TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 27 de dezembro de 2014

27.- ATÉ... OUTRO MAIS LER


ANO
 9
AGENDA 2015 em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3000

Hoje se completam três mil edições deste blogue (isto é algo como cerca de 30 livros de 250 páginas!). Mesmo que entenda que números redondos pedem celebração, não vou fazê-lo. Até aproveitarei o número 3000, que não tem nada de cabalístico (¡e não é capicuo, muito menos primo!) para um anúncio. Como este não é nada trivial, preciso de preliminares.
Quase se completam 8,5 anos de blogares. Comecei em 30 de julho de 2006. Com exceção de um período, entre maio e outubro do ano passado, este blogue foi diário. Naquele período fui estimulado a parar. Era preciso proteger a saúde, diziam.
Defini um aperiodismo. Tive crises de abstinência. Primeiro escrevia uma vez ou duas por semana. Depois três ou quatro, a seguir cinco ou seis. Não aguentei... logo voltei a ser diário, como anteriormente.
Agora, eu defini que sairei de circulação. Decisão difícil? Sim. Maturada? Muito.
Ninguém me estimulou a tal. Muito menos apoiou. Até porque existem algumas poucas pessoas as quais antecipei meu propósito. Não foi/é uma decisão fácil. Também não consigo fazer uma síntese das muitas reflexões que fiz nestas últimas quatro semanas de dezembro, marcadas por um dicotômico: paro/não paro.
Mas, decidi. Vou parar!
Não sinto a sensação de fracasso ou impotência. A rapidação no sistema de absorver e de disseminar o conhecimento determinada pela Internet é galopante. Em 2006, quando comecei, ter blogue era estar na vanguarda. Hoje, apenas oito ou nove anos depois parece algo anacrônico. Poderia trazer meia dúzia de exemplos. Cito um: quando comecei a blogar, ninguém lia em smartphone. Hoje poucos usam as plataformas de então. A diagramação, a extensão do texto e até o assunto requerem outras estratégias. Ainda há pouco, vi um anúncio de um smartphone, para ser pago em 24 meses com a garantia de que em 12 meses de teria crédito para trocar por um novo. O desenfreado consumismo é veraz... e é voraz. Ele valoriza a informação. Desprestigia o conhecimento.
O acesso mestrechassot.blogspot.com não desaparece. De vez em vez, talvez coloque algo. Logo no começo do ano estarei partindo para o exterior em férias. É provável que surjam algumas anotações extraídas do diário de um viajor.
A decisão maior: o blogue diário desaparece. O escrevinhador continua com garra. Estou escrevendo um livro. Disse-me que precisava das horas em que blogava (veja-se, o tempo é passado) para dedicar-me a esta escrita. Bom mesmo será quando eu aprender a só usar correio eletrônico e assemelhados apenas umas duas horas por dia. Isso é uma meta AC 2015.
Obrigado a cada uma e cada um das centenas de leitores que amealhei. Um agradecimento muito especial aos meus estimados comentadores. Vocês foram sustentáculos. Agradeço por serem inspiração. Obrigado por não me fraudarem.
Termino lembrando uma maneira de dar tchau de minha infância: tocava-se a aba do chapéu, às vezes imaginária, se dizia: “Até um mais ver!”. Assim: até outro mais ler!

19 comentários:

  1. Agradeço a sua gentileza em compartilhar seus saberes conosco! Você atingiu seu objetivo com maestria, digna de poucos! "Até outro mais ler". Abraços! ACMD

    ResponderExcluir
  2. Mestre!
    Obrigada! sempre foi prazerosa as leituras...mas te acompanho nos nos livros e vou voltar para buscar algum escrito aqui, ate
    Obrigada....obrigada...

    com carinho
    Elzira

    ResponderExcluir
  3. Muito querido mestre!
    Esta é a primeira vez que faço comentário em um blogue. Faço triste e agradecido. Triste porque, nos últimos três anos, o lia diariamente. Vou sentir saudades.
    Agradecido porque sou reconhecido por tudo que aprendi aqui. Entendo suas razões. Depois que comecei a ler no smartphone, há quase meio ano, as edições menos parecem menos agradáveis e mais de uma vez não chegava ao fim.
    Ainda acredito em livro suporte papel.
    Aguardo suas produções. Poste às vezes algo para matarmos saudades,
    Carlos Vincenza

    ResponderExcluir
  4. Só tenho a dizer que é uma pena não termos tua sabedoria para compartilhar, mas respeitosamente a decisão deve ser sábia! Cada um sabe de seus limites e interesses! Aproveita bem essa nova fase!!!! Boa viagem e boas férias! Aliás, feliz 2015!

    ResponderExcluir
  5. Astalavista teacher. you be back! Parodiando o personagem do "Exterminador do futuro" dou uma pincelada de humor apoiando e respeitando vossa decisão, pois se o sabemos sábio, sábias são as suas decisões. Entendas que sempre estarás em nossas reflexões e bate-papos matinais, pois as sementes plantadas são eternas.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, por tantas blogadas interessantes e espero que nao desapareça do Face também...vai ser bom ter noticias tuas

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo Prof Chassot, você está sempre presente nas minhas aulas. Procuro levar aos futuros profs de Química, um pouco das ideias e pensamentos que fazem parte do meu trabalho desde que assisti uma palestra tua na UFF ... já tem mais de 20 anos. E foi muito bom revê-lo aqui no IFRJ ... os meus alunos te conheceram tb. Obrigada por tudo. Mt paz, amor, saúde e luz em 2015 e sempre.

    ResponderExcluir
  8. Soneto-acróstico
    Ao Mestre

    Aurora já se foi agora é meio dia
    Mestre ousado quer luzes apagar
    E tudo aquilo que aqui acontecia
    Saindo tranquilo de forma salutar.

    Tantas opiniões no blog terçamos
    Refletidoras de prós e até contras
    E houve dia de brados e reclamos
    Com termos que a gente encontra.

    Haverá agora aqui uma vacância
    Amanhecer de um mundo vazio
    Sem aquela anterior importância.

    Se até o momento fluía como rio
    Outra será portanto a constância
    Tudo que era calor tornou-se frio.

    ResponderExcluir
  9. Estimado amigo e mestre Chassot.

    Passo aqui para agradecer por suas exímias contribuições trazidas a minha formação pessoal e profissional. Seus escritos me ajudaram a ressignificar muitos saberes... Reconheço que o BLOG alimentado diariamente com zelo e muita inspiração pelo senhor foi um importante catalisador para isso.

    Embora sempre muito discreto nos comentários (raramente o fazia), acompanhei diariamente os seus escritos, que foi/é/serão sempre formativos e inspiradores para mim.

    Por isso, deixo aqui registrado a minha gratidão por contribuires com a minha a formação e a de muitos outros (inclusive os meus alunos, futuros professores de Química, que também se inspiraram em seus escritos). Aprendemos bastante com as suas ideias, sobretudo a reconhecer que "todo conhecimento é um autoconhecimento". Essa foi a frase que conclui a minha Tese de doutorado, cuja inspiração se alicerça nos ensinamentos do senhor e do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos.

    Para finalizar, desejo ao senhor, a Gelsa e toda família um 2015 pleno, repleto de saúde, paz, alegrias e tudo de melhor. Tenham uma ótima viagem e, quem sabe, nos encontraremos em algum lugar do "velho mundo" durante essas férias... Parto para lá amanhã, de modo a continuar fazendo jus a alcunha cordialmente atribuído pelo senhor a mim: "trotamundo".

    E como esse será um período que dedicarás à escrirta de alguns livros (tenho certeza que tens repertório para algumas dezenas deles), incentivo a conclusão da obra sobre viagens... Há algum tempo tenho expectativas para desfrutar dessa leitura, que certamente terá prioridade frente as outras que se avolumam.

    Um grande abraço.

    Com estima, admiração e saudades,

    Vinícius

    ResponderExcluir
  10. Chassot,

    não acredito neste adeus. Não resistirás ao blogar. Não irei me despedir, até porque detesto despedidas.
    Mas vale o momento para te agradecer, de coração, pelas maravilhosas blogadas nestes últimos anos.
    Estou relendo (3ªX) "Para quem é útil o ensino". É caleidoscópico. Sempre descubro algo novo.
    Obrigado meu amigo. Chassot, nosso pensador.
    Abraço carinhoso do outro hemisfério

    ResponderExcluir
  11. Querido Chassot,
    Surpreende a decisão de encerrar o blog, mas acolho-a com respeito e apoio à decisão que a você parece ser a melhor. Aguardo como tant@s a colheita do livro que está sendo escrito. E é bom que o blog se encerre ou entre em descanso, como o faz, querido por tantas pessoas, vivo, sadio, presente. Obrigado por tudo.
    Tavinho

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado pelas blogadas, mestre.
    Luvander

    ResponderExcluir
  13. Caro Mestre
    Aprendi contigo a arte do blogar e certamente por um tempo perco a parceria neste fazer. Mesmo assim, quero manter o contato e de vez em quando volto para uma espiadela, da qual já havia me acostumado, mesmo não comentando corriqueiramente.
    Mas se isso te parece salutar, aumentando teu tempo disponível para outros projetos, por que não respeitar? Não é mesmo?
    Todavia, fica uma lacuna na alfabetização científica pelo Blog do Mestre Chassot.
    Uma boa semana e até uma próxima... JB

    ResponderExcluir
  14. Querido mestre Chassot,
    hoje tive uma surpresa que me deixou um tanto chateada. Ontem, por viagem não acessara o seu blog, algo que faço — ou devo dizer fazia — quase diariamente. Hoje sou surpreendida por uma decisão que respeito, mas devo concordar com o Jairo Brasil: fica uma lacuna (nos artefatos culturais que fazem) a alfabetização científica.
    Faço uma promessa, semelhante a outros que comentaram aqui. De quando em quando chegarei aqui para buscar alguma edição dita esporádica.
    Com expandida admiração
    Michaela

    ResponderExcluir
  15. Não acredito, porém entendo, e que assim seja.

    ResponderExcluir
  16. Caro amigo prof. Chassot:
    Acompanhando quase que dia a dia as suas postagens, nem me surprrendi com o anúncio final, por uma razão principal e uma secundária. A principal: a peregrinação do meu amigo, incessante, pelo Brasil, além de tornar dificil a postagem diária, é muito mais importante do que o blogue. A secundária: a migração dos internautas para outras mídias sociais (um amigo meu, por exemplo, me confessou não abrir mais sua caixa de emails. E por ai vai. Não lamentei tanto porque podemos, os dois, continuar com nossas mensagens até que cheguemos a outro denominador comum para a comunicaçlão recíproca.
    Nesta mensagem, mando meus votos natalinos (com o atraso de sempre) e o desejo de um 2015 repleto de peregrinações, de leituras, de viagens (pelo Brasil e pelo mundo), de amor pela parceira e familia e das amizades que envolvem sua frutuosa vida.
    Aproveito para lhe enviar meu úlltimo artigo deste ano.
    Abs

    ResponderExcluir
  17. Mestre,

    Numa das poucas músicas de letra e música, ambas de sua lavra, Milton Nascimento escreveu algo que eu gostaria de ter escrito, e que me lembra esse momento, para mim de perda de um canal de acesso a tua sabedoria de menino de cabelos grisalhos. A generosidade de repartir saberes e olhares sobre o mundo, típicas do educador, sempre se refletiram nas tuas palavras. Sentirei falta de doses maciças de novos textos, agora bissextos, todos prenhes de olhares com teus óculos de ver diferente o mundo... Sinto falta de uma Academia com mais Chassots, com a capacidade de enxergar os nexos entre Linus Pauling, Giordano Bruno, Isaac Newton, Paulo Freire e os saberes primevos das lavadeiras de beira de rio, de benzedeiras da periferia e da sabedoria das avós. Bom, tem o livro vindo por aí...há esperança no ciberespaço!

    Um abraço afetuoso, meu mestre!


    Pai Grande

    Meu pai grande
    Inda me lembro
    E que saudade de você
    Dizendo: eu já criei seu pai
    Hoje vou criar você
    Inda tenho muita vida pra viver

    Meu pai grande
    Quisera eu ter raça pra contar
    A história dos guerreiros
    Trazidos lá do longe
    Sem sua paz

    De minha saudade vem você contar
    De onde eu vim
    É bom lembrar
    Todo homem de verdade
    Era forte e sem maldade
    Podia amar
    Podia ver

    Todo filho seu
    Seguindo os passos
    E um cantinho pra morrer

    Pra onde eu vim
    Não vou chorar
    Já não quero ir mais embora
    Minha gente é essa agora
    Se estou aqui
    Eu trouxe de lá
    Um amor tão longe de mentiras
    Quero a quem quiser me amar (Pai Grande, Milton Nascimento, gravado em 1969).

    ResponderExcluir
  18. Carlos Augusto Normann,
    autor do comentário anterior publicou em seu blog http://cabmn.blogspot.com/2014/12/noticia-no-minimo-triste.html o texto que segue, encerrando com o mesmo poema de Milton Nascimento que encerra o texto anterior.

    O professor Attico Chassot é uma das maiores referências em Educação que conheço. Já falei sobre ele no blogue, e sempre tive muito respeito e carinho pela sua figura quase lendária. Tenho orgulho de vê-lo orientando Karina, criando aquele vínculo quase familiar conosco.

    Eis que o meu turno de trabalho tem uma surpresa agradável como um jab no queixo. Com 3000 blogadas, o blogue do Mestre Chassot não será mais alimentado com a sabedoria do professor (pelo menos foi o que ele declarou).

    A sensação de orfandade é grande. É como se você ficasse sabendo do afastamento de um ente muito querido. E o é, de fato. Ler Chassot é ter uma porta aberta para um universo de conhecimento, que bebe de fontes tão diferentes quanto os clássicos literários e científicos, ou os saberes primevos populares.

    Numa das poucas músicas de letra e música, ambas de sua lavra, Milton Nascimento escreveu algo que eu gostaria de ter escrito, e que me lembra este momento, para mim de perda de um canal de acesso à sabedoria de menino de cabelos grisalhos e calça com suspensórios, cujas palavras pude ouvir tantas vezes no IPA. A generosidade de repartir seus saberes e olhares sobre o mundo, típicas do educador, sempre se refletiram nas suas palavras.

    Sentirei falta de doses maciças de novos textos, agora bissextos, todos prenhes de olhares com seus óculos de ver diferente o mundo... Sinto falta de uma Academia com mais Chassots, com a capacidade de enxergar os nexos entre Linus Pauling, Giordano Bruno, Isaac Newton, Paulo Freire e os saberes primevos das lavadeiras de beira de rio, de benzedeiras da periferia e da sabedoria das avós. Bom, tem o livro novo vindo por aí...há esperança no ciberespaço!

    Um abraço afetuoso, meu mestre!

    ResponderExcluir