ANO
9 |
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
|
EDIÇÃO
2877
|
Uma terça de agenda
plena nos três turnos. Pela manhã e à noite, aulas na graduação para as
licenciaturas em Música e Pedagogia. À tarde faço ‘uma formação’ para professoras
e professores que se envolvem com a Educação de Jovens e Adultos em seis
Coordenadorias de Educação do Rio Grande do Sul. Estarei com as CREs: Porto Alegre (1ª), São Leopoldo (2ª),
Osório (11ª), Guaíba (12ª), Canoas (27ª) e Gravataí (28ª). Vou
discutir uma prática de pesquisa que está em:
CHASSOT, Attico. A
pesquisa de saberes primevos catalisando a indisciplinaridade. p. 115-133,
em O Ensino Médio e os Desafios da Experiência: movimentos da prática
AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio (orgs). São Paulo: Fundação
Santillana e Moderna, 2014, 237p. ISBN 978-85-63489-22-7
O livro aqui referido
está disponível na sua íntegra na internet para cópia. Basta colocar em um buscador:
Moderna desafios da experiência e surgirão endereços com disponibilização
do livro.
Posta esta agenda preambular, trago o assunto desta edição que
se faz na esteira de ontem, quando se apresentou aqui as 20 mais significativas
invenções e avanços tecnológicos do Século 20. Ontem na aula da Universidade do
Adulto Maior, solicitei ao 23 presentes (o quórum estava reduzido a menos de
50% talvez pela transmutação de uma manhã de verão em uma tarde muito fria e de
chuvas muito) fizessem uma lista individual de apenas três invenções e/ou
avanços tecnológicos do Século 20. Estabelecemos uma ponderação para cada uma
das três menções: 3 pontos para a 1ª citação // 2 pontos para a 2ª // 1 ponto
para a 3ª.
Recolhida a votação fizemos a apuração. O grupo de 23 mulheres e
homens de faixa etária aproximada entre 70 e 80 anos, guardados os critérios
antes estabelecidos apresentou como as dez mais significativas invenções e
avanços tecnológicos do “nosso’ Século 20 a seguinte lista:
1. Penicilina
2. Internet
3. Vacinas
4. Telefone celular
5. Computador
6. Televisão
7. Avião
8. Divisão do átomo
9. Estudos de células-tronco
10.
Pílula
anticoncepcional
Estes resultados ensejaram tão ricas
análises que nem houve espaço para a lista trazida ontem. Faremos isso na
próxima segunda-feira.
Boa noite, professor Chassot! Aprendi muito ao ler seu capítulo sobre saberes. Foi uma releitura sobre o que venho discutindo ultimamente, ainda que timidamente. Obrigada!
ResponderExcluirAbraços!
ACMDe
Mestre Chassot, muito embora conheça a fundo o funcionamento do aparelho de tv, da sua transmissão até sua recepção, ainda hoje fico pasmado com o fenômeno. Classifico-a como a invenção de todos os tempos. Para se ter uma ideia do que digo, basta pensar como a telinha mágica eterniza os momentos. De todas as invenções, essa passou a fazer parte da família, ente indispensável. Só fico triste como esse invento deturpou sua função em virtude do consumismo. Hoje o conteúdo de sua programação é dos mais lamentáveis, quando poderia educar e formar o caráter de muitos desde cedo.
ResponderExcluirLegal uma blogada do seculo
ResponderExcluir