TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 25 de abril de 2013

25- MAIS UMA JORNADA AMAZÔNICA


ANO
7
Porto Alegre / Rio de Janeiro / Manaus  / Boa Vista
EDIÇÃO
2458
Quando esta edição entrar em circulação estarei pela segunda vez na Amazônia neste ano. Deixei Porto Alegre — a mais meridional das capitais brasileiras — no final da tarde de ontem. Tenho previsão de chegada à Boa Vista às 03h (02h horário local) a única capital brasileira no hemisfério norte.
Nesta quinta tenho três bancas de qualificação no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências  na Universidade Estadual de Roraima. Acerca de cada uma das propostas de dissertações, sintetizo:
A proposta de Filomeno de Sousa Filho traz como título “A formação de conceito científico no ensino de ciências do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em espaço não-formal” onde procura — com a orientação da Prof. D.Sc. Ivanise Maria Rizzatti — responder a seguinte questão: de que forma a visita ao Mini-zoo do 7º BIS que figura como espaço não-formal de aprendizagem contribui para a formação de conceitos científicos no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental?
Já a proposta de Peuris Frank Rodrigues Lau traz à qualificação “Educação ambiental em espaço não formal: o uso do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios pelas escolas municipais de Boa Vista” que se propõe investigar — orientado pela Prof. D.Sc. Patrícia Macedo de Castro — o seguinte problema: “De que maneira o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios é utilizado como espaço não formal na implementação da Educação Ambiental pelas escolas municipais de Boa Vista-RR?”
Enquanto Vanessa Coelho de Deus Brito, apresenta como t proposta examinar “Espaços não formais em Rorainópolis-RR: propostas para o ensino da educação ambiental a partir da disciplina de Química” propõe-se — orientada pela Prof. D.Sc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira — responder ao seguinte problema: A Feira dos Agricultores, as Lavouras que utilizam agrotóxicos e a Trilha Urbana (entendidos nesta pesquisa como espaços não formais de ensino) apresentam potencial pedagógico para o desenvolvimento da educação ambiental a partir da disciplina de Química?
Talvez se possa, a partir da palavra-chave — espaços não formais — evidenciar o quanto o Mestrado em Ensino de Ciências da UERR, preocupa-se em incutir na formação de seus mestres ‘a libertação das enclausurantes paredes da sala de aula’ e usar os ricos espaços de Roraima que mesmos inseridos na exuberante Amazônia também merecem atenção com a degradação.
Amanhã à noite, quando começarei a voltar, faz uma palestra na UERR: “Das disciplinas à indisciplina”. Foi bom partilhar um pouco de mais esta jornada amazônica com cada uma e cada um de meus leitores. 

Um comentário:

  1. Limerique

    Chassot ainda ontem estava aqui
    Mas o mestre movido por frenesi
    De novo se pôs ao largo
    Cumprindo novo encargo
    Foi pontear na terra dos Macuxi.

    ResponderExcluir