24/11/2023 Já é a última edição deste blogue de Novembro2023. Não foi sem razão que na edição pretérita nos referíamos que já passava a metade desse lépido e celebrado novembro. A próxima edição será em 01/12. As musiquinhas de natal (algumas xaroposas) nos embalam recordações da noite de 24 de dezembro.
É preciso referir que este 2023, quase terminando, deixará tristes recordações no Brasil de Sul a Norte: tormentas com chuvas como nunca dantes tão destruidoramente volumosas no Sul, enquanto no Norte uma senegalesca sequia destrói fazendo tudo quase a brasa. Ainda, não podemos deixar sofrer com as mortes nestas guerras dolorosas que ocorrem em diversos pontos de nossa casa comum: o Planeta Terra.
Mas há uma gama de sabores que vale viver, aqui e agora. Vou dividir o anunciado saborear em dois momento: primeiro convidarei meus leitores a saber algo de minha Escola; no segundo tempo vamos ao panteão da literatura. Expectante com sabores. Só ler os parágrafos à espera.
Ontem, quinta-feira, 23/11, recebi um WhatsApp: Olá, Professor, tudo bem? Compartilhando notícias boas sobre a sua e nossa Escola Marcelo Gama… — pois, a minha escola é a Escola Marcelo Gama… em Jacuí, distrito de Restinga Seca, que pertence a 24a CRE de Cachoeira do Sul. Estudei nesta escola de março a sagosto de 1946. Meu pai era, então, marceneiro da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, na Estação Jacuí. Estive na Escola Marcelo Gama, presencialmente em 2011, com meu amigo e também cachoeirense Edni Schroeder — volto a mensagem ontem recebida da Professora Aline — Lembra quando aceitou nosso convite para uma entrevista e, posteriormente, realizou palestras de forma online? Naquelas ocasiões nos inspirou a seguir com os projetos e pesquisas. Nosso projeto de 2023 foi classificado para a Etapa Estadual da Mostra Científica das Escolas Estaduais. Nesta semana estivemos em POA representando os Anos iniciais.
Um semeador saiu a semear. Houve sementes que caíram em terra fértil e estas produziram Gama de sabores: Saberes, Sementes e Sustentabilidade… e agora há um convite: vamos aproveitar com saberes a gama de sabores. há que juntos semearmos para sustentar, apoiar, conservar, cuidar das preciosas sementes desta primeira colheita.
Espero tenham curtido a gama de sabores. A colheta desta primeira safra. Curtam o máximo. Anunciara dois tempos. Aceitem a seguir saborear o segundo saber…
Trago algo de uma muito exótica safra. O convite é para conhecermos algo acerca do Prêmio Nobel de Literatura deste 2023. O adjetivo exótico pode parecer de mau gosto. Vamos saborear primeiro o autor e depois uma amostra de sua extensa produção.
Conheçamos o autor. Ajuda-nos para tal empreitada a Wikipédia, orelha do livro que li e a justificativa para a premiação do Comite Nobel. É dispensável a crítica: não tenho expertise em comentar obras literários. Mais ainda sou alienígena em literatura norueguesa. Parece-me ser este o primeiro livro que leio neste idioma (mesmo traduzido).
Depois que ele desapareceu e nunca mais voltou nada mais foi o mesmo, ela simplesmente está aqui, porem sem estar aqui, os dias chegam, os dias passam. as noites chegam, as noites passam e elas os acompanha, sempre com movimentos vagarosos, sem permitir que nada deixe grandes marcas ou faça grande diferença.”
“Com uma prosa hipnótica e alucinante, Jon Fosse constrói um mundo em que todos esses momentos habitam o mesmo espaço e os fantasmas do passado confrontam aqueles que ainda vivem. Nessa narrativa ambientada nas indômitas paisagens norueguesas a força da natureza, os elementos como gelo, terra e fogo — e a propria noção da passagem do tempo — também ganham força central.
Publicado originalmente em 2004 e aclamado pela crítica, É a Ales é uma obra-prima visionária que oferece uma reflexão assombrosa sobre o amor, a perda e os traumas que moldam as relações familiares.”
Quanta honra,Prof.Chassot.Que bom viver estes momentos.Que Mara ilha poder estar jinto a escola que foi alfabeti,ando.E Que lindo ter lido o livro do amigo.
ResponderExcluirO se ti e voltará Dinamarca e a gente vai aguardar por aqui suas postagens...A cada edição,o senhor nos envolve mais...obrigada
Ótima leitura
ResponderExcluirLindo o blogue dessa penúltima sexta. Que férteis as sementes lançadas na escola em Jacuí, que possam germinar cada dia mais. Fiquei curiosa para a leitura dos textos do Fosse. Que essa última semana de novembro seja abençoada. Saudades. Abraços do Acre, meu querido professor.
ResponderExcluirGraziele Barra do Garça
ResponderExcluirEspero conseguir ir visitar o Cantinho Literário Mestre Chassot”, na morada dos Ipês, no Morro da Canoa, Sombrio/SC. Fico muito feliz com a homenagem pra vc. És merecedor, meu querido. Além da admiração que tantos tem pelo autor, pesquisador e professor, saiba que também admiramos e gostamos muito da pessoa do Chassot.
Agora já sei o que estavas lendo. Anotado aqui para ler também. Graziele Barra do Garça