TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

09.- ESTUPENDO ou ESTUPORANTE


ANO
 8
em fase de transição
EDIÇÃO
 2617
O domingo quente fluía. De vez em vez, me assaltava uma pergunta: qual o assunto para blogada de amanhã? A leitura dos jornais de domingo nada inspiraram. Ter dois netos — Antônio e Betânia — encantados com o sino do jardim soaria à corujice. Talvez, poderia contar que a Betânia evocava sua linhagem ancestral de fala árabe, e nos seus quase 11 meses, chamava seu pai de ‘Aba’ alegrando o Bernardo, que hoje aniversaria.
Meia tarde, leio um comentário no blogue: Muito querido Mestre Chassot, mesmo com um texto conhecido, esta blogada dominical nos enseja excelente releitura de um dos abraços do Galeano. A ilustração é estupenda, Michaela. Não sou o autor da maravilhosa foto, Michaela, fornecida pelo Google, sem citação aparente de crédito.
Disse-me: esta aí uma palavra que nunca usei. Coloco “Estupendo’ no Google desktop. Os robôs buscaram, em alguns segundos, centenas de documentos armazenados  em quase 20 anos. Quase acertei em minha previsão. Usei uma vez a palavra há quase seis anos, em viagem à Croácia. Por razões óbvias, na manhã de sábado quando vi a tabela dos primeiros jogos do Brasil na copa do mundo, lembrei-me que, encantado escrevera algo sobre um dos lugares mais bonitos que conhecera. Não imaginava que no texto estivesse inserido a palavra que, pelo menos de maneira digital, escrevi uma única vez, quando no blogue de 09FEV2008 narrava:
[...] A viagem pela orla do mar Adriático foi simplesmente estupenda. Nunca vi paisagens de mar tão lindas. A Dalmácia é maravilhosa. O azul turquesa de um litoral recortado com bacias, enseadas, penínsulas, ilhas ofereciam em toda extensão cenários encantadores, Passamos em vilarejos e cidades que jamais ouvíramos falar. Um problema de obras na rodovia principal nos remeteu por um tempo a uma rodovia secundária, quando podemos ver uma região agrícola, onde o cultivo da laranja era algo que impressionava. Por cerca de 10 km percorremos a Bósnia-Herzegovina [...].
Nas duas imagens evocações de então. A segunda é de Dubrovnik, uma das joias croata que encanta.
O relato não é exagerado. Passados mais de cinco anos desta descrição, as emoções daquela viagem, em termos de belezas naturais continua insuperável. A Dalmácia  (A Dalmácia (é uma região que abrange territórios da Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro, na costa leste do Mar Adriático) é, realmente, estupenda | adj .Admirável; assombroso: espantoso. Ou, ainda: estuporante | adj. 2 g. Estupendo.
E, com estas linhas, catalisado pela mensagem da Michaela, driblei com a estupenda Croácia — primeiro adversário do Brasil, na Copa de 2014 — o fastio de um escrevinhador. Uma muito boa segunda-feira a cada uma e cada um. 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Limerique


    Chassot com gancho de leitora desata
    Blogada com texto que soa à sonata
    Ele estupefato
    Lembrou no ato
    Daquela estupenda costa croata.

    ResponderExcluir