TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 30 de julho de 2012

30.- ¡AGORA: ANO 7



Ano 7***      TERESINA     ***Edição 2189
Esta é sessão inaugural do ano 7. Hoje este blogue — fundado a 30JULHO2006 — completa seis anos. Há um ano a sessão comemorativa era postada pela primeira vez de Saint Petersburgo, hoje a edição de aniversário ocorre pela primeira vez da acolhedora Teresina, capital do Piauí.
Vi ainda pouco da cidade, onde cheguei às 12 horas de ontem. Como o 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química é no próprio hotel onde estou hospedado, não tive oportunidade de ver a cidade. Do meu apartamento tenho uma vista privilegiada da cidade de Timon — terceiro município maranhense de 150 mil habitantes. Timon (MA) está conurbada com Teresina (PI), separadas pelo rio Parnaíba — maior rio genuinamente nordestino. Juntas aglomeram cerca de 1 milhão de habitantes.
A abertura do evento foi muito solene, marcada pela fala do Prof. Alvaro Chrispino, pela presidência da Associação Brasileira de Química e de outras autoridades das diversas instituições que com ABQ, co-promovem o Simpósio. Esta solenidade foi intermeada com muito bonita apresentação de música do folclore piauiense.
A seguir houve a minha fala onde busquei trazer questionamentos ao tema central do Simpósio: A diversidade no ensino de química. Falei a um auditório lotado, de cerca de 300 pessoas, que se manteve atento até o final.
Chego à única das nove capitais do Nordeste que não tem praia de mar quando a cidade vive um dia de justo júbilo: judoca piauiense Sarah Menezes, aos 22 anos de idade, foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro dessa modalidade em Jogos Olímpicos. Associei-me a alegria da população, referindo o feito na abertura de minha fala.
Após a minha palestra recebi uma homenagem da ABQ, tirei dezenas de fotos e recebi manifestações de muito agrado pela fala. Também recebi acarinhamentos de leitoras deste blogue. As fotos que ilustram esta edição são da fotógrafa Renata Chrispino, que recebe minha gratidão.
Esta edição comemorativa pelo aditar mais um estado da federação aos locais que me envolvem no fazer alfabetização científica, pede ainda um registro pela completação dos seis anos deste blogue: Assim, a partir de hoje na portada muda o registro e aparece Ano 7.
Em seis anos foram postadas 2189 edições, isto significa uma edição a cada dia. Escrevi neste período em quase uma centena de cidades da maioria dos Estados do Brasil, e de 16 países (Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido, Holanda, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Dinamarca, Suécia e Rússia).
Esta celebração de 6 anos só tem uma razão: ter cerca de duas centenas de leitores diários que catalisam minha produção. A cada uma e cada um: obrigado. Este agradecimento é dirigido especialmente aos comentaristas e deste me permito destacar dois: Norberto da Cunha Garin e Jair Lopes, dois colegas de blogares que há mais de um ano assinam comentários diários aqui. Mais recentemente juntou-se a eles o Antonio Jorge da Costa Furtado. Há muitos outros que merecem minha gratidão.
Mais de uma vez desejei encerrar esta publicação. Mas, com manifestações como as recebidas aqui em Teresina sinto ímpetos de prosseguir. Vamos, então, continuar rumo ao 7º aniversário.

5 comentários:

  1. Caro Chassot,
    ontem já te cumprimentei por completar os seis anos de blog - hoje é o dia das velinhas: Parabéns por abrir a primeira janela do sétimo ano. Desde a soleira faço votos de mais longevidade. Obrigado pela referência à minha pessoa como leitora desse blog. Sempre é instigante e um prazer.

    Congratulações!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot, agradeço o carinho do comentário, mas quero ratificar que o beneficiado na realidade sou eu que compartilho de sua imensa sapiencia. Pela sua jornada, atrevo-me a sugerir que o próximo livro seja chamado "Pelo Mundo", porque estas caminhadas merecem um registro na história.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Na antevéspera do Brumário
    Deste gregoriano calendário
    Blogsfera em festa
    Moçada, vamos nesta
    É Blogue do Chassot aniversário.

    ResponderExcluir
  4. o aniversario é do blog e o presente é nosso!! o Piaui se alegra pois chega Attico Chassot em nosso estado, pois estava faltando pisar em chão piauiense.Muito boa foi a abertura do evento com o professor Chrispino, melhor ainda foi poder estar sentada ao seu lado,uma honra para mim. e espero ansiosamente por sua proxima palastra e espero que volte logo ao nosso piauí!!
    Quente abraço! Valdelice Cruz

    ResponderExcluir
  5. O Piauí nunca esteve tão agraciado: primeiro a medalha da Sarah e depois a sua ilustre presença!

    Francisco Andrade

    ResponderExcluir