TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

15.- UMA VEZ MAIS NA LINDA VITÓRIA

ANO
 9
V I T Ó R I A – E S www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2988

Estou, desde a tarde de ontem em Vitória. O Espírito Santo custou a ser incluído no meu roteiro de viagens. Esta é a terceira vez que chego à linda capital capixaba. A primeira foi em novembro de 2009 para participar do II Encontro Capixaba de Química UFES e IF-ES. Recordo, então, de um espetacular apagão na região. A segunda foi em agosto de 2012 para participar na I Jornada Científica em Educação em Ciências e Matemática (I JECIM). Nas duas vezes vim para palestras.
Agora, estou aqui para algo que não sou muito afeito. Participar de três avaliações destinadas à promoção para professor titular no Centro de Ciências Exatas da UFES. Não me encanta brincar de deus e julgar a produção dos outros. Este compromisso só foi possível em minha agenda, pois houve cancelamento de atividade prevista para hoje na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática em Manaus.
Nestas minhas viagens, alimento a pretensão de fazer de meus leitores, viajores comigo. Por tal adito aqui breves curiosidades acerca da capital de onde hoje é postado, mais uma vez, este blogue.
Vitória é uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras são: Florianópolis e São Luís). Ela está localizada na Região Sudeste e limita-se ao norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.
Com uma população é cerca de 350 mil habitantes e é a quarta mais populosa do Estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila Velha, Serra e Cariacica).
Vitória — cercada pela Baía de Vitória — é uma ilha de tipo fluviomarinho. Além da ilha principal, Vitória, fazem parte do município outras 34 ilhas e uma porção continental. Originalmente eram 50 ilhas, muitas das quais foram agregadas por meio de aterro à ilha maior.
Vitória possui dois grandes portos, o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão. Esses portos fazem parte do maior complexo portuário do Brasil, que inclui vários portos do estado, e são considerados os melhores (em qualidade) do Brasil.
Estou em um hotel na Praia do Camburi. Aprendi um pouco desta geografia insular com meu amigo Sidnei Quesada, mais uma vez meu anfitrião aqui. Na noite de ontem fomos jantar em Vila Velha. Após o carioca, que há seis anos forma professores de Ciência no Mestrado do IF-ES, percorreu lindas avenidas para me apresentar às belezas capixabas.
Parece ficção. Mas a blogada de amanhã tem esta manchete:
DRONES JÁ ENTREGAM PIZZA EM SÃO PAULO.
Acredite, se quiser.

Um comentário:

  1. Mestre Chassot, tens o principal ingrediente que o torna um excelente avaliador; sabes ouvir. O verdadeiro sábio não é aquele que despeja o conhecimento onde o único som que se escuta é o eco da própria voz. Felizes são esses alunos agraciados com a oportunidade de passarem pelo seu crivo.
    Judex ille sapit qui darde censet et audit.

    ResponderExcluir