TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 3 de novembro de 2013

03.- UMA CURIOSIDADE DOMINICAL

ANO
 8
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2580
Com votos de fruido primeiro domingo de novembro um convite especial: conhecermos um pouco acerca de uma Cidade subterrânea. Biólogos encheram um formigueiro com cimento e descobriram arquitetura impressionante. As formigas precisaram mover 40 toneladas de solo para construir a sua casa. A matéria é do Planeta Ciência de Zero Hora.
Como a ponta de um iceberg, a imagem que temos de um formigueiro esconde uma estrutura muito maior. Por onde andam as formigas quando mergulham na terra? Qual é o desenho das galerias que constroem?
Um grupo de biólogos resolveu responder essas perguntas enchendo um formigueiro de água com cimento. Eles passaram três dias despejando o líquido (10 toneladas dele) sobre a casa dos insetos.
Um mês depois, período durante o qual o concreto secou, os cientistas começaram o trabalho de escavação, liderados pelo professor Luis Forte, da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu.
Após semanas de trabalho, a megalópole das formigas apareceu, com autoestradas conectando câmaras e vias secundárias chegando como afluentes aos túneis principais. Algumas dessas vias levam a "jardins de fungos" (onde são deixadas as folhas coletadas, que servirão de comida aos fungos, que servirão de alimento às formigas) e "lixeiras".
Os túneis são construídos de modo a prover boa ventilação e rotas curtas para a circulação. Toda a estrutura descoberta cobre uma área de 50 m² e desce a 8 metros abaixo da terra. As formigas precisaram mover 40 toneladas de solo para construir a sua casa. Assista abaixo o vídeo desta façanha:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/planeta-ciencia/noticia/2013/10/biologos-enchem-formigueiro-com-cimento-e-descobrem-arquitetura-impressionante-4313326.html

3 comentários:

  1. Limerique

    A natureza muitos mistérios encerra
    E raramente em seus eventos erra
    Se tudo que olhamos
    Já por si admiramos
    Imagine um universo debaixo da terra.

    ResponderExcluir
  2. Meu doutorado no Brasil foi o estudo destes incríveis insetos, existe uma interação/comunicação com o fungo simbionte de milhões de anos. A formiga já não consegue sobreviver sem o fungo e vice versa.

    ResponderExcluir
  3. Muito estimado colega e amigo André,
    muito obrigado por aditares tão precioso conhecimento a esta blogada.
    Orgulhoso por tê-lo como leitor aqui,
    A admiração espraiada do
    attico chassot

    ResponderExcluir