"Prezado Professor Chassot:
Sou engenheiro aposentado da Petrobras e hoje estou relendo o maravilhoso livro de sua autoria A Ciência Através dos Tempos.A Escola Alfa de Macaé RJ adotou essa magnífica obra nos anos 90 e meus três filhos estudaram nela na 7a e 8a série do Ensino Fundamental (1° Grau).Qual não foi minha surpresa quando fui estudar Direito na UFF de Niterói RJ em 2002 e com muita alegria descobri que o Professor de Sociologia do Direito adotava sua admirável obra como o Livro Base da Disciplina.E aqui estou 30 Anos depois de meus três filhos estudarem na A Ciência Através dos Tempos e 20 Anos depois de eu também estudar no mesmo Livro Físico, com o mesmo Livro nas mãos relendo-o com a mesma curiosidade e entusiasmo!!!Deixo aqui o meu Muito Obrigado e Admiração por essa herança intelectual que o senhor nos legou a nós todos amantes da Leitura, da Ciência e da História!!!Um Abraço do José Ailton Prince"
sexta-feira, 15 de agosto de 2025
sexta-feira, 8 de agosto de 2025
hoje o assunto é CÉREBRO, mais uma vez
Na imagem do livro A VELHICE de Simone de Beauvoir*, cuja segunda edição é de 1990, há mais de 700 páginas. No livro de Simone não encontrei — não asseguro que não exista, pois muito procurei — nenhuma vez a palavra cérebro. Há vários capítulos envolvendo etnociência.
Nas duas páginas seguintes há quatro capas de quatro livros acerca do cérebro: Duas das quatro capas são dois livros do cientista francês Stanislas Dehaene.
“O cérebro leitor é uma celebração inspiradora da ciência da leitura... As percepções de Wolf são fascinantes... O cérebro leitor tem muito a oferecer sobre esse importante ― talvez o mais importante ― assunto.” ― The Guardian
“O alerta de Wolf sobre a disseminação da semi-alfabetização entre os jovens é obviamente justificado, e seu livro provoca reflexões sobre o tema de um modo que só a leitura pode fazer.” ― Sunday Times (Londres)
Duas das outras quatro capas são da cientista estadunidense Maryanne Wolf; a leitura dos variados subtítulos das duas obras oferece a possibilidade de uma leitura paralela dos dois livros de Maryanne. Eu ganhei de aniversário de meus filhos e os leio às pílulas!
Maryanne Wolf, autora de O cérebro no mundo digital, revela as relações entre o desenvolvimento do cérebro e da leitura.
Como as pessoas aprendem a ler e a escrever – e como o desenvolvimento dessas habilidades transformou o cérebro e o próprio mundo? A neuropsicóloga e especialista em desenvolvimento infantil Maryanne Wolf responde a essas perguntas em um livro ambicioso e provocativo. A obra narra a incrível jornada da linguagem escrita não apenas ao longo de nossa evolução, mas também no decorrer do desenvolvimento das crianças, mostrando por que um número cada vez maior delas tem dificuldade em dominar essas habilidades.
Com exemplos de casos reais fascinantes e histórias pessoais espirituosas, Wolf afirma que o cérebro que decodificou as minúsculas tabuletas de argila dos sumérios é um cérebro muito diferente daquele que está imerso na alfabetização impulsionada pela tecnologia de hoje. A autora mostra como o uso de imagens em telas onipresentes está abrindo caminho para uma menor necessidade de linguagem escrita – e alerta como isso pode ter consequências potencialmente profundas em nosso futuro.
“Para todos que se perguntam como a leitura e a escrita acontecem, aqui está um relato interessante, claro e deliciosamente envolvente de como o cérebro permitiu que nos tornássemos mágicos das palavras. Uma conquista esplêndida!” ― Alberto Manguel, autor de Uma História da Leitura.
“O cérebro leitor é uma celebração inspiradora da ciência da leitura... As percepções de Wolf são fascinantes... O cérebro leitor tem muito a oferecer sobre esse importante ― talvez o mais importante ― assunto.” ― The Guardian
“O alerta de Wolf sobre a disseminação da semi-alfabetização entre os jovens é obviamente justificado, e seu livro provoca reflexões sobre o tema de um modo que só a leitura pode fazer.” ― Sunday Times (Londres)
sábado, 2 de agosto de 2025
ÚLTIMA EDIÇÃO DO ANO 17 *** PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO 18
ANO 18 2207024 | www.professorchassot.pro.br | EDIÇÃO 3.806 |
ÚLTIMA EDIÇÃO DO ANO 17 *** PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO 18
Com esta edição encerramos o ano 17. Preparamos a chegada da nova versão de A Ciência através dos tempos, no ano 18. Hoje queremos celebrar -- de maneira muito especial ratificar muito atenciosos leitores acerca de meus planos e fazeres enquanto parkinsoniano. A meta é quase exclusiva: voltar a caminhar e este voltar implica em ações: Eis exemplos: Uma vez por semana Fono audiologia // três vezes fisioterapia / uma vez por semana massagem // duas vezes por semana massa corporal. Sete encontros semanais! Afortunadamente os sete encontros são domiciliares. Sete encontros semanais parece uma boa receita para quem quer reaprender a caminhar. Espero em breve relatar sucessos
3/8 | Ato Nacional Unificado pelo veto total ao PL da Devastação |
O Sinpro/RS Ambiental convida os professores de Porto Alegre e região metropolitana para o Ato Nacional Unificado pelo veto do presidente Lula ao Projeto de Lei 2159/21 – o PL da Devastação, que será realizado no próximo domingo, 3 de agosto, na capital gaúcha. A concentração será às 15h, na Praça do Aeromóvel, em frente à Usina do Gasômetro, seguida de cO Ato está sendo organizado pelo movimento ambiental em todo o país. O prazo para o presidente Lula vetar ou sancionar o PL 2159/21 encerra no final da próxima semana. O PL altera drasticamente as regras do licenciamento ambiental no Brasil e põe em risco a biodiversidade nacional. Professor(a), agende-se e participe! |
sábado, 26 de julho de 2025
DIA DOS AVÓS <> são Joaquim e santa Ana
release que está numa livraria virtual:
A ciência através dos tempos em três tempos.
São Paulo: Moderna. (2ed 31ª reimpressão 2018, 1994.
ISBN: 85-16-03947-1
16x23 cm 280 páginas R$ 55,01release que está numa livraria virtual:
A ciência através dos tempos em três tempos.
São Paulo: Moderna. (2ed 31ª reimpressão 2018, 1994.
ISBN: 85-16-03947-1
16x23 cm 280 páginas R$ 55,01terça-feira, 22 de julho de 2025
UM RETORNO NÃO PREVISTO
ANO 17 2207025 | LIVRARIA VIRTUAL www.professorchassot.pro.br | EDIÇÃO 3.805 |
ÚLTIMA EDIÇÃO DO ANO 17
Com esta edição encerramos o ano 17. Preparamos a chegada da nova versão de A Ciência através dos tempos.
Houve semanas de blogares anômalos. Hoje, compareço aqui e agora, para tentar responder a pergunta que muitos colegas me fazem: Como o senhor está? ou numa versão gauchês: como tu vai, tchê?
O silêncio armazena segredos! Era manhã de domingo, 22 de junho , num acordar cheio de esperanças, marcadas por vários dias de tranquilas noites de bom dormir. Conversávamos eu e meu filho André -- no seu turno de cuidador -- caí sem qualquer explicação. Tempos seguidos, tenho laudo crucial: houve fratura do fêmur -- o maior osso do corpo humano!
Um renomado cirurgião não amalga outra expectativa: há que fazer cirurgia!
Semanas passadas, numa segunda-feira, ocorre mais uma muito esperada alta! Na mesma semana uma nova hospitalização: enganam-se os que imaginam período em uma provável pneumonia é adequada! A hipótese me leva a uma nova
Enganam os que, em hospitalizações, são tempos privilegiados para ler ou escrever densas leituras. As rotinas hospitalares são muito intensas no entrar sair para higienização, coleta de sangue na madrugada etc.
Os dias de duas hospitalizações trago-os sonhando com meu jardim; penso nele; mais aumentam saudades.
Mas não apenas saudades menos boas que povoam nossos sonhos embalados.
A nova edição de Ciência através dos tempos está quase pronta. Tem surpresas. as colaborações da Alessandra Rezende Ramos (UNIFESSPA) e do Nelson Marques (UFRN) os faço aqui co-orientadores. Tenho também o apoio facilitador de minhas dificuldades operacionais do Lucas Chassot Cezimbra.
A meta é quase exclusiva: voltar a caminhar e este voltar implica em ações: Eis exemplos: Uma vez por semana Fonoaudiologia // três fisioterapia / uma vez por semana massagem // duas vezes por semana/massa corporal
Sete encontros semanais! Afortunadamente os sete encontros são domiciliares.
Sete encontros semanais é uma boa receita para quem quer reaprender a caminhar.