ANO
8 |
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EDIÇÃO
2774
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Há
assuntos que o acaso nos leva a estudar. Usualmente estes são mais saborosos.
Na noite da última sexta-feira, um aluno do Mestrado Profissional de
Reabilitação e Inclusão, perguntou-me, lateralmente, o que era a "proporção áurea". Dei uma
resposta vaga, mencionando a série de Fibonacci*. A Lilian Araújo, uma das
alunas, veio em meu socorro, explicando a construção da série: trata-se de uma série
infinita. Começa com 0 e 1. Os números seguintes são sempre
a soma dos dois números anteriores. Portanto, depois de 0 e 1, vêm
1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89 …
O assunto ficou palpitando. Precisava saber
mais. Aprendo, então, que taxa de crescimento dos números de Fibonacci, que é
F(n + 1) /F(n), tende à Proporção áurea, denominada φ. Ou seja, se tomarmos
qualquer número da sequência de Fibonacci e dividirmos pelo anterior tenderá a
1,61803398875... (quanto maior for o par de dois números consecutivos da
sequência de Fibonacci, maior precisão teremos de φ).
A sequência de Fibonacci aparece na arquitetura
da Grécia antiga, em construções incas e também em obras musicais. Ela está
intrinsicamente ligada à natureza. Estes números são facilmente encontrados no
arranjo de folhas do ramo de uma planta, em copas das árvores ou até mesmo no
número de pétalas das flores.
As sementes das flores, frutos e, de forma
particularmente interessante, as pinhas, trazem no seu escopo natural esta
sequência. Como esta proporção trata-se de uma sucessão numérica, é possível
perceber, em vários traços notáveis, a manifestação desta em muitos aspectos da
natureza de maneira estética e funcional.
Por exemplo, vistos frontalmente, os dentes
anteriores estão na proporção áurea entre si. Por exemplo, a largura do
incisivo central está proporcional à largura do incisivo lateral, assim como o
incisivo lateral está proporcional ao canino, e o canino ao primeiro pré-molar.
O segmento “incisivo central até o primeiro
pré-molar” se encontra na proporção áurea em relação ao canto da boca (final do
sorriso). A altura do incisivo central está na proporção áurea em relação à
largura dos dois centrais. Na face relaxada, a linha dos lábios divide o terço
inferior da face nos segmentos da proporção áurea: “da ponta do nariz à linha
dos lábios” e “da linha dos lábios até o queixo” (retângulo de ouro).
Na espiral formada pela folha de uma bromélia,
pode ser percebida a sequência de Fibonacci, através da composição de quadrados
com arestas de medidas proporcionais aos elementos da sequência, por exemplo:
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13…, tendentes à razão áurea. Este mesmo tipo de espiral também
pode ser percebida na concha do Náutilus marinho.
A espiral de Fibonacci também é o símbolo da
Sociedade Brasileira de Matemática. O assunto trazido aqui é muito mais rico
que estes acenos. Vale buscar mais.
Samuel
Schmidt, que havia trazido o assunto em aula, manda-me a sugestão de um muito
elucidativo vídeo de menos de quatro minutos.
www.youtube.com/watch?v=2VuS8JOkr7s
Escrevo-lhe: “O vídeo pode ser excelente instrumento para um criacionista 'vender' o design inteligente”. Logo em seguida encontrei dezenas de vídeos que mostravam essas relações como ‘a assinatura de Deus’. Sonhar, é sempre válido. Sonhai.
* Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa, Leonardo Pisano ou ainda Leonardo Bigollo, (Pisa, 1170 — Pisa, 1250) mas, na maioria das vezes, simplesmente como Fibonacci foi um matemático italiano, tido como o primeiro grande matemático europeu da Idade Média. É considerado por alguns como o mais talentoso matemático ocidental da Idade Média. Ficou conhecido pela descoberta da sequência de Fibonacci e pelo seu papel na introdução dos algarismos arábicos na Europa.
Escrevo-lhe: “O vídeo pode ser excelente instrumento para um criacionista 'vender' o design inteligente”. Logo em seguida encontrei dezenas de vídeos que mostravam essas relações como ‘a assinatura de Deus’. Sonhar, é sempre válido. Sonhai.
* Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa, Leonardo Pisano ou ainda Leonardo Bigollo, (Pisa, 1170 — Pisa, 1250) mas, na maioria das vezes, simplesmente como Fibonacci foi um matemático italiano, tido como o primeiro grande matemático europeu da Idade Média. É considerado por alguns como o mais talentoso matemático ocidental da Idade Média. Ficou conhecido pela descoberta da sequência de Fibonacci e pelo seu papel na introdução dos algarismos arábicos na Europa.
Necedade é grátis
ResponderExcluirFez-se realmente pródiga a natureza
Esbanjando em todas suas criações
Conferindo-lhes inimaginável beleza
Dentro de claras áureas proporções.
Fibonacci desvendou sua sequência
Mostrou como é lógica a progressão
Pois matemática uma exata ciência
Não deixa dúvida alguma na questão.
Agora vêm o criacionista importuno
Mostrar a ideia de design inteligente
Apregoando como um grande tribuno
Vantagem da mágica sobre a mente.
Aos evolucionistas portanto me uno:
A meta é ignorar essa estulta gente.
Chassot,
ResponderExcluircasualmente conversava com a Profª Salett sobre isso na terça. Ensinou-me ela exatamente o que li aqui. É fascinante, ainda mais para um colecionador de náutilus…
Se dividirmos nossa altura pela altura da linha umbilical também encontraremos a proporção áurea.
Grande abraço
Guy
Meu caro Guy,
Excluirveja em cada corpo. em cada náutilus a assinatura do criador ou melhor, leia o excelente poema do Jair.