ANO
13 |
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EDIÇÃO
3408
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Na blogada anterior
(06/07) anunciava estar preparando para a nona edição de A Ciência é masculina? É, Sim Senhora! um excerto para o capítulo ‘Nossa ancestralidade cristã’, para contemplar
textos tidos como apócrifos. Parece
facilitado faze-lo através de um exemplo: Tertuliano
e os Atos de Paulo e Tecla.
Em A Ciência é masculina? É, Sim Senhora! há
dezenas de termos assinaladas com um & subscrito. Este assinalamento remete ao final do livro a um ‘Para
saber mais’. No texto que faz um upgrade na nona edição, cabem, pelo menos três
remessas para o final do livro. Com estes três faço esta edição para na próxima
apresentar Tertuliano& e os Atos& de Paulo e Tecla& que será inseto na esperada nona edição. Esta publicação prévia
tem oportunizado colaborações preciosas de alguns leitores.
& Tertuliano (circa 170-212) foi um prolífico autor, figura contraditória e
polêmica, mas de capital importância no contexto da Igreja primitiva, Nasceu e
morreu em Cartago, na província romana da África Proconsular. De pais pagãos se
converte ao cristianismo por volta do ano de 193 e se estabelece em Cartago. Foi
o primeiro autor cristão a produzir uma obra literária em latim. É um dos ditos
Padres latinos mais famoso por ser o
autor mais antigo cuja obra sobreviveu a utilizar o termo "Trindade" e
por legar a mais antiga exposição formal ainda existente sobre a teologia
trinitária. Ele também foi um notável apologista cristão e um polemista contra
a heresia. Por volta do ano 207 abraçou a heresia do montanismo (movimento
cristão fundado por Montano que se organizou e difundiu em comunidades na Ásia
Menor, em Roma e no Norte de África), e tornou-se chefe de uma das suas seitas
(os Tertulianistas).
& Tecla ou Santa Tecla não é citada na
Bíblia, A única fonte de informações sobre sua vida é o Atos de Paulo e Tecla, livro escrito provavelmente no século 2º e
tido como apócrifo. De acordo com o livro, quando o apóstolo Paulo chegou à
Icônio se hospedou na casa de Onesíforo, vizinho de Tecla. Paulo pregava acerca
das virtudes da virgindade. Tecla ouve da sua janela, sem ver o Apóstolo. Ela
então se converte e desiste de seu casamento com Thamyris. O noivo,
inconformado, passa a perseguir Paulo e ela. Milagrosamente salva de tempestade
se auto-batiza e escapa de ser queimada na fogueira. Viaja com Paulo para
Antioquia. Nessa cidade um nobre chamado Alexandre deseja Tecla e tenta
raptá-la. Ela luta com ele, agredindo-o. Por tal é levada a julgamento. Ela é
condenada a ser devorada por animais selvagens, mas foi novamente salva por uma
série de milagres quando as fêmeas a protegem contra seus agressores machos. Após
isso Tecla ainda encontra-se com Paulo mais duas vezes. Começa a pregar o
Evangelho e morre aos 90 anos, em Selêucia do Tigre, depois de converter muitos
pagãos. Seu corpo foi sepultado nessa cidade, onde foi erguida uma grande
igreja em sua homenagem. Atualmente parte de suas relíquias está em uma
catedral em Milão. Ela é considerada a "protomártir feminina do
cristianismo” e honrada como os apóstolos. Se torna reconhecida como um modelo para
as mulheres na entrega a práticas espirituais, levando vida contemplativa com
mortificação dos sentidos. É venerada como padroeira dos agonizantes. Também é
a padroeira da cidade de Tarragona, na Espanha, onde há uma grande catedral em
sua homenagem.
& Atos de Paulo e Tecla. Acredita-se que os Atos tenham sido escritos no 2º Século d. C.
A descoberta de uma versão copta do texto de Atos de Paulo contendo a narrativa
de Tecla (em um papiro conservado em Heidelberg). O texto é citado nos
primeiros textos cristãos, pelo menos em Tertuliano, que atacou seu uso na
defesa do direito das mulheres de pregar e batizar. Tertuliano afirma que estes
Atos foram escritos em honra a São Paulo por um presbítero da Ásia, cuja fraude
foi identificada e que foi removido de suas funções por volta de 160 d.C. Muitas
das versões sobreviventes dos Atos de Paulo e Tecla em grego, algumas em
cóptico e as referências entre os livros dos Pais da Igreja demonstram que o
texto era bastante disseminado. No Cristianismo oriental, a ampla circulação do
texto em grego, siríaco e armênio é uma evidência para a veneração de Santa
Tecla. Também existem versões em latim, cóptico e em etíope, algumas com
grandes diferenças da grega. "Em etíope, com a omissão da reivindicação de
Tecla para pregar e batizar, metade do ponto da história se perdeu". A busca no Google por ‘Atos de Paulo e Tecla’ leva entre outros a https://pt.wikipedia.org/wiki/ Atos_de_Paulo_e_Tecla
e
muitos textos de eruditos pesquisadores.
Caro Mestre: Fico me questionando sobre os critérios utilizados pela Igreja para a escolha dos textos que integram a Bíblia. Abraços
ResponderExcluirEstimado amigo Chassot,
ResponderExcluirfico feliz em conhecer a estória de Tecla. Oxalá estes escrito fizesse parte do Cânon bíblico, quem sabe hoje teríamos mulheres pregando e batizando em muitas igrejas protestantes e na católica.
Um abraço carinhoso!
Com esmero,
Dirceu (Dicandongas)
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