TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

18.- ILC – ÍNDICE DE LETRAMENTO CIENTÍFICO

ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2869

Recebi, ontem, atenciosa mensagem de uma professora da área de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Amazonas: Boa tarde, professor Chassot! Lembrei-me do seu particular jeito de fazer alfabetização científica. Vale conhecer o link abaixo. Quem sabe dê uma blogada. Bom domingo! Abraços! Ana Claudia Maquiné, encaminhava, então, o endereço de um excelente blogue envolvido com Educação de Jovens e Adultos, editado por Felipe Bandoni de Oliveira, professor de Ciências na EJA do Colégio Santa Cruz, em São Paulo na revistaescola.abril.com.br/blogs/eja/
A sugestão merece a blogada que está abaixo. Vale especialmente pela apresentação do ILC – Índice de Letramento Científico e a diferenciação deste de outros índices. Abaixo, a transcrição do blogue do professor Felipe.
Uma pesquisa inédita acaba de ser divulgada com dados muito interessantes para todos que trabalham com Educação, especialmente na área de Ciências.
O resultado dessa investigação é o Indicador de Letramento Científico (ILC), um parâmetro que tem o objetivo de aferir o quanto os brasileiros dominam conhecimentos e habilidades relacionados às Ciências Naturais. O levantamento, que ouviu mais de 2 mil pessoas nas nove principais regiões metropolitanas do país, foi realizado pela Abramundo, em parceira com o Ibope, o Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa.
O aspecto mais interessante do ILC é que ele buscou abordar conhecimentos científicos em um contexto cotidiano. Nesse sentido, ele difere do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – veja aqui mais detalhes), do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e de outras avaliações, pois não aborda estritamente conhecimentos escolares. Além disso, ao contrário desses exames que se destinam apenas aos estudantes, o ILC incluiu pessoas de 15 até 40 anos na amostra.
Em linhas gerais, o objetivo do ILC é descobrir se os respondentes dominam a linguagem científica, se possuem saberes práticos relacionados a ciências e em que medida esses saberes contribuem para a visão de mundo que possuem.
A análise das respostas classificou os respondentes em quatro grupos:
- 16% deles possui letramento não-científico. Conseguiram localizar informações em textos breves e que tenham relações com o cotidiano (ex.: contas de luz, bulas de remédio simplificadas), mas não demonstraram habilidades científicas.
- O segundo e maior grupo é o de letramento científico rudimentar, com 48% dos entrevistados. São pessoas capazes de ler e comparar textos com informações científicas básicas, também relacionadas a temáticas do cotidiano.
- O terceiro grupo é o de letramento científico básico, que abarca 31% da amostra. Conseguiram resolver problemas de maior complexidade usando procedimentos científicos e informações presentes em textos técnicos, manuais, infográficos e tabelas.
- O último grupo é o de letramento científico proficiente, que engloba apenas 5% da amostra. Esse pequeno contingente é formado por pessoas que resolvem problemas que exigem saberes científicos em contextos não necessariamente cotidianos (ex.: genética ou astronomia). Além de possuírem domínio de procedimentos, operam com conceitos científicos.
Chama a atenção o fato de que 64% de todos os entrevistados estão nos dois primeiros grupos. Veja, por exemplo, a questão a seguir, indicativa do nível rudimentar:
Se analisarmos com cuidado, essa questão exige apenas uma leitura atenta do texto. Se o entrevistado respondesse que “as estrias aumentam a aderência”, “permitem o escoamento de água” ou “aumentam o atrito”, ele acertaria. Mas 50% de todos que responderam erraram essa questão.
Portanto, 64% dos respondentes dominam apenas leitura e, no máximo, conhecimentos muito básicos de Ciências. Ou seja: segundo a pesquisa, a maioria dos brasileiros possui um conhecimento muito incipiente de Ciências Naturais e não o utiliza para resolver problemas em suas vidas.
Isso nos leva a uma reflexão. Todas as duas mil pessoas entrevistadas frequentaram a escola por pelo menos quatro anos. O que aprenderam de Ciências? O que supostamente foi ensinado sobre Ciências? O que deveríamos mudar em nossas escolas para que isso não se repetisse?
Essa discussão não se encerra aqui. O ILC traz muitos outros dados, que pretendo apresentar em outras edições.
(Clique aqui para ver algumas das questões da prova utilizada na pesquisa)


3 comentários:

  1. Como não concordar com o professor Moaci Alves Carneiro quando afirma que:"[...] não é que temos um escola ruim, senão que não temos escola adequada para este fim. Temos um ajuntamento de pessoas e de atividades , trabalhando num espaço onde cada um, dentro do possível, tenta ser professor, e em que cada escola, dentro do impossível, tenta ser escola”. (CARNEIRO, 2012)
    Precisa-se, a exemplo do Mestre Chassot, fazer ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA de maneira diferente da Pedagogia da reprodução sem sentido. Este blog é EXEMPLO.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ciência é isso

    Amigo, a tal ciência nos é estranha
    Se a vemos não atinamos o porquê
    Porque ignorância nos acompanha
    Somos todos estultos, imagine você.

    Mas a ciência está aí mesmo assim
    Nos afazeres do dia-a-dia presente
    Não é prá julgá-la se é boa ou ruim
    É constatar que ela é consequente.

    Mas entende-la não nos custa nada
    Porquanto é toda lógica e racional
    E seu caminho é uma larga estrada.

    E com apenas boa vontade afinal,
    A ciência pode ser acompanhada
    Sem ter nenhum talento especial.

    ResponderExcluir
  3. A conhecimento científico atravessa mutações ao longo dos tempos. Nos primórdios já foi classificado como bruxaria com direito a fogueira, já foi joia rara afeta apenas aos nobres, culminou nos tempos atuais como mera mercadoria. Escolas hoje são empresas, professores necessariamente "pop stars", e os alunos, simples clientes. Não importa mais a qualidade da informação, contanto que o indivíduo colecione títulos, ainda que um analfabeto funcional. O resultado disso tudo são profissionais cada vez mais despreparados e uma prestação de serviços igualmente precária.

    ResponderExcluir