TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 11 de maio de 2014

11.- A SAUDADE É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO’


ANO
 8
WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR
EDIÇÃO
 2770

Mais uma vez, é o ‘Dia das mães’. Entre nós o segundo domingo de maio é prenhe de evocações. Esta data criada, já no começo do século passado, para que aquelas e aqueles que não tinham mais suas mães vivas as homenageassem. Depois, se aditou na celebração às mães ainda presente.
Nada mais adequado. Lembro sempre da historinha do viúvo que a cada domingo depositava flores na sepultura da esposa. Ocorre que em vida, este nunca lhe deu uma flor. ¿Agora adianta?
Não vou filosofar acerca do muito merecido preito que a data sugere. Não vou tecer merecidas loas à maternidade. Não vou desqualificar a data, dizendo que depois do Natal é aquela que mais engorda os ganhos dos comerciantes.
Também não vou listar mães que, com muita precisão, mereceriam serem aqui nominadas. Conheço mãe que muito me encantam. Amealho fácil dezenas. A cada uma delas minha mais irrestrita e maior admiração. Peço que todas elas que relevem minha preterição. Não vou render-lhes preito, aqui e agora. Hoje, como em ano anterior, me permito ser egoísta.
Hoje minha homenagem maior é para Maria Clara Volkweiss Chassot (12AGO1909—10SET2001), a minha mãe. Não vou ao cemitério do faxinal homenageá-la. Ela esta aqui, pois a vejo muito comigo na saudade, especialmente nesta, que a data catalisa. Adiro ao poeta que diz 'A saudade é a memória do coração’.
“Mãe, como os ‘dia das mães’ eram diferente quando a senhora ainda estava aqui. Ainda há pouco, lembrava-me das floradas de gloxínia que senhora produzia. Havia vaso quase igual a este. Isto faz aumentar a saudades!”.

4 comentários:

  1. Mãe

    Mães com muita justiça têm seu dia
    Que este seja assaz colorido então
    Revestido de balõezinhos e alegria
    E filhos todos brindando em união.

    Nos dizem, mãe existe apenas uma
    Mas, como sabemos, somos irmãos
    Considerar-se as mães se costuma
    Dizer: cabemos nos seus corações.

    Mãe não precisa de um dia especial
    Porquanto todos bons dias são dela
    Então mãe estará no mais alto grau
    Do louvor que o mundo à mãe atrela.

    Porque a maior comemoração afinal
    É amor que filho demonstre por ela.

    ResponderExcluir
  2. Este é o sentimento de quem, verdadeiramente, teve um MÃE. A união de apenas três letras que simbolizam a síntese de todos os valores que se pode agregar ao gênero feminino. Felicitações a todas elas.

    ResponderExcluir
  3. Querido mestre!
    Minha mãe, em Florianópolis, costura vestidos para mim e os manda pelos correios para Juiz de Fora. Tem amor igual? Não sei... Ela costura o elo inquebrável... Parabéns a todas elas! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Minha lúcida mãe aos seus 93 anos me presenteia no seu dia com sua sábia companhia.

    ResponderExcluir