ANO
7
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Porto Alegre / Rio de Janeiro / Manaus / Boa Vista
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EDIÇÃO
2458
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Quando esta
edição entrar em circulação estarei pela segunda vez na Amazônia neste ano. Deixei
Porto Alegre — a mais meridional das capitais brasileiras — no final da tarde
de ontem. Tenho previsão de chegada à Boa Vista às 03h (02h horário local) a única
capital brasileira no hemisfério norte.
Nesta quinta
tenho três bancas de qualificação no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
na Universidade Estadual de Roraima. Acerca
de cada uma das propostas de dissertações, sintetizo:
A proposta de Filomeno
de Sousa Filho traz como título “A formação de conceito científico no ensino
de ciências do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em espaço não-formal” onde procura — com a orientação da Prof.
D.Sc. Ivanise Maria Rizzatti — responder a seguinte questão: de que forma a
visita ao Mini-zoo do 7º BIS que figura como espaço não-formal de aprendizagem
contribui para a formação de conceitos científicos no ensino de ciências nas
séries iniciais do ensino fundamental?
Já a proposta
de Peuris Frank Rodrigues Lau traz à
qualificação “Educação ambiental em
espaço não formal: o uso do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios pelas escolas
municipais de Boa Vista” que se propõe investigar — orientado pela Prof.
D.Sc. Patrícia Macedo de Castro — o seguinte problema: “De que maneira o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios é utilizado
como espaço não formal na implementação da Educação Ambiental pelas escolas
municipais de Boa Vista-RR?”
Enquanto Vanessa
Coelho de Deus Brito, apresenta como t proposta examinar “Espaços não formais em
Rorainópolis-RR: propostas para o ensino da educação ambiental a partir da
disciplina de Química” propõe-se
— orientada pela Prof. D.Sc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira — responder ao seguinte problema: A
Feira dos Agricultores, as Lavouras que utilizam agrotóxicos e a Trilha Urbana
(entendidos nesta pesquisa como espaços não formais de ensino) apresentam
potencial pedagógico para o desenvolvimento da educação ambiental a partir da
disciplina de Química?
Talvez se
possa, a partir da palavra-chave — espaços não formais — evidenciar o quanto o
Mestrado em Ensino de Ciências da UERR, preocupa-se em incutir na formação de
seus mestres ‘a libertação das
enclausurantes paredes da sala de aula’ e usar os ricos espaços de Roraima
que mesmos inseridos na exuberante Amazônia também merecem atenção com a
degradação.
Amanhã à
noite, quando começarei a voltar, faz uma palestra na UERR: “Das disciplinas à indisciplina”. Foi
bom partilhar um pouco de mais esta jornada amazônica com cada uma e cada um de
meus leitores.
Limerique
ResponderExcluirChassot ainda ontem estava aqui
Mas o mestre movido por frenesi
De novo se pôs ao largo
Cumprindo novo encargo
Foi pontear na terra dos Macuxi.