TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

20.- DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

ANO
 8
www.professorchassot.pro.br
em fase de transição
EDIÇÃO
 2597
Nesta manhã, como na quarta-feira passada, parto em um dos
primeiros voos que deixam Porto Alegre rumo a Belo Horizonte. Do aeroporto de Confins, por rodoviária, viajo cerca de 120 km, rumo à Divinópolis. Tenho atividades hoje e amanhã no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, da Universidade Federal de São João del-Rei, localizado em Divinópolis. Amanhã à noite devo estar de volta à Porto Alegre.
A data de hoje tem uma celebração com uma  dimensão nacional que faz deste 20 de novembro uma data muito especial: se evoca o ‘Dia da Consciência Negra’. Hoje é feriado em mais de meio milhar de municípios brasileiros e em mais de uma dezena de estados diferentes.
O Dia da Consciência Negra homenageia Zumbi do Palmares, considerado símbolo da resistência negra à escravidão. O dia 20 de novembro tem vários significados. O primeiro é homenagear Zumbi dos Palmares. A maior referência brasileira negra da luta contra a escravidão e referência mundial da luta pela liberdade. O segundo é a luta permanente para que a consciência da igualdade e do direito de todas as pessoas, não só as dos negros, seja plena no dia a dia.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que talvez, ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra etc.
Escolhi para celebrar a data celebrada desde a década de 1960 ­, um desenho de Quino, onde a Malfada aparece com seus amigos, lembrando-nos que somos todos diferentes, mas também todos iguais. Embora se tenha ampliado eventos nos últimos anos; antes, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca. A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.


4 comentários:

  1. Limerique

    Para humanidade uma desgraça
    A divisão que gente burra traça
    Negro posto de lado
    E branco abençoado
    Lembrem, somos todos da mesma raça.

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    espero que um dia possamos comemorar o Dia da Consciência Humana, de forma concreta e integral. E que esse dia possa ser repetido por mais 364 dias a cada ano (e mais um dia nos anos bissextos).

    Grande abraço,

    Paulo Marcelo

    ResponderExcluir
  3. Significado de Preconceito

    s.m. Opinião ou pensamento acerca de algo ou de alguém cujo teor é construído a partir de análises sem fundamentos, sendo preconcebidas sem conhecimento e/ou reflexão; prejulgamento.
    Forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado.
    Repúdio demonstrado ou efetivado através de discriminação por grupos religiosos, pessoas, ideias; pode-se referir também à sexualidade, à raça, à nacionalidade etc; intolerância.
    Comportamento que demonstra esse repúdio.
    Convicção fundamentada em crenças ou superstições; cisma.
    (Etm. pré + conceito) ( definição de preconceito no Dicionário on line de português).

    Eu acrescentaria uma definição resumida: Se achar melhor, ou superior, do que os outros.

    ResponderExcluir
  4. Ao Mestre Chassot: está faltando na rede de ensino ou melhor no currículo escolar fazer valer a Lei nº 10.639/03(Inclusão de disciplinas e conteúdo que abordam a cultura afro-brasileira,) e aí sim tudo mudará e passará ser o dia da consciência humana. Deixo uma frase de Nelson Mandela " A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Um forte abraço Ley.

    ResponderExcluir