TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 10 de maio de 2014

10.- UM PARMEGIANO PEDE BIS


ANO
 8
WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR
EDIÇÃO
 2769

Esta edição circula num sábado, no qual tenho aula no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista do IPA pela manhã. Isto também ocorreu ontem à noite, quando apresentei a segunda parte da oficina de leitura: “A arte de escrever Ciência com arte”.
Ante a densidade da agenda, sirvo-me hoje de uma segunda colaboração de Heráclito Parmegiano. Ele esteve aqui na edição de 30 de abril. Para recordar meus leitores: alguns de nós nos encantamos, então, com um professor aposentado, que de vez em vez volta à escola de Icujá Seco para ensinar algo do que o envolve agora: agricultura ecológica.
Depois de mais de uma semana de silêncio, ele retorna atendendo a meu convite de trazer aqui seus saberes. Transcrevo, com agradecimentos, sua ultima mensagem. Antes, é importante dizer que esse espaço está disponibilizado, também, a outros possíveis colaboradores.
Muito estimado Mestre Chassot,
para minha segunda colaboração no seu blogue, vou parafraseá-lo, adotando esquema que vejo presente na sua falas: proponho três movimentos: 
#1 – Uma protofonia: agradecimentos e repercussões sobre o primeiro texto; 
#2 – Um adágio: De ficções e realidades acerca de um Heráclito missioneiro;
#3 – Um alegro vivo: Parma e Icujá Seco como polos de saberes.
Assim trago algumas considerações que se somam ao primeiro texto, onde apresentei um pouco de Icujá Seco, um vilarejo que está à margem do intermitente riachinho Icujá, afluente do rio Jacuí.
Se no primeiro texto que tive publicado falei de Parma, trazendo inclusive uma ilustração da cidade que visitei em 2002 — assunto do terceiro movimento —, hoje ofereço uma foto de minha aldeia. Espero que seus leitores a curtam. Inicio, agora, cumprindo o anunciado.
#1 – Uma protofonia: agradecimentos e repercussões acerca do primeiro texto. Foi bem posta na blogada do dia 1º de maio este encerramento: Se Heráclito Parmegiano lamentava a não ressonâncias de seus primeiros escritos, com o texto de ontem [30ABR] ele fez (e formou) leitores. O senhor fala que há cerca de 300 a 400 acessos diários. Conferi o do dia 30 teve 351 numa semana com um dia com 521. Vou ser otimista. Estimo que 10% ou 35 pessoas (de novo furto-lhe a estimativa) leram meu primeiro texto publicado na rede. Fico muito feliz. O senhor se diz não apenas encantado com meu debut, mas por ele estimulado a ler sobre a ‘Batalha do Riachuelo’. Nós leitores ganhamos quando uma leitora contestou dizendo que riachuelo não é riachinho, Assim, soubemos um pouco mais de uma das pugnas macabras do escravagista império do Brasil. Isso me fez muito feliz.
Aqui em Icujá Seco o texto foi um sucesso entre a meia grosa dos que tem acesso à internet. Na Escola a Profi Isolina fez algumas cópias e distribuiu aos alunos. Acompanho algo da região que não aprecio: chamar professoras e professores de Profis. Ela me consultou e com propriedade suprimiu a referência que fiz ao Padre Aparício. Disse que aquilo tornava o texto desairoso. Aceitei. Agora temo que alguma beata carola, possa contar ao padre, quando ele voltar de Passo Fundo, onde está fazendo retiro. Também não vou me preocupar, pois nenhuma delas, como o vigário, acessa internet. Para dizer a verdade, a demonizam mesmo sem saber sua grande utilidade. Assim, valeu ter um texto no seu blogue.
Mestre, observo que minha prosa se espraiou de mais. Usei, agora, uma bonita ação verbal que aprendi com governador Olívio. Para usar um palavrório aplumado, como o da Isolina que citei antes, diria: “O Olívio imitiu seus primeiros vagidos numa canhada a algumas léguas daqui”. Vou ficar no primeiro movimento. Quando tiver de novo um dia de chuva volto a escrever e conto acerca de outros dois movimentos, que anunciei no vestíbulo do texto. Tomara que este texto tenha uma acolhida como o primeiro.

Um comentário:

  1. Icujá de novo

    De novo Heráclito Parmegiano vem
    Com afinadíssima mui erudita verve
    Sabe ele perfeitamente que convém
    Que um espaço Chassot lhe reserve.

    Pois ele colocou Icujá Seco no mapa
    Tornou proeminente aquela cidade
    De sua discreta aura ninguém escapa
    Independente até de nossa vontade.

    E mesmo que Chassot não tenha dito
    Aposto minhas fichas que vai lá um dia
    Pois não é seu costume fazer gambito,
    E encara desafios com açulada alegria.

    De Floripa esse feliz consórcio eu fito
    Que se revestirá de muita sabedoria.

    ResponderExcluir