TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 12 de novembro de 2013

12. – UM DESCONCERTO METEOROLÓGICO

ANO
 8
www.professorchassot.pro.br
em fase de transição
EDIÇÃO
 2589

Esta edição — mais precisamente seu tema: um desconcerto meteorológico — pode parecer estranha a um blogue que quer fazer alfabetização científica. Mesmo que referenciar o cotidiano, de vez em vez, façam pauta aqui, hoje, o relato fala mais fundo. A edição é catalisada por medos. Não sei se é usual/elegante/significativo falar de uma tensão que marcou meu dia de ontem.
Há dias li, em um dos mais importantes jornais da América Latina, uma importante filósofa — cujos textos já transitaram neste blogue — narrar detalhes de sua vida sexual. Pareceu, e não desejo ser rotulado de moralista, algo de muito mau tom. Aquilo que trago a seguir, é algo muito pessoal, com revelações de meu (quase) pânico no dia de ontem, mas, isto poderia ser narrado em aula de preparação à primeira comunhão. Diferente do relato da filósofa, pois este enrubesceria até estátuas de pedra.
Desde o entardecer do domingo a chuva se fazia ameaçadora. Quando ocorrem as primeiras pancadas em Porto Alegre, ela se faz intermitente. Assim foi durante toda a noite.
Mas na manhã de segunda-feira, as nuvens se transformaram em cachoeiras e toda região metropolitana, e também, em vários pontos do Estado, parecia que tínhamos uma amostra do dilúvio. E não faltaram ‘arcas de Noé’ com barcos e canoas sendo meio de transportes ou até automóveis flutuando.
Quando, antes das 7h, fui à Academia, fi-lo com água pela canela. Então, na frente de meu prédio, as águas desciam a Mariante em catadupas. Alguns óbices as transformavam em cataratas de quase um metro de altura. Não havia como não recordar apreensivo as trágicas emoções do dia 20 de fevereiro, quando tive meu apartamento totalmente alagado pela ruptura de tubulação de esgoto pluvial, durante outra chuvarada memorável.
Desta vez, afortunadamente, passei incólume. Houve, entretanto, muitos prejuízos tanto em Porto Alegre, como na região dos vinhedos onde granizo, do tamanho de bolas de pingue-pongue, danificaram parreirais já com uvas em adiantada formação com perdas de até 70%. Ainda, há no Rio Grande do Sul mais de 3 mil desabrigado, alem de mortos.
Nestas horas o trânsito fica um caos, pois não temos a mesma estrutura de Veneza para os deslocamentos. Caem fios da rede elétrica, sinaleiras ficam arruinadas, congestionamentos nas ruas e nas rodovias, trens urbanos não circulam e pedestres tomam banhos indesejáveis (Fotos de Zero Hora).
Logo a segunda-feira era de difícil viver, quando telefones, internet, energia elétrica se tornam precários, parecendo querer tomar parte do caos. O dia se fez noite mais cedo, sem arco-íris fazendo sinal de paz, anunciando uma desejada trégua. As chuvas, já menos assustadoras, prosseguem. 

4 comentários:

  1. Aqui no Rio de Janeiro estamos apreensivos pois aguarda-se para hoje a chegada dessa aqui. Nossas lembranÇas ainda estão marcadas pela tragédia do Morro do Bumba. Diga-se de passagem que o poder pÚblico nada fez para prevenÇÃo de catástrofes. Nossa Gaia agoniza.
    AbraÇos
    Antonio Jorge (do celular)

    ResponderExcluir
  2. Querido mestre,
    seu blogue catalisa (uso um verbo muito a seu gosto) aprendizagem. Ao lê-lo agora, surpreendi-me com que viveram os gaúchos ontem.

    Mas envolvi-me com algo que é seu destaque. “MEDO”, vou ao dicionário: “Estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaça, reais, hipotéticos ou imaginários. = FOBIA, PAVOR, TERROR [in Priberan, http://www.priberam.pt/dlpo/medo [consultado em 12-11-2013].
    Realmente foi o que o senhor, com razão sentiu na evocação de uma outra chuvarada.
    Obrigado, por nos contar seus medos.
    Com admiração,]
    Marcella

    ResponderExcluir
  3. Estimada Marcella,
    Realmente meu ‘medo’ de ontem, catalisado pela experiência de fevereiro serviu para entender os continuados sofrimentos daqueles que viveram guerras, abusos sexuais, presença de ladrões em suas casas etc.
    Obrigado por seres leitora, e de vez em vez, comentarista aqui.
    Que vivas um mundo sem medos.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Era para um dia nada especial
    Uma rotina quase tudo normal
    Mas veio aguaceiro
    Molhou o mundo inteiro
    Fez Portalegre par3ecer pantanal.

    ResponderExcluir