ANO
8 |
em fase de transição
|
EDIÇÃO
2601
|
A semana que despede novembro se
anuncia prenhe de atividades, mesmo que nesta não haja viagens. A segunda-feira
dá um pouco da intensidade da mesma.
Hoje à noite (como também,
amanhã à noite), no 18º encontro de Teorias do Desenvolvimento Humano haverá
elaborada sessão de avaliação. Ao final desta tarde, participo de defesa de
Trabalho de Conclusão no curso de Psicologia no Centro Universitário Metodista
do IPA, de Daiane Göhl, que orientada pela Profa. Dra. Luciane Carniel Wagner,
analisa ‘A morte do pai: produções
contemporâneas da paternidade’. Fiquei distinguido com o convite e foi
frutuoso preparar-me para esta defesa.
Mas, minha atividade mais
envolvente hoje deve ocorrer durante a parte da manhã. Atendo ao honroso
convite que está ao lado. Minha presença em tão distinguida participação no
Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, deve-se a amizade do Prof. Guy
Barros Barcellos que neste 2013, em dois momentos, levou-me para falar sobre
Ciências a estudantes do ensino fundamental e do ensino médio.
Nesta manhã, em minha fala pretende
destacar os significativos trabalhos selecionados (na foto ao lado) para a mostra, que podem ser
vistos na tabela que está adiante, acompanhados da comissão científica que
examina as produções.
Nestas considerações espero dar
ênfase a três pontos:
O
primeiro:
como a presença de um professor que está a menos de um ano rede pública transforma
uma sala de depósito em uma sala ambiente de Ciências, com microscópio, lousa
digital, coleção de fósseis e moluscos, coleção de rochas, vidrarias de
laboratório. Professor e alunos construíram um diorama de sistema solar
suspenso no fundo da sala, galáxias e um aquaterrário.
O
segundo, o quanto
esta Ciência, que facilita a leitura do mundo natural não é o único mentefato
cultural que temos a disposição e não é necessariamente, o melhor.
No
terceiro, registro
que mesmo que abomine a distinção entre Ciência hard e Ciência soft, uma mostra
que se faz valorizada por ter adjetivo científico, não pode apenas contemplar
pesquisas envolvendo as ditas Ciências duras, como se pode observar nos 25
trabalhos listados a seguir.
AVALIADOR
|
TRABALHOS
|
Prof. Dr. Rafael Caceres (UFCSPA) Químico, Mestre em Genética Biologia Molecular Doutor em Medicina
|
§ Bioinformática
§ Cristais e Biologia Molecular
§ Teste de pH com reagente
|
Profª Dra. Tatiana Camargo (PUCRS) Bióloga , Mestre
em Educação em Ciências, Doutora em Educação
|
§ Cor dos olhos
§ Biologia no centro da Terra
§ Formação da Terra
|
Profª Me. Bete Madruga (PUCRS), Matemática Mestre em Educação em Ciências e Matemática
|
§ A biologia da dança
§ O sincronismo do corpo e a música
§ Plantas carnívoras
|
Profª Me. Adriana
Breda (PUCRS), Matemática, Mestre em Educação em Ciências e Matemática
|
§ Seres mitológicos: ficção e
realidade
§ Evolução dos Mamíferos
|
Marcelo Rigoli (PUCRS) Psicólogo
|
§ Conhecendo a Biologia Forense
§ A Ciência do filme Jurassic Park
§ Processo de
produção do pão
|
Marcos Vidor (UFRGS) Médico
|
§ Escavação de fósseis
§ Processos bioquímicos da panificação
|
Prof. Rogério Trindade (PUCRS) Biólogo
|
§ Maionese e Cozinha
Molecular
§ Fósseis e Evolução
|
Prof. Josoé Borba (ULBRA) Químico
|
§ Produção de perfumes
§ Produção de cosméticos
§ Produção de sabonete
líquido e gel
|
Profª Me. Cíntia Fick (PUCRS) Matemática, Mestre em Educação em Ciências e Matemática
|
§ Utilizando um microscópio óptico
§ Conhecendo o sistema digestório
|
Frederico Manica (Editora 5 Continentes)
Engenheiro mecatrônico
|
§
Simuladores de voo e
Aeronáutica
§ Segurança nos esportes
radicais
|
Vale muito registrar que esta mostra traduz uma muito
bem sucedida produção do ensino médio marcada pela proposta da politecnia. Por
tal me encanta estar esta manhã na 1ª Mostra Científica do Ensino Médio
Politécnico.
Limerique
ResponderExcluirSe é ciência soft ou ciência dura
Sua aplicação é uma aventura
O mestre, rei da abordagem
O faz com muita coragem
Convencido está de sua cultura.
Ao Mestre Chassot: é apenas uma dúvida preparar jovens para o futuro inserção no mundo do trabalho nas escolas é muito interessante,só não sei se no Ensino médio Politécnico é retirada algumas matérias fundamentais do seu currículo. Sendo assim mestre a meu ver o aluno terá mais dificuldade e preparação para o vestibular e até mesmo no curso superior. Um forte abraço Ley.
ResponderExcluirQuerido amigo,
ResponderExcluirobrigado por tua presença no evento. Os alunos (e eu é claro) estavam muito felizes com o patrono da I Mostra.
Abraços com carinho e gratidão,
Guy
No prefácio do livro "Documentários do Nordeste" de Josué de Castro há uma frase de Emerson que bem ilustra a blogada de hoje: "a educação da criança começa cem anos antes dela nascer."
ResponderExcluir