TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

13. – RAPIDAÇÃO & FAZERES DE ANTANHO

ANO
 8
Na UFRB campus de
CRUZ DAS ALMA
EDIÇÃO
 2590

Quando buscamos entender a rapidação dos tempos pós-modernos, em diferentes dimensões, é usual compararmos essas com aquelas dos tempos de nossos pais ou de nossos avós. Aqueles de nós que somos um pouco mais anosos, de vez em vez, nos vemos, comparando situações de agora com aquelas de tempos de nossa infância ou adolescência. Mesmo nessas comparações mais próximas, não raro, temos muitas surpresas.
Não vou elencar, aqui e agora, muitos exemplos para diferentes dimensões. Destaco, na perspectiva moral, talvez, a licitude de agora das relações sexuais anteriores ao casamento quando comparada com situação de tempos não tão remotos, quando solteiras tinham relações sexuais antes do casamento. Neste aspectos era visível a dupla moral para mulheres e homens.   A mesma Igreja, que chegou a negar a possibilidade de casamento, com véu branco, a muitas mulheres, porque não eram mais virgens (então: pecadoras), hoje soleniza cerimônias com noivas em adiantada prenhez ou envia legado papal a casamentos reais, como quando o príncipe Felipe da Espanha casou com Letícia, que já fora casada.
Certamente o advento da pílula anticoncepcional [desenvolvida na década de 1960 e introduzida no Brasil na década seguinte] pode ser apontado como principal catalisador nas mudanças de comportamentos.
Entretanto, na tecnologia as modificações são mais visíveis. Um adolescente de 15 anos é testemunha de modificações muito significativas, por exemplo, na área das comunicações, mais particularmente no setor da telefonia. Já um adulto na faixa dos quarenta conheceu várias modificações na área do armazenamento de música: LPs de vinila/ CDs /MP4... Eu conheci, há 60 anos, cubeiros [profissionais que coletavam as fezes humanas nas residências].
Mas, este já extenso preâmbulo é para comentar o quanto modificações nos meios de transportes me possibilitam cumprir agenda, que na época de meus avós equivaleria à ficção científica.
Nesta manhã, a partir das 6h, viajo Porto Alegre/Rio de Janeiro/Salvador em dois voos de 100 + 120 minutos. Então, por via rodoviária, viajo 150 quilômetros para chegar à Cruz das Almas, onde à tarde e à noite tenho falas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. No ano passado, estive na mesma UFRB, no campus de Amargosa. Amanhã — quando ao entardecer já estarei chegando a Porto Alegre — o diário de bordo, muito provavelmente, trará registro de mais um périplo que busca disseminar alfabetização científica. 

2 comentários:

  1. Ao voltar aos bancos escolares tenho convivido com essa "falta de tempo". Muito me admira como os jovens encaram a falha com naturalidade, mesmo tendo consciencia de que nada tentaram para que a mesma nÃo ocorresse.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Comparando com tempo de antanho
    A rapidez de hoje que dá um banho
    Tudo é acelerado
    Corremos como gado
    Nessa busca vil do maldito ganho.

    ResponderExcluir