ANO
9 |
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
|
EDIÇÃO
2881
|
Alegro-me de anunciar que novamente
circula o Para que(m) é útil o ensino?
Desde o começo de outubro de 2013, tenho aguardado este retorno.
Durante 18 anos este livro teve o selo da Editora da Ulbra — a quem sou
reconhecido —, pois quando da primeira edição, em 1995, eu completava meu
terceiro (e ultimo ano) como professor da Universidade Luterana do Brasil.
Quando
esgotou a segunda edição, abriram-se novas opções. Agora o livro volta pela
editora da Unijuí, esta — que sempre me remete e remeterá ao meu saudoso amigo
Mario Osório Marques — editou o meu primeiro livro — A Educação no ensino de Química — em 1990. Após foi o Catalisando transformações na Educação
química. Um outro encontradiços em sebos ou em edições piratas, que em mais
de uma oportunidade já me foram trazidas para autógrafos. Sei de universidades
onde o segundo, quando já esgotado, teve ‘reedição doméstica’ para todos alunos
da licenciatura em Química. O meu terceiro livro pela Editora Unijuí é o Alfabetização científica: Questões e
desafios para a Educação lançado em julho de 2000 terá em breve a sua sexta
edição. Meu último livro solo Memórias de
um professor: hologramas desde um trem misto — onde celebro meus 50 anos de
professor em 2011 — foi também editado pela Unijui, em 2012.
Assim,
o Para
que(m) é útil o ensino? vem juntar-se, agora, a
já muito bem sucedida coleção ‘Ensino de
Química’. É muito bom vivenciar não apenas a significativa transição para
uma Editora que, há mais de um quarto de século, vem contribuindo para
alfabetização científica no Brasil com a disseminação de livros que foram
significativos para a consolidação da área da Educação nas Ciências em nosso
País, mas também, para contribuir com este movimento tão significativo que é
transgressão das fronteiras das disciplinas rumo uma cada vez mais significativa
transdisciplinaridade, ou até, mais ousadamente, uma indisciplinaridade,
aderindo às propostas de reestruturação do Ensino Médio.
Talvez,
se devesse fazer uma recomendação ao leitor desta reedição do Para que(m) é útil o
ensino? diria que ele não leia este livro como apenas acerca do ensino de Química. Pense mais
amplamente — pense indisciplinarmente —, mesmo que ele esteja abrigado na
coleção ensino de Química: este é livro
acerca do ensino de Ciências. Por outro lado, há um pedido maior. Há que
ter em consideração, que este livro foi escrito há 20 anos. Mesmo que se tenha
feito atualizações em assuntos, na apresentação desta nova edição alerto que nesta
nova Escola indisciplinar o prefixo in
tem pelo menos três ações:
a)
in:
no sentido de incluir a partir da própria disciplina outras disciplinas; são as
ações que vamos fazer para colocar nossas especificidades em outras
disciplinas;
b)
in:
seguindo o mesmo sentido de direção, trata-se de incorporar elementos, métodos
e conhecimento de outras disciplinas; aqui parece mais evidente o quanto temos
buscar nas outras disciplinas, não nos bastando o ‘mundo’ pequeno ou específico
de nossa disciplina;
c)
in:
como negação, trata de negar a disciplina no sentido etimológico do termo; aqui
a proposta parece ser mais radical ou inovadora: trata-se de rebelar-nos à
coerção feita pelas disciplinas que, como um látego, nos vergastam a submissão.
Esta
nova edição quase poderia ser considerada como um mesmo produto em nova
embalagem. O quase entrou nesta afirmação por obra e graça de duas pessoas
maravilhosas: Joana de Jesus Andrade e Naiara Tostes Cruz professora e aluna do
Curso de Licenciatura em Química da USP de Ribeirão Preto. Uma e outra se
envolveram com este livro em 2013. Quando ele tinha sua segunda edição esgotada
a Naiara defendia seu trabalho de conclusão de curso, orientada pela professora
Joana. Sua monografia tinha como título: Para que mesmo se Ensina/Aprende Química? Fazendo uma
análise do Ensino de Química pela perspectiva de Attico Chassot.
Pode um
professor ver reconhecido de maneira mais emocionante, quando vê no sumário de
um texto de 43 páginas: Referencial Teórico: 2.1–Porque Chassot?
Uma e
outra vibraram com a notícia da nova edição. Aderiram à proposta de fazerem parte
desta nova edição com seus textos. Também, por tal há regozijos neste anúncio.
Felicito o amigo pela ratificaÇão do seu sucesso. Os escritores são eternos em suas obras.
ResponderExcluirCom certeza uma obra para ajudar na problematização das questões que dizem respeito ao ensino, suas implicações, suas angústias. Parabéns mestre!!!
ResponderExcluirOla Chassot
ResponderExcluirFiquei feliz com o retorno do Para Que(m) é Útil o Ensino?, pois foi um de meus motes inspiradores na Dissertação do Mestrado. Gostaria de te-lo nesta nova versão. Depois me g=diga como adquirir. Abraço e bom final de semana. JB