TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

27.— POR UMA SEGURANÇA DO TRABALHO MAIS SEGURA

ANO
 8
em fase de transição
EDIÇÃO
 2603

Hoje o blogue celebra um livro. A ação é das mais nobres nos fazeres dos humanos e objeto da celebração é dos mais distintos entre os artefatos culturais da contemporaneidade. Há um saber primevo (discutível) que diz que nos tornamos homens plenos quando temos um filho, plantamos uma árvore e escrevemos um livro.
Hoje em Esteio e amanhã em Porto Alegre, Jairo Brasil, que já tem uma filha muito querida, plantou várias árvores, autografa GUIA DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO: Uma proposta de metodologia da rotina. Os convites para as celebrações das primícias ilustram esta edição.
O livro, acaba de ser publicado (Novembro de 2013) pela LTr Editora de São Paulo tem 109 p (278 x 210 x 6 mm) ISBN 978-85-361-2714-9. A obra é profusamente ilustrada pelo artista plástico Rice Araujo, especializado na comunicação gráfica; ele acompanhou a construção capítulo por capítulo.
Este livro — que também aborda com muita propriedade a história (da segurança) do trabalho, inspirado particularmente em O Capital de Karl Marx, — tem como objetivo maior garantir que mulheres e homens que vendem a sua força de trabalho ao capital, que não raro explora ao trabalhador — mereçam por primeiro fazê-lo com dignidade. E esta se faz com cada vez melhores condições de um trabalho seguro.
Mas, o livro vai muito além de saborosas reminiscências à história da segurança. Há os melhores acepipes a degustar: a importância do Português e da Matemática para o trabalhador. O significado de navegar na Internet e as redes sociais, as ações de planejamento, o tratamento de dados, relacionamentos interpessoais incluindo a ‘radio peão’. Vale a pena ver quanto é importante fazer mais segura a segurança do trabalho.
Vemos, no percurso de cada capítulo que o Jairo traz com este livro as suas/ as minhas / as nossas utopias: da importância de que cada mulher e cada homem ao assumir a situação de trabalhador não apenas viva a dignidade profissional de merecer segurança, mas possa realizar seu fazer transformações de fábricas em lugares de crescimento mútuo e realização pessoal. Sim! Sonhos podem transmutar-se em realidades.
O que está contido neste Guia procura colaborar para que cada uma e cada um possa munir-se de ferramentas — aqui usada em duas acepções: uma, real (artefatos, produtos da Ciência e da Tecnologia) e outra, metafórica (mentefatos culturais entre os quais a segurança se faz ícone) para enfrentarmos os obstáculos do cotidiano, na busca de uma fábrica onde os trabalhadores sejam, acima de tudo, felizes por laborarem com segurança na transformação de suas energias em bens materiais.
Ao questionar o convite que recebi para fazer o prefácio deste livro, dizia que na área de Segurança do Trabalho sou um alienígena, mas conheço o autor deste livro que ora celebro aqui, desde 2006. Não apenas colaborei para o Professor Jairo ascender nos degraus acadêmicos, mas nesta ação fiz um amigo — não no modelo volátil e efêmero dos ‘facefriends’, este atual modismo empanturrante — leal e sábio. Mesmo cessada a relação orientador orientando, a nossa amizade se adensa e me enriquece. Assim, meu aval a esta obra se faz por reconhecer no autor deste livro um professor competente com expertise no tema desta obra.

5 comentários:

  1. O meu querido Mestre Chassot sempre me surpreendeu pelo carinho de suas palavras, e pelo incentivo que sempre foi capaz de emprestar aos meus trabalhos. É ele, por certo, um dos inspiradores deste trabalho que agora estou legando aos meus alunos e alunas do "fazer prevencionista". Posso considerar o dia de hoje um dos mais especiais de minha vida profissional e acadêmica: primeiramente por minha estreia na atividade de escritor, muito incentivada por ele desde que o conheci em 2006, e que transformou meus fazeres desde então, e em segundo lugar, pela distinção com que me trata nesta edição de seu Blogue. Só tenho a agradecer por todas as palavras de incentivo e por tudo que foi capaz de me ensinar ao longo destes sete anos de convivência. Abraço do JB

    ResponderExcluir
  2. Pelos elogios feitos a obra e ao autor pelo Mestre, certamente trata-se de literatura da melhor qualidade.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Parabéns ao Prof Jairo e seu Guia
    Publicar neste país requer ousadia
    Mas que tenha satisfação
    De apreciar a explosão
    De vendas da obra nas livrarias.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Parabéns!

    Salvar vidas é mais que trabalho ou emprego, é uma missão e isso é para poucos, ser profissional seja da área da segurança do trabalho ou não e ir além do horário de expediente, é ser prevencionista 24 horas do dia, ter isso na veia e uma holística capaz de identificar situações de perigo ou risco a distância e evitar uma tragédia.

    ResponderExcluir