois de mais de duas horas, dei-me conta que estava quase invicto. Os temíveis esquecimentos ocorreram duas vezes (na minha avaliação). Não fazer deles registro.
Fiz um memorial da tarde ontem. A próxima vez será menos nervosa. Ontem recebi um convite de uma palestra para março de 2025.
Narrei minha mirada da tarde de ontem. Autorizado pelos anfitriões transcrevo comentários que amealharam. Alegra-me muito seus comentários.
No dia 26 de setembro de 2024, às 15 horas, o educador Attico Inácio Chassot conduziu a palestra intitulada "Das Disciplinas à Indisciplina", que foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube web tv do Instituto Federal Farroupilha(IFFar). O evento foi promovido pela Coordenação de Programas Educacionais do IFFar, sob coordenação da professora Dr.ª Maria Rosângela Silveira Ramos.
Durante o evento, educadores e estudantes de diferentes instituições do Brasil tiveram a chance de assistir e realizar questionamentos a respeito do tema. O formato virtual permitiu um intercâmbio rico de ideias, evidenciando o interesse crescente por práticas pedagógicas inovadoras.
A coordenação de programas educacionais do IFFar destacou o sucesso da iniciativa, que não apenas fortalece a formação inicial e continuada de professores, mas também promove um ambiente de colaboração entre instituições. Segundo informação do Adriano WEB TV IF Farroupilha houve mais de 300 acessos durante a fala. Na história das transmissões nunca passamos de 100, exceto na pandemia. No momento da gravação, há já mais de 600 visualizações.
A palestra do Mestre Chassot, como é conhecido, ao abordar a indisciplina como uma ferramenta de transformação educativa, deixou uma mensagem inspiradora para todos os participantes, incentivando-os a confrontar seus paradigmas.
A palestra pode ser acessada no link: https://www.youtube.com/watch?v=Afb7qDbPngM