TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

22— HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA ENSINAR QUÌMICA


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3094

Em julho de 2008, fiz uma fala em Curitiba, no 14º Encontro Nacional de Ensino de Química: “Do livro ao blogue: fazendo alfabetização científica”. Destaquei, então, dois blogues, que lideravam ações, usando artefatos culturais, então nada convencionais, para fazer alfabetização científica. Um deles o de Thaiza Montine, uma professora de Goiânia, editora de QUIMILOKOS - De Químico e Louco todo mundo tem um pouco! quimilokos.blogspot.com/ . Mais de sete anos após a Thaiza merece destaque aqui por ações inovadoras no fazer Educação Química.
O blogue de Thaiza continua muito eficiente e com ações reconhecidas. Mas não vou narra-lo, hoje aqui. O propósito desta blogada é celebrar (e também divulgar) que editora do prestigiado blogue defendeu, há não muito, sua dissertação de mestrado, acerca do uso de histórias em quadrinhos (HQ) como recursos significativos para o ensino de conceitos químicos.
Thaiza mostrou estudo que parte da associação das HQ's à inserção em atividades lúdicas em sala de aula. As histórias em quadrinhos, em seus diferentes gêneros, oferecem – segundo o estudo orientado pelo Prof. Dr. Márlon Herbert Soares na Universidade Federal de Goiás – possibilidades diversas de aplicações no universo escolar, em diferentes níveis. O desafio é saber olhar os quadrinhos como um recurso pedagógico.
Sob tal enfoque, foi proposta a dez turmas de terceiro ano do Ensino Médio, a análise de histórias em quadrinhos comerciais e a elaboração de uma HQ inédita, tendo como tema central o conteúdo de radioatividade, assunto muito bem contextualizado em Goiânia. A coleta de dados se estruturou como uma análise documental que teve como textos básicos para a análise as HQ no formato de gibis produzidos pelos alunos, a análise do conteúdo da transcrição das filmagens da sala de aula e os comentários postados em uma página de um grupo criado em rede social para que os alunos fizessem comentários referentes às atividades desenvolvidas.
Thaiza, como a Batgirl, com Batman e Robin na criação de um colega
Pode se inferir, a partir dos resultados, que ao criar as próprias HQ trabalhando a associação entre imagens, palavras e ideias, o aluno se apropria do conhecimento científico de forma dialógica e se sente motivado considerando-se o divertimento e o aspecto lúdico envolvido na atividade.
Observou-se, que ao criar as próprias HQ’s trabalhando a associação entre imagens, palavras e ideias, o aluno se apropriou do conhecimento científico e motivado ao envolver-se no divertimento lúdico presente na atividade.
 Ao se pensar a sala de aula como espaço de aplicação de diversas possibilidades didáticas, o professor se permite, e permite aos seus alunos, uma postura mais motivadora em relação à construção do currículo da escola.
Thaiza mostrou que uso de HQ para discussão conceitual e para a aproximação dos partícipes do processo educacional, quais sejam, alunos, professores e comunidade, mostra-se uma estratégia interessante, eficaz e que deve ser mais utilizada em sala de aula.

11 comentários:

  1. Como sendo uma pessoa que tem aulas com essa professora, mestra, amiga, mãe posso afirmar que a metodologia adquirida por essa batgirl é realmente infalível, os próprios alunos conseguem notar a diferença entre aprender a ferro e fogo e aprender utilizando um material do qual todos gostamos ao menos um pouco

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaiiiinnn, Professor!
    Quanta honra!
    Definitivamente SEM PALAVRAS para agradecer tamanho reconhecimento pelo meu trabalho, e tamanho carinho!
    O senhor é uma pessoa muito especial em minha vida pessoal e profissional. Um verdadeiro exemplo a ser seguido.
    E, ter o privilégio de estar contida, mais uma vez, aqui nas páginas de seu blogue é, definitivamente, uma honra!!
    Só tenho a agradecer por estar sempre ao meu lado! Mesmo morando tão longe um do outro, o senhor sempre faz parte do meu dia a dia, torce por meu crescimento e sucesso, e é uma de minhas referências enquanto Educador!
    Muitíssimo obrigada por me permitir fazer parte de sua história!
    Um mol de abraços!

    ResponderExcluir
  3. Orgulho, uma palavra que expressa minha admiração e amizade por ela, tão linda pessoa e amiga...
    Saudade dela, saudade do senhor, saudade de tudo que nos une.
    Estou lendo um capítulo de seu catalizando para aula de currículo do mestrado amanhã!
    Suas pupilas estão crescendo... Tenho aula com uma delas: Rozana.
    Bjs, com mto amor e carinho!
    Cris

    ResponderExcluir
  4. ah que doce lembrança de sua fala, pois ela era a dona do Quimilokos, a Alcione do Ensino de Química e o meu Pesquisas de Química que reunia a mim, a Thai e a Andrea Poça de ciências que hj não participa mais. O Cristiano Moura era um mero monitor, hj ele é um grande professor, já mestre e assim o Pesquisas está fazendo a historinha dele, como outros.
    No ENEQ os encontrei, conheci, relembrei e ainda me emocionei com leituras de livros que nos citavam seus...
    Mais emocionante foi ver que o que fazíamos há anos era objeto de estudo, desde que estive no SMEQ de Lavras, quando lá percebi que a tendência do que experimentamos e deu certo por anos, está sendo usado como trabalho científico.
    É tão bacana ver isso e conhecer pessoas como as meninas do HQ que conheci, vendo a produção de material de qualidade e sério com uma linguagem que um dia será mais bem usada como ferramenta didática, e por aí vai...
    É uma felicidade grande saber que, de alguma forma, fazemos história do Ensino de Química no Brasil através de nossas ousadias e sonhos...
    O senhor tem nos dado esse incentivo e reconhecimento e aqui quero agradecer esse feito.
    Que lembrança deliciosa essa dessa fala...
    Um abraço, com carinho

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Professora Thaiza!!
    Como um aluno que a teve como professora por dois anos, que foi "contaminado" pela paixão em Química por conta do seu trabalho, e como amigo que acompanha a senhora já há algum tempo, tenho certeza em dizer que o trabalho da senhora tem que ser muito reconhecido!
    A inovação e os resultados do trabalho da senhora são inquestionavelmente excelentes ^^
    Parabéns, Mestra Thaiza :)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Professora Thaiza!!
    Como um aluno que a teve como professora por dois anos, que foi "contaminado" pela paixão em Química por conta do seu trabalho, e como amigo que acompanha a senhora já há algum tempo, tenho certeza em dizer que o trabalho da senhora tem que ser muito reconhecido!
    A inovação e os resultados do trabalho da senhora são inquestionavelmente excelentes ^^
    Parabéns, Mestra Thaiza :)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Professora Thaiza!!
    Como um aluno que a teve como professora por dois anos, que foi "contaminado" pela paixão em Química por conta do seu trabalho, e como amigo que acompanha a senhora já há algum tempo, tenho certeza em dizer que o trabalho da senhora tem que ser muito reconhecido!
    A inovação e os resultados do trabalho da senhora são inquestionavelmente excelentes ^^
    Parabéns, Mestra Thaiza :)

    ResponderExcluir
  8. Dia do aviador 23/10

    Tirar os pés do chão, eram anseios,
    Ao custo de asas e motor a gasolina,
    Escalar ares como fosse uma colina,
    Coragem não lhe faltava nem meios.

    Desde Da Vinci o sonho que rolava
    Era contrariar a hercúlea gravidade
    Que nos tiranizava, oh sem maldade!
    Como fora uma férrea e eterna clava.

    Então, eis que num belo dia francês
    Como Ícaro, se travestiu o brasileiro
    Ao céu se alçou não disse os porquês.

    Não à gravidade ele falou primeiro
    Independente do que pensem vocês
    Conquista do ar, Dumont foi pioneiro.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro historias em quadrinhos.Principalmente as do Mauricio de Sousa.É um jeito divertido de aprender.
    Luvander

    ResponderExcluir
  10. Que reunião alegre de velhos conhecidos queridos! Attico, Thaiza e Cris! Minha noite realmente teve algo de sublime. Saudes de todos vocês!

    ResponderExcluir