TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

25.— UMA (A)MOSTRA DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

ANO
 8
em fase de transição
EDIÇÃO
 2601
A semana que despede novembro se anuncia prenhe de atividades, mesmo que nesta não haja viagens. A segunda-feira dá um pouco da intensidade da mesma.
Hoje à noite (como também, amanhã à noite), no 18º encontro de Teorias do Desenvolvimento Humano haverá elaborada sessão de avaliação. Ao final desta tarde, participo de defesa de Trabalho de Conclusão no curso de Psicologia no Centro Universitário Metodista do IPA, de Daiane Göhl, que orientada pela Profa. Dra. Luciane Carniel Wagner, analisa ‘A morte do pai: produções contemporâneas da paternidade’. Fiquei distinguido com o convite e foi frutuoso preparar-me para esta defesa.
Mas, minha atividade mais envolvente hoje deve ocorrer durante a parte da manhã. Atendo ao honroso convite que está ao lado. Minha presença em tão distinguida participação no Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, deve-se a amizade do Prof. Guy Barros Barcellos que neste 2013, em dois momentos, levou-me para falar sobre Ciências a estudantes do ensino fundamental e do ensino médio.
Nesta manhã, em minha fala pretende destacar os significativos trabalhos selecionados (na foto ao lado) para a mostra, que podem ser vistos na tabela que está adiante, acompanhados da comissão científica que examina as produções.
Nestas considerações espero dar ênfase a três pontos:
O primeiro: como a presença de um professor que está a menos de um ano rede pública transforma uma sala de depósito em uma sala ambiente de Ciências, com microscópio, lousa digital, coleção de fósseis e moluscos, coleção de rochas, vidrarias de laboratório. Professor e alunos construíram um diorama de sistema solar suspenso no fundo da sala, galáxias e um aquaterrário. 
O segundo, o quanto esta Ciência, que facilita a leitura do mundo natural não é o único mentefato cultural que temos a disposição e não é necessariamente, o melhor.
No terceiro, registro que mesmo que abomine a distinção entre Ciência hard e Ciência soft, uma mostra que se faz valorizada por ter adjetivo científico, não pode apenas contemplar pesquisas envolvendo as ditas Ciências duras, como se pode observar nos 25 trabalhos listados a seguir.
AVALIADOR
          TRABALHOS        
Prof.  Dr.     Rafael         Caceres         (UFCSPA)     Químico,         Mestre         em Genética Biologia       Molecular    Doutor         em Medicina
§ Bioinformática   
§ Cristais     e        Biologia Molecular
§ Teste        de      pH     com         reagente     
Profª  Dra.   Tatiana       Camargo         (PUCRS)       Bióloga        , Mestre em   Educação     em Ciências,  Doutora em     Educação
§ Cor  dos    olhos
§ Biologia    no      centro         da         Terra
§ Formação  da      Terra
Profª  Me.    Bete   Madruga         (PUCRS), Matemática         Mestre         em     Educação         em     Ciências      e         Matemática
§ A     biologia       da      dança
§ O     sincronismo do      corpo e a         música
§ Plantas      carnívoras
Profª  Me.    Adriana  Breda (PUCRS), Matemática, Mestre   em         Educação     em     Ciências e         Matemática
§ Seres        mitológicos: ficção e realidade
§ Evolução   dos    Mamíferos
Marcelo                Rigoli (PUCRS)         Psicólogo
§ Conhecendo        a        Biologia Forense      
§ A     Ciência        do      filme         Jurassic       Park
§ Processo   de produção do pão
Marcos        Vidor (UFRGS)         Médico       
§ Escavação de      fósseis        
§ Processos  bioquímicos da panificação
Prof.  Rogério       Trindade         (PUCRS)       Biólogo       

§ Maionese   e        Cozinha Molecular
§ Fósseis      e        Evolução
Prof.  Josoé Borba (ULBRA)         Químico
§ Produção   de      perfumes    
§ Produção   de      cosméticos 
§ Produção   de      sabonete líquido e gel
Profª  Me.    Cíntia Fick   (PUCRS)         Matemática, Mestre        em Educação     em     Ciências      e Matemática
§ Utilizando um     microscópio         óptico
 § Conhecendo       o        sistema         digestório
Frederico    Manica        (Editora         5        Continentes)
 Engenheiro mecatrônico
§ Simuladores        de      voo    e Aeronáutica
§ Segurança nos    esportes radicais


Vale muito registrar que esta mostra traduz uma muito bem sucedida produção do ensino médio marcada pela proposta da politecnia. Por tal me encanta estar esta manhã na 1ª Mostra Científica do Ensino Médio Politécnico.

4 comentários:

  1. Limerique

    Se é ciência soft ou ciência dura
    Sua aplicação é uma aventura
    O mestre, rei da abordagem
    O faz com muita coragem
    Convencido está de sua cultura.

    ResponderExcluir
  2. Ao Mestre Chassot: é apenas uma dúvida preparar jovens para o futuro inserção no mundo do trabalho nas escolas é muito interessante,só não sei se no Ensino médio Politécnico é retirada algumas matérias fundamentais do seu currículo. Sendo assim mestre a meu ver o aluno terá mais dificuldade e preparação para o vestibular e até mesmo no curso superior. Um forte abraço Ley.

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo,

    obrigado por tua presença no evento. Os alunos (e eu é claro) estavam muito felizes com o patrono da I Mostra.
    Abraços com carinho e gratidão,
    Guy

    ResponderExcluir
  4. No prefácio do livro "Documentários do Nordeste" de Josué de Castro há uma frase de Emerson que bem ilustra a blogada de hoje: "a educação da criança começa cem anos antes dela nascer."

    ResponderExcluir