TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

31.- ESPECIALMENTE PARA DIZER OBRIGADO.


ANO
 9
AGENDA 2015 em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3001

E... já passaram quatro dias da histórica blogada número três mil. Primeiro devo dizer que de maneira aparente, estou resistindo bem às crises de abstinências. Não tive nenhum sintoma de recaída.
Parece que a decisão que anunciei aqui na última edição foi acertada. Sinto-a aprovada, de maneira muito empática por 19 comentários de meus queridos leitores. Isso é gratificante, especialmente se considerar a edição no dia de sua postagem teve recorde de acessos dezembrinos [(434); 203 a mais que no dia 24, por exemplo] para um sábado no ciclo natalino, época usualmente mais fraco em termos de acessos a blogues e assemelhados. A última edição, além dos 434 acessos no dia 27 teve ainda 346 (dia 28) + 301 (dia 29) + 258 (até às 20 horas de ontem), assim com mais de 1,3 mil acessos.
Há comentários comoventes. Claro que muitos massagearam meu ego. Há soneto acróstico e há a edição especial de um blogue. Há amigos solidários que são muito presentes aqui. Há singelas afirmações de desconhecidos que dizem muito em meia dúzia de palavras: Não acredito, porém entendo, e que assim seja. Também há muitos exageros: fica uma lacuna nos artefatos culturais que fazem a alfabetização científica.
Mas esta edição de hoje não é apenas para matar a saudades e dar uma blogadinha. Afinal prometi que, de vez em vez, o mestrechassot.blogspot.com daria sinal de vida. Afinal, em 100 meses (quase 8,5 anos) houve cerca de um milhão de acessos. Isso não se apaga com um palavrório como o contido na edição do último sábado, dizendo tchau.
Assim, aqui e agora neste ocaso de 2014, agradeço a parceria em cada uma nas edições deste ano. Não vou oferecer destaque, mas houve edições históricas, nas quais realmente fizemos juntos um significativo adensamento da alfabetização científica. Por tudo isso: muito obrigado.
Para sonorizar esse agradecimento, cinco minutos de uma muito original apresentação de Tchaikovsky: http://www.youtube.com/embed/tzwWskM4hN8?rel=0
Vale ver e ouvir. Faz bem para a alma.
Os votos para 2015 serão trazidos em uma edição especial do ano internacional da Luz, amanhã.

8 comentários:

  1. Certas despedidas não são, de forma alguma, definitivas...É bom (re)ver tuas palavras, mestre, ao final de um 2014 bastante atribulado. Um abração, e que 2015 seja um Feliz Ano Novo para a gente!

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot, não há necessidade de dizer que todo dia ainda acesso seu blog umas tres vezes por dia, imagine com isso a felicidade em conferir que havia novo texto. O conteúdo me fez lembrar um filme "estadunidense" onde dois amigos vão para cadeia juntos e cumprem pena de trinta anos onde brigam todos os dias. Afinal na libertação é chegada a hora tão prometida ao longo dos anos de que cada um seguiria a vida em direção opostas. Só que eles seguem a estrada discutindo sem conseguir se separar. É a tônica das grandes amizades! Feliz 2015!

    ResponderExcluir
  3. Queridas e queridos (citados na ordem de postagem dos comentários) ACDM, Elzira, Carlos, Giovana, Antonio, Rita, Ismárcia, Jair, Vinicius, Guy, Tavinho, Vanderlei, Luvander ~~ permito-me uma reverência especial ao meu mais jovem leitor, aluno do ensino fundamental no Sepé Tiaraju, em Frederico Westphalen ~~, Jairo, Michaela, Anônimo, Carneiro e Carlos Augusto,
    neste último dia do ano, sem que possa se caracterizar uma recidiva, posto uma edição especial do blogue para agradecer não apenas a companhia no blogue em 2014, mas muito especialmente em gratidão a vocês, que de maneira muito especial, foram empáticos com minha decisão de não publicar mais o blogue diariamente. Muitos nomes desta lista são especialíssimos.
    Tenho por cada uma e cada um uma imensa gratidão e uma espraiada admiração. Os votos para 2015 serão trazidos em uma edição especial do ano internacional da Luz, amanhã.
    Muito obrigado para vocês
    achassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo,

      minha admiração por ti, nao me permite discordar de uma decisão, que tenho certeza, foi bem refletida. Com o tempo a liberdade vai tomando espaço e as obrigações vão nos pesando. Quando escrever me avise e darei uma espiadela...

      Que em 2015, seja feliz com tuas decisões, viva a liberdade! Saúde e paz!
      beijim, Rita

      Excluir
    2. Para o Querido Chassot, para tod@s @s colegas que receberam a mensagem de
      nosso Amigo,

      Foi bom termos o blog como ponto de encontro, mesmo que raramente eu tenha
      comentado nele. Mas sempre foi uma leitura diária.
      Como disse a você, Chassot, certa vez, meu assunto preferido era ter
      notícias suas e das tribos Chassot e Knijnik. Tenho no meu computador um
      arquivo com os nomes d@s net@s e também as fotos. Entendo que membros das
      tribos pudessem às vezes se sentir expostos à bisbilhotice alheia por
      serem citad@s no blog. Mas eu gostava de ter notícias das pessoas que
      conheço e daquelas que só conheço pelas referências ocasionais no blog.
      Também divers@s colegas comentaristas, especialmente os mais frequentes,
      terminaram por ser pessoas conhecidas.

      Como não tenho a capacidade poética do Jair, que nos mandou mais um
      soneto, mando a tod@s um poema do João Cabral que encontrei hoje na
      Internet. Acho que ele serve bem como expressão da torcida para que tod@s
      e cada um(a) tenham um 2015 muito bom.

      Questão de pontuação, João Cabral de Melo Neto

      Todo mundo aceita que ao homem
      cabe pontuar a própria vida:
      que viva em ponto de exclamação
      (dizem tem alma dionisíaca);

      viva em ponto de interrogação
      (foi filosofia, ora é poesia);
      viva equilibrando-se entre vírgulas
      e sem pontuação (na política):

      o homem só não aceita do homem
      que use a só pontuação fatal:
      que use, na frase que ele vive
      o inevitável ponto final.

      (Em Agrestes, João Cabral de Melo Neto, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985)

      Eu diria que isso vale para seres humanos. E vale para os blogs também.
      Quem sabe... um dia?

      Mario Quintana também tem algo a dizer sobre pontuação:
      as reticencias são os três primeiros passos do pensamento
      que continua por conta própria o seu caminho.

      Ficamos então assim...

      Abraços. Feliz Ano Novo.

      Tavinho

      Excluir
  4. Acróstico

    Nesta véspera de nova esperança
    O que nos restará neste momento
    Será harmonizar música com dança
    Sai Chassot permanece só o vento.

    Outra era nossa expectativa então
    Agora somos bando de carentes
    Grande mestre, no ombro o violão
    Regalando alhures outras gentes.

    Assim desejamos a ele ótimo ano
    De quando em vez que aqui venha
    E que que num mundo tão insano
    Coloque nesta fogueira muita lenha.

    Imperioso que se diga no entanto
    Mestre que se presa se vai embora
    Exsuda sabedoria para todo canto.

    Neste dia tão especial, nesta hora
    Todos devemos entoar nosso canto
    Onde o mestre estiver brilha aurora.

    ResponderExcluir
  5. O ano de 2014 que, para mim foi muito atribulado, teve fatos que provocaram profundas marcas. E, com toda a certeza a melhor de todas foi ter o mestre ao meu lado. Sabes o quanto esta família lhe admira, especialmente o Luvander, como citastes. Não poucas vezes me indagou: "Pai, não entendi o que o Mestre quis dizer na blogada de hoje!" E outras, para permanecer no computador: "Passo dar mais uma olhada no blog do Mestre?" Neste ano, 2015, ele será meu aluno no 6ºano. É uma motivação extra.
    Grato por teres tido a paciência com minha presença como partícipe neste processo de alfabetização científica.
    O ano de 2014 se foi. O Mestre não vai. Onde estiveres, juntos estaremos. Feliz 2015!!!

    ResponderExcluir
  6. Querido mestre, eu é que agradeço por conhecer o senhor e seu blog.
    Graças ao seu blog eu podia ler mais e conhecer mais.
    FELIZ 2015!!!!!

    Luvander

    ResponderExcluir