TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 25 de maio de 2014

25.- DIA INTERNACIONAL DA TIREOIDE.

ANO
 8
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2784

Abro esta blogada dominical com um pedido de desculpas. Na abertura da blogada de ontem fui preconceituoso. Ao referir-me aos gelados auditórios e salas de aula escrevi: O Norte e o Nordeste brasileiros têm uma dívida ambiental com o Planeta. Locupletam-se com ar condicionado. Com propriedade Conceição Cabral protestou, em comentário: [...] Sobre os gelados auditórios, imagine-se por 4 horas dentro de um auditório cheio de pessoas, com o calor e a umidade daqui de Belém, sem ar condicionado. Uma umidade que pode chegar a 95%, tendo a média de 85% ao ano [...].
Reconheço que pisei na bola com a abertura desta blogada. Fui preconceituoso com o Norte e Nordeste. O Norte, mais precisamente a Amazônia tem me acolhido também. Peço, aqui e agora, desculpas. A situação aqui é díspar. na manha deste sábado dei aula com temperaturas menor que 10ºC, na mesma sala em que dou aula quando faz mais de 35ºC. Talvez por isso que, há muito indigno com os auditórios, gélido. Minha muito querida amiga Conceição foi testemunha que na manhã de terça-feira, em Belém, tive que interromper minha fala e pedir para diminuir o ar condicionado, pois mesmo de camisa de manga comprida, estava encarangando de frio. Isto não justifique minha deselegância. Vou me redimir. Isto dará azo a uma blogada especial.
Isto posto, vale lembrar que hoje é o DIA INTERNACIONAL DA TIREOIDE.
No endereço referido* somos alertados que tireoide é uma glândula que produz hormônios que são essenciais para o funcionamento do organismo em todas as etapas de nossas vidas. Afeta o desenvolvimento e crescimento na criança, o metabolismo, a função de diversos órgãos e a fertilidade.
As doenças da glândula são muito frequentes. A tireoide pode aumentar de tamanho homogeneamente ou na forma de nódulo(s), benigno ou maligno. Quando deixa de produzir hormônios adequadamente ocorre o hipotireoidismo e quando ela produz em excesso, o hipertireoidismo. Ambas situações trazem consequências negativas para o organismo.
Deve-se dar atenção especial ao feto e neonato, pois o hipotireoidismo nestas fases da vida causa graus variáveis de retardo mental irreversíveis se não for tratado precocemente. Por isto, é extremamente importante a avaliação da tireoide da gestante para garantir sua ingestão adequada de iodo (usado pela tireoide da mãe e do feto para produzir os hormônios). Mais informações há em:
*www.tireoide.org.br/25-de-maio-dia-internacional-da-tireoide/

2 comentários:

  1. Não foi preconceito, querido professor, e sim, talvez, uma avaliação precipitada pelo calor (digo, frio) da emoção.
    Com admiração.

    ResponderExcluir
  2. Cuide da sua “borboleta”

    A máquina humana é mui delicada
    Atacada por todos os males amiúde
    Se quisermos ganhar essa parada
    Tenhamos atenção à nossa saúde.

    Hipócrates nos trouxe a medicina
    Para que cuidemos da humanidade
    Nada de curandeirismo de esquina
    Saúde é uma valiosa propriedade.

    Se dá melhor quem conselho aceita
    Pois o ser humano não é androide
    E pra todos os males existe receita.

    Hipotireoidismo produz mongoloide
    Um ataque à saúde está à espreita
    Portanto cuide bem da sua tireoide.

    ResponderExcluir