TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 26 de agosto de 2014

26.- INVENÇÕES DO SÉCULO NA UAM


ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2877
Uma terça de agenda plena nos três turnos. Pela manhã e à noite, aulas na graduação para as licenciaturas em Música e Pedagogia. À tarde faço ‘uma formação’ para professoras e professores que se envolvem com a Educação de Jovens e Adultos em seis Coordenadorias de Educação do Rio Grande do Sul. Estarei com as CREs: Porto Alegre (1ª), São Leopoldo (2ª), Osório (11ª), Guaíba (12ª), Canoas (27ª) e Gravataí (28ª). Vou discutir uma prática de pesquisa que está em:
CHASSOT, Attico. A pesquisa de saberes primevos catalisando a indisciplinaridade. p. 115-133, em O Ensino Médio e os Desafios da Experiência: movimentos da prática AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio (orgs). São Paulo: Fundação Santillana e Moderna, 2014, 237p. ISBN 978-85-63489-22-7
O livro aqui referido está disponível na sua íntegra na internet para cópia. Basta colocar em um buscador: Moderna desafios da experiência e surgirão endereços com disponibilização do livro.
Posta esta agenda preambular, trago o assunto desta edição que se faz na esteira de ontem, quando se apresentou aqui as 20 mais significativas invenções e avanços tecnológicos do Século 20. Ontem na aula da Universidade do Adulto Maior, solicitei ao 23 presentes (o quórum estava reduzido a menos de 50% talvez pela transmutação de uma manhã de verão em uma tarde muito fria e de chuvas muito) fizessem uma lista individual de apenas três invenções e/ou avanços tecnológicos do Século 20. Estabelecemos uma ponderação para cada uma das três menções: 3 pontos para a 1ª citação // 2 pontos para a 2ª // 1 ponto para a 3ª.
Recolhida a votação fizemos a apuração. O grupo de 23 mulheres e homens de faixa etária aproximada entre 70 e 80 anos, guardados os critérios antes estabelecidos apresentou como as dez mais significativas invenções e avanços tecnológicos do “nosso’ Século 20 a seguinte lista:
1.  Penicilina

2.  Internet
3.  Vacinas
4.  Telefone celular
5.  Computador
6.  Televisão
7.  Avião
8.  Divisão do átomo
9.  Estudos de células-tronco
10.            Pílula anticoncepcional

Estes resultados ensejaram tão ricas análises que nem houve espaço para a lista trazida ontem. Faremos isso na próxima segunda-feira.

3 comentários:

  1. Boa noite, professor Chassot! Aprendi muito ao ler seu capítulo sobre saberes. Foi uma releitura sobre o que venho discutindo ultimamente, ainda que timidamente. Obrigada!
    Abraços!
    ACMDe

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot, muito embora conheça a fundo o funcionamento do aparelho de tv, da sua transmissão até sua recepção, ainda hoje fico pasmado com o fenômeno. Classifico-a como a invenção de todos os tempos. Para se ter uma ideia do que digo, basta pensar como a telinha mágica eterniza os momentos. De todas as invenções, essa passou a fazer parte da família, ente indispensável. Só fico triste como esse invento deturpou sua função em virtude do consumismo. Hoje o conteúdo de sua programação é dos mais lamentáveis, quando poderia educar e formar o caráter de muitos desde cedo.

    ResponderExcluir