TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

02.- Amanhã será o dia mundial da.....

ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2975

Dentre as muitas especiarias de dezembro estão os afetos. Nós professores nos despedimos de turmas de alunos. Ontem foi a última aula deste ano na Universidade do Adulto Maior. Foi emocionante dar um ‘até logo’ para uma quase meia centena de participante desta atividade tão salutar e tão gratificante. Disse ‘até logo’ pois muitos me garantiram que voltarão a cursar, mais uma vez, Enfoque histórico e sócio antropológico do envelhecimento. O registro fotográfico de parte de alunos na aula de ontem. http://www.metodistadosul.edu.br/ extensao/uam.php
Pela manhã e à noite tenho os últimos encontros com as turmas de Música (Ética, Sociedade e Meio Ambiente) e Pedagogia (Teorias do Desenvolvimento Humano). Estes, provavelmente, não terão outra disciplina comigo.
Esta tarde tenho também uma atividade com cinco escolas da zona sul: Col. Estadual Dr. Glicério Alves, E.E.E.M. Padre Reus, E.E.E.M. José do Patrocínio, E.E.E.M. Apeles Porto Alegre, E.E.E.M. para surdos Profª. Lilia Mazeron, como parte de trabalho que realizei este ano em escolas estaduais, que também se encerra hoje, pela situação de mudança de governo no Estado.
Depois deste preâmbulo do diário de um professor, quero antecipar que: Amanhã será o dia mundial da luta contra o AGROTÓXICO.
É oportuno compartilhar com os leitores deste blogue que dia 3 de dezembro é o dia internacional de conscientização dos malefícios e luta contra o AGROTÓXICO. 
Ajude a espalhar esta mensagem, Clique aqui e saiba mais!
O que são agrotóxicos?
Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar sua composição, e assim, preserva-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas.
Quais são seus danos?
Hoje, o Brasil é um dos maiores compradores e utilizadores de agrotóxicos do mundo. As intoxicações por essas substâncias estão aumentando abruptamente, entre os trabalhadores rurais, pelo fato deles ficarem expostos ao produto, e por entre pessoas em geral que se contaminam por meio da ingestão desses alimentos tratados com o agrotóxicos.
Em que alimentos os agrotóxicos podem ser encontrados?
Eles podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café, mel. Alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos) podem conter substâncias nocivas que chegam a contaminar a musculatura, o leite e os ovos originados do animal, quando ele se alimenta de água ou ração contaminadas. Um mal à natureza e um perigo à saúde.
Problemas de saúde também estão ligados diretamente com o uso do agrotóxico, como por exemplo: o Mal de Alzheimer e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) considera esse composto como possível carcinogênico.
O agrotóxico faz mal à natureza e ao meio ambiente?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso intenso de agrotóxicos causa a degradação dos recursos naturais como, solo, água, flora e fauna, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos. Além de agredir a saúde, o agrotóxico também contribui com o empobrecimento do solo. Estudos mostram que a utilização de pesticidas reduz a eficiência da fixação de nitrogênio realizada por micro-organismos, o que faz com que o uso de fertilizantes seja cada vez mais necessário.
Qual os sintomas em humanos contaminados?
Quando mal utilizados, os agrotóxicos podem provocar três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e crônica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer.
Alguns consumidores, não satisfeitos em consumir os produtos convencionais com agrotóxicos e estão exigindo a produção de alimentos fabricados e armazenados sem agrotóxicos. Os chamados alimentos orgânicos são isentos de agrotóxicos e estão ganhando a atenção dos consumidores.
Descubra uma feira orgânica perto de você, clique aqui!

3 comentários:

  1. Aditaria ao blog de hoje uma complementação ao tema, que seria a figura do localívero. Fica talvez a dica para amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Soneto-acróstico
    Viva o espantalho!

    Foi-se tempo da saudável plantação
    Onde pássaros eram a preocupação
    Raramente se falava em uma praga
    Até formigas eram referência vaga

    Agora envenena-se nosso alimento
    Graças ao agrotóxico esse tormento
    Recordes de produção espetacular
    Onda fabulosa de peçonha no jantar.

    Talvez melhor seja outro caminho
    Ó volte para ativa velho espantalho!
    Xô, saia dessa lavoura passarinho!

    Inicie com toda pompa seu trabalho
    Confiamos que um dia você sozinho
    Ousará espantar até praga do alho

    ResponderExcluir
  3. Sabe-se que os países que combatem o uso demasiado de agrotóxicos o fazem por terem sofrido os malefícios dos mesmos. Logo, numa sociedade em que a grande maioria não sabe mensurar os possíveis males e não refletem sobre o tema, muitos sofrerão com isso pagando com mutas vidas. Ninguém diagnostica mortes por agrotóxicos. No entanto, muitíssimas estão relacionadas. E a maioria não sabe disso. Não há o interesse na divulgação deste tipo de reflexão. Daí que iniciativas como o "Dia mundia da luta contra o Agrotóxico" ser de uma pertinência vital para a saúde pública. Parabéns Mestre pela divulgação. Já tenho material diferente para trabalhar com as três turmas desta quarta-feira. Grande abraço.

    ResponderExcluir