TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 26 de abril de 2013

26- ECOS DE RORAIMA



ANO
7
Boa Vista - RR
EDIÇÃO
2459
A madrugada desta quinta-feira já avançava quando cheguei à Boa Vista. Os três trechos foram marcados por (re)leituras anotadas de dissertações. Uma na 1,5h Porto Alegre/Rio de Janeiro; quase duas nas longas 4h Rio/Manaus e a no trecho de 1 hora entre Manaus e Boa Vista terminei a terceira. Neste último segmento, também conversei sobre utopias no mister de fazer Educação com a professora Lenir Luitgards Moura, Secretária de Estado de Educação e Desporto. Um encontro casual que foi frutuoso.
Outra situação inédita. Pela primeira vez durmo no mesmo teto com um rei. A pouca distância de meu apartamento hospeda-se S.M. Harald V, rei da Noruega que visita aos seus amigos ianomâmis. Há seguranças da polícia federal assentados ante a porta.
Nesta quinta-feira houve duas bancas pela manhã e à noite fiz a palestra para cerca de 200 pessoas. Concedi autógrafos e tirei muitas fotos com meus leitores.
Hoje pela manhã visito, com Peuris Frank Lau o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, um dos espaços não formal usado para fazer Educação Ambiental aqui na capital de Roraima. À tarde tenho a terceira banca. Com as duas que tive aqui em 12 de janeiro, já são cinco na UERR.
Agora nesta quarta estada aqui, lembro que na segunda, em novembro do ano passado, ao lado das atividades em Boa Vista fiz duas palestras em Bonfim — na noite de ontem me emocionei ao ver um grupo desta cidade que veio assistir minha fala — e uma em Leithen na Guiana.
Na primeira vez que, a convite da Sociedade Brasileira de Química, estive aqui na virada de novembro/dezembro 2010, estive na Venezuela. Mas então o significativo para mim foi visitar a Escola Indígena de Taba Lascada. Posteriormente, enviei à Escola exemplares de meus livros, cumprindo uma promessa que fizera, então. Emocionado com o envio e prelibando a chegada dos livros escrevi a cinco de ‘minhas’ editoras uma mensagem como esta:
Meu caro (nome de meu contato na Editora).
Com meus votos de boas festas e felicidades em 2011 um pedido. No dia 2 de dezembro fiz uma fala na Comunidade Indígena de Taba Lascada em Roraima. Pediram-me livros. Enviei um kit chassot com seis títulos. Lembrei-me que nesses balanços de fim de ano sobram algumas pontas de estoque.
Se for o caso e tiverem algum título da área de Educação poderiam enviar para
Escola Indígena da Comunidade de Taba Lascada.
Região Serra da Lua. Município de CANTÁ – RR 69390-000
Agradeço se puder ajudar a fazer uma alfabetização com florestania, ac.
Logo em seguida recebia quatro respostas parecida com esta:
Boa tarde, Professor!
Agradecemos seus votos e desejamos um Feliz Natal e um Ano novo repleto de conquistas. Quanto ao seu pedido, vou providenciar alguns títulos da área da educação e encaminharei para a referida escola.
Uma sugestão, se a algum leitor encantar a ideia e tiver alguns livros (podem ser didáticos, usados), o correio é na sede da Aldeia. Devo registrar, não sem desilusão, que tendo acompanhado dia a dia a viagem dos livros e sua retirada no correio, passado já meses, não recebi uma linha de agradecimento. Talvez, os professores da Escola suponham que seja algum robô do Google que remeteu os livros.
Juntadas algumas evocações roraimenses teci uma blogada para ser portadora de votos de frutuosa sexta-feira a cada uma e cada um.

2 comentários:

  1. Limerique

    Levar aos índios boa leitura
    Belo exemplo de apoio à cultura
    Chassot, mestre e autor
    Dá ao livro seu valor
    Pois tira indígenas da agrura.

    ResponderExcluir
  2. Após uma longa e tenebrosa ausência adito os meus comentários com uma anedota, a qual qualquer semelhança é pura coincidência.
    O homem morimbundo balbulciava seus últimos lamentos à esposa ao pé da cama.
    - Maria, quando levei minha primeira surra foi daquele brutamontes que galanteou contigo, tu estavas junto...
    A mulher com as mãozinhas juntas em forma de contrita oração assentia a tudo com um balançar de cabeça.
    -Pois é mulher, e daquela vez que perdi meu emprego e virei camelô, voce estava junto...
    -Depois roubaram nossa casa e ainda mataram meu cachorro, e voce do meu lado
    -Agora, eu doente terminal, e voce do meu lado... Poxa Maria você me dá um azar do cacete!

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir