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sexta-feira, 29 de novembro de 2013

29.— OS GANHOS SIMBÓLICOS

ANO
 8
em fase de transição
EDIÇÂO
 2606

Parece quase senso comum: há profissões que não são para amealhar fortunas. Exerço minha opção profissional em uma destas. Deve ser dito que, todavia, não vivo franciscanamente; mesmo porque não nos é exigido votos de pobreza.
Há aqueles que laboram em equívocos quando, por exemplo, imaginam que nas viagens se ganhe muito dinheiro com palestras. Ledo engano. Não são raras as situações nas quais a diária que recebemos não cobre gastos com hotel, refeições, taxi etc.
Temos, porém, muitos ganhos simbólicos. Estes superam os ganhos materiais.
Nesta semana, grande parte de meus fazeres está sendo consumido em correção de avaliações. Algo maçante e muito pouco criativo. Tenho nas duas turmas de Teorias do Desenvolvimento Humano mais de 80 alunos, dos quais cada um produziu três textos e realizou uma prova escrita. Mas até nisso há gratificações. São muito frequentes recadinhos no final da prova que vão desde recomendações do tipo: “Policia-te! Muitas vezes te posicionaste muito cedo, inibindo aqueles de opiniões diferentes da tua!” até massageares como: “Melhor disciplina; devia ser obrigatória em todos os semestres do curso contigo como professor, mesmo que aparentemente não tenha nada a ver com a Música!”
Trago dois destaques destes dias que foram significativos para mim.
O primeiro: Uma postagem de Jonkacio de Melo (mestrando de Química da Universidade Federal de Roraima) no Facebook: Amanhã, encerramento da Semana de Química, [na UFRR, em Rio Branco] com apresentação do teatro de química, com a peça inspirada no artigo "Alquimiando a Química" de Attico Chassot. Depois da apresentação, o banquete servido a todos. Venham conferir. Local: Auditório do NPPGCT da UFRR. Às 17:00 horas. Este texto escrevi em 1995 e está publicado no v.1, n.1 de Química Nova na Escola. É emocionante, quase 20 anos depois um artigo merecer esta releitura.
O segundo: Participo hoje à tarde, via Skype, da defesa de
monografia de conclusão do curso de licenciatura em Química na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. O trabalho de autoria de Naiara Tostes Cruz é orientado pela Profª Doutora Joana de Jesus Andrade e tem como tema: Para que mesmo se Ensina/Aprende Química? Fazendo uma análise do Ensino de Química pela perspectiva de Attico Chassot. Pode um professor ver reconhecido de maneira mais emocionante, quando vê no sumário de um texto de 43 páginas: REFERENCIAL TEÓRICO: 2.1–Porque Chassot?
Estes são nossos saborosos ganhos: nem tão simbólicos.

7 comentários:

  1. limerique

    Chassot a vida plantando passa
    Professor de vocação e com raça
    Reconhecem seus pupilos
    Aprovam-lhe o estilo
    E esse mestre seus futuros traça.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Limerique

    Chassot mestre de um saber tamanho
    Tange com carinho seu grande rebanho
    Não em busca de fortuna
    Que não lhe é oportuna
    Reconhecimento, seu simbólico ganho.

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  4. Conhecimento não tem preço, é jóia rara ofertada à muitos e aproveitada por poucos. Na ditática de Mestre Chassot mescla-se a simplicidade da linguagem comprensiva à todos com a riqueza de conteúdo. Qualidade essa propiciada pelo gostar do que se faz. Seu método certamente já fez escola, trazendo ao exercício excelentes novos lecionadores. O lado triste é a falta de reconhecimento financeiro proporcional ao benefício trazido.
    abraços

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  5. Meu caro Chassot! Deve ser mesmo um orgulho ter seu nome incluído no título de um trabalho de conclusão de curso. Parabéns! Certamente esta é uma narrativa que homenageia quem possui muitos méritos para tal.
    Abraço do JB...

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  6. Em nada me espanta teres reconhecido um trabalho nobre de uma vida inteira de encantamentos contagiando novos professores a acreditares e professarem uma educação com maior sentido e alegria Grande Mestre Chassot. Suas palavras não passam incólume pela vida dos que podem mergulhar em seus escritos. A mim sempre outra vez encanta poder comungar de suas palavras. Saudades. Maribel.

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    1. Muito querida colega Maribel,
      parceira no extenuante, mas muito recompensador, fazer alfabetização científica.
      Obrigado por tuas sábias (e sempre generosas) palavras.
      É muito bom celebrar teu retorno aqui.
      attico chassot

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