TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 17 de julho de 2012

17.- XVI ENEQ: Encontro Nacional de Ensino de Química



Ano 6*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR ***Edição 2176
Será ainda madrugada, quando começo a partir para Salvador, Bahia, para participar esta noite da inauguração do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, que se estende até sexta-feira.
A pujança desta edição pode ser significada pela informação que recebíamos, há mais de um mês: O XVI ENEQ ultrapassou 2.000 pessoas inscritas! Como o espaço disponível para as atividades do evento não suporta mais que essa quantidade de participantes, e visando garantir a maior qualidade no nosso evento, a Comissão Organizadora decidiu suspender as inscrições.
A área de Educação Química tem seus primórdios catalisada pela realização do I Encontro de Debates de Ensino de Química – I EDEQ, em 6 de dezembro de 1980, na PUC-RS em Porto Alegre.  A partir do I EDEQ, surgem outros encontros regionais e os Encontros Nacionais, (ENEQ) a cada ano par, desde 1982, como se pode ver a seguir:

O Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) um evento bianual promovido pela Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e organizado por Instituições de Ensino Superior brasileiras.
O ENEQ estimulou e tem estimulado a pesquisa em ensino de química em todo o país. Ao longo desses trinta anos a quantidade de participantes dos Encontros cresceu da faixa de aproximadamente 2 (duas) para 17 (dezessete) centenas. Os trabalhos apresentados cresceram exponencialmente: de 43, em 1982, para cerca de 800, em 2010.
O desenvolvimento da área levou, em 1994, à criação da Revista Química Nova na Escola, que se tornou o principal periódico de ensino química do Brasil, tendo alavancado e consolidado a qualidade dos trabalhos de pesquisa.
O ENEQ comemora, portanto, 30 anos de congregação dos educadores químicos no Brasil em 2012. Nesta oportunidade, o ENEQ retorna ao Nordeste, agora na cidade de Salvador, Bahia, no período de 17 a 20 de julho de 2012, cabendo à Universidade Federal da Bahia a incumbência de organizá-lo, juntamente com outras IES baianas.
Concomitantemente, os pesquisadores das Universidades Federais e Estaduais da Bahia estarão realizando a 10ª edição do EDUQUI – Encontro de Educação Química da Bahia.
Considero-me um privilegiado, pois estive em cada uma das 15 edições anteriores. E nesta edição que se inicia hoje tenho falas hoje, quinta e sexta feira.
A inauguração começa com a palestra “O Ensino de Química: Consolidação dos Avanços e Perspectivas Futuras” pelo prof. dr. Maurivan Guntzel Ramos (PUC-RS) seguida de sessão de ‘in memoriam Roque Moraes que coordeno.
Até sexta-feira evento, além de palestras terá oito mesas-redondas, trinta seis minicursos, centenas de pôsteres e comunicações orais e vinte quatro sessões de ‘Temas em debates’ das quais trago alguns exemplos para que os leitores avaliem as discussões destes XVI ENEQ: Ensino de Química para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - Pessoa Cega // Ensino de Química para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - Pessoa Surda // TIC no Ensino de Química // Abordagem CTS no Ensino de Química // Desafios para o Professor do Século XXI // Interação Universidade Escola Básica // Filosofia e História da Química // Educação Química Ambiental na Formação de Professores // Gênero e Ensino de Química.
Ainda durante esta semana trago mais detalhes do ENEQ, aditado a outros temas variados. Amanhã, uma vez mais, lemo-nos de Salvador.

5 comentários:

  1. Caro Chassot,
    imagino que, enquanto escrevo aqui o meu comentário estás muito perto da minha morada e poderei escutar o ronco das turbinas da aeronave que irá te conduzir à terra de Jorge Amado. Desejo-te uma boa viagem e uma feliz participação no XVI ENEQ.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Caro Attico,

    permita-me sugerir uma pequena correção na cronologia dos ENEQ's. O de 2002 ocorreu na UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernmabuco) e não na UFPE.

    Aliás, foi neste ENEQ que fomos apresentados. Guardo em minha estante o exemplar autografado de "A ciência através dos tempos" desde este dia.

    Abraços,

    PAULO MARCELO

    ResponderExcluir
  3. Conta-se do Rio antigo que os artistas ao aguardarem ansiosos para se apresentarem em suas peças teatrais ficavam atentos ao cheiro dos excrementos dos cavalos, pois quanto mais carruagens estacionadas em volta, mais expectadores, logicamente mais sucesso. Então desejo ao Mestre muitas "fezes" no seu evento!

    Um Abraço do amigo

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por trazer mais detalhes do encontro mestre! Este ano infelizmente não poderei ir, mas ficarei informado do que acontecerá.
    Um abraço.


    Talles Demos

    ResponderExcluir
  5. Mestre,
    Boa viagem. Seja bem vindo mais uma vez na Bahia.
    Sinto não poder participar dos encontros, estou estudando a parte de Tic's na educação e vou trabalhar a partir deste semestre com professores(as) do Ensino fundamental anos finais, me interessaria muito participar das discussões deste tema.
    Abraços e bom trabalho.
    Jorge, Alana, Lorena e Larissa

    ResponderExcluir