TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 13 de dezembro de 2014

13.- CONSELHOS DE UMA BOA VELHINHA

ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2986

Depois do duro texto do Guto de ontem, é preciso um sábado mais leve. Nesta preparação natalina, nada melhor que ouvir os conselhos de uma boa velhinha. Vale ler a Receita de Dona Cacilda. Espalhadas a rodo pela internet, mas talvez possa haver quem não as conheça.
Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos, miúda, e tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.
E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução.
Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.
Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.
- Ah, eu adoro essas cortinas...
- Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu seu quarto... Espera um pouco...
- Isto não tem nada a ver, ela respondeu, felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo minha expectativa.
E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...
Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.
- Simples assim?
- Nem tanto; isto é para quem tem autocontrole e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em consequência, os sentimentos.
Calmamente ela continuou:
- Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de Lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica.
Depois me pediu para anotar:
COMO MANTER-SE JOVEM
1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura.
Deixe que os médicos se preocupem com isso.
2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo.
(Lembre-se disto se for um desses depressivos!)
3. Aprenda sempre:
Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!
4. Aprecie mais as pequenas coisas.
5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar.
E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele ou ela!
6. Quando as lágrimas aparecerem, aguente, sofra e ultrapasse.
A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios.
VIVA enquanto estiver vivo.
7. Rodeie-se das coisas que ama: Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja. O seu lar é o seu refúgio.
8. Tome cuidado com a sua saúde: Se é boa, mantenha-a. Se é instável, melhore-a. Se não consegue melhorá-la, procure ajuda.
9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa
10. Diga às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.
E, se não mandar isto a pelo menos quatro pessoas - quem é que se importa?
Serão apenas menos quatro pessoas que deixarão de sorrir ao ver uma mensagem sua. Mas se puder pelo menos partilhe com alguém! "De nada vale a pena se não tocarmos o coração das pessoas."

4 comentários:

  1. Hoje, apesar de andar com os meus altos e baixos de saúde, sinto-me duplamente agraciado. Altamente motivado pela mensagem de otimismo dessa doce velhinha e pela graduação da minha eternamente "pequena" Thais em engenharia pela UFF. Vale ressaltar que a danadinha graduou-se com louvor levando um dez em seu projeto final. Nada mais reconfortante do que ver um filho nas sendas do bem.

    ResponderExcluir
  2. Muito queridos Antonio Jorge e Leidinha,
    esta postagem é de celebração.
    Comemoramos a Thais que com láurea se fez engenheira pela UFF.
    De umas poucas centenas de leitores diários deste blogue, penso que não existam outros como vocês, onde, de vez em vez, meus textos se fazem companhia no café matinal familiar.
    Assim, vibro com alegria de vocês pela formatura da Thais, que tive o privilégio de conhecer em uma de minha estada em Niterói. Que a ‘sempre pequena’ seja uma perene grande cidadã, também marcada pelo gene familiar.
    Com espraiada admiração
    achassot

    ResponderExcluir
  3. Acróstico
    À Dona Cacilda

    A vida não é só dores, ao contrário
    Saber como bem vivê-la dá o tom
    Seque-se que não existe calvário
    Ignore o ruim e curta o que é bom.

    Melhor escolher a senda a seguir
    Vivenciando as flores no caminho
    Incluindo uma esperança no devir
    Visto que ninguém está sozinho.

    E se ao andar encontra um limão
    Deixe de azedar por causa disso
    Onde houver tristeza você diz não
    Nunca se deixando ficar omisso.

    Assim mantendo aceso otimismo
    Cada dia fica muito mais atrativo
    Apesar de a frente existir abismo
    Cada obstáculo o tonará mais vivo.

    Inclua no seu dia-a-dia um sorriso
    Lide com óbices um de cada vez
    Devagar e sempre se for preciso
    Até que vivendo ache os porquês.

    ResponderExcluir