ANO
8 |
www.professorchassot.pro.br
em fase de transição
|
EDIÇÃO
2585
|
Do diário de
bordo:
como disse ontem, fui bafejado pela sorte com a suspensão de atividade que
teria na UFRN, em Natal. Assim posso cumprir, por aqui, uma agenda que muito me
agrada.
No final da
tarde desta sexta-feira vou, mais uma vez, a 59ª Feira
do Livro, meu xodó há mais de cinquenta anos, mesmo que deslustrada pela redução do histórico desconto de 20%. Há um registro desde a Feira, com o livreiro Carlos Roberto Feltrin, no último sábado.
do Livro, meu xodó há mais de cinquenta anos, mesmo que deslustrada pela redução do histórico desconto de 20%. Há um registro desde a Feira, com o livreiro Carlos Roberto Feltrin, no último sábado.
Tenho, para a
visita de hoje, dois pontos de pauta: um, concedo uma entrevista à TV da
Câmara de Vereadores de Porto Alegre acerca do livro Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto; esta atividade
é catalisada pela vereadora Luiza Neves, natural da Vila Jacuí, como eu. Outro,
o lançamento do livro Memórias
Memoráveis: educadores sul-rio-grandenses em histórias de vida, organizado
por Maria Helena Menna Barreto Abrahão, no qual sou um biografado na escrita
das professoras doutoras Elane Chaveiro Soares (UFMT) e Crisna Daniela K.
Bierhalz (Unipampa). Acerca deste livro há um comentário estendido nesta
edição.
Hoje à noite,
prossigo na participação iniciada ontem, no I Seminário Interdisciplinar em
Reabilitação dos Mestrados IPA- em homenagem ao Professor Washington Gutierrez (In Memoriam) com a palestra: “Projeto Piloto
Capacitar: articulador de inclusão social no mercado formal de trabalho do
município de Porto Alegre” pela dra. Sandra Maria Soares (Médica Psiquiatra).
Hoje, o palestrante é Prof. Dr. Ygor A. Ferrão (UFCSPA) com “Tratamento da
Depressão Refratária: o que fazer quando os tratamentos convencionais não
funcionam”.
Concluo esta
edição trazendo o texto da quarta capa do livro Memórias Memoráveis:
educadores sul-rio-grandenses em histórias de vida [Editora Universitária Metodista IPA e EDIPUCRS]: Se a escola
precisa de mudar para envolver todas as crianças e todos os jovens, durante
muito mais tempo, ensinando-lhes mais coisas e fazendo tudo isto sem excluir
ninguém, é na descrição e compreensão da atividade dos/as docentes,
principalmente daqueles/as com experiência alargada e reconhecida em práticas
de inclusão, envolvimento e transmissão bem-sucedida de saberes e valores, que
se podem procurar as contribuições mais decisivas. Como um dia ouvimos o grande
filósofo Agostinho da Silva dizer, apenas mudamos o mundo se nos mudar-nos a
nós próprios e apenas nos transformamos se soubermos ouvir a vida! Ora é
exatamente o que este livro e este projeto de pesquisa nos oferecem e nos
propõem. Ouvir a vida de grandes educadores e desafiar-nos a ouvir a nossa
vida, reintegrando o conhecimento de nós próprios no confronto das semelhanças
e diferenças provocadas pela leitura de todas estas narrativas. Resultantes de
um trabalho, de pesquisa e de escrita, muito cuidado e rigoroso, cada um destes
doze relatos (auto)biográficos, biografias e/ou histórias de vida apresenta-nos
o conhecimento da formação de cada pessoa/educador/a através das recordações
relativas a atividades, contextos e situações, encontros, pessoas
significativas, acontecimentos pessoais e profissionais, numa recordação da
vida, nas suas diferentes dimensões, tendo como ponto de partida o vivido, com
tudo o que o potencia e condiciona (Luís Alcoforado, Universidade de Coimbra).
Limerique
ResponderExcluirNa Feira de Livros, Attico escritor
A qual ele curte seja onde for
Como "top star" local
Está feliz afinal
Como pinto no lixo, esse autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir