TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

08.- SUJAR-SE FAZ BEM À SAÚDE


ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2981
Uma segunda-feira, feriado em muitos municípios brasileiros: evocação do marianismo católico romano que marcou o Brasil da Colônia até a República. No sábado a Gelsa e eu fomos a um muito original casamento em sítio no Itacolomy, onde o oficiante era um poliministro (que faz casamentos de qualquer religião, de budistas e até de ateus). Na manhã de domingo, mais uma vez um estar social: estivemos na descoberta de Matzeiva (inauguração de túmulos) de um casal de tios. Uma e outra cerimonia foram espaços de aprendizagens.
Duas mensagens completam esta edição:
De: Attico Chassot   Para: André Sarriá

Data 06/DEZ/2014 às 17h34min

Querido amigo André,
nesta quarta voltei à Anápolis, que evoca nossa história comum.
Refiro isso no blogue de hoje.
​Saudades​

De: André Sarriá  Para: Attico Chassot   
Data 06/DEZ/2014 às 17h54min
Prezado amigo e mestre,
numa tarde fria e chuvosa ao sul da Inglaterra, recebo seu caloroso e-mail. De antemão agradeço por aquecer meu coração de boas lembranças.
Incrivelmente durante a semana assisti a uma palestra e me recordei deste incrível educador Brasileiro a quem neste exato momento escrevo este e-mail.
Repasso o que assisti.
Quando eu era criança, meu pai, que desconhecia qualquer mecanismos
de reações bioquímicas, me dizia que se eu quisesse ser uma pessoa mais feliz que eu devesse me sujar.
Na época isso era estranho, pois mamãe ficaria enfurecida, mas papai me dizia que a alegria de um agricultor estava na terra, ao trabalhar a terra o homem seria mais equilibrado psicologicamente, estaria mais satisfeito consigo e feliz.
Retomo a palestra assistida durante esta semana. Pesquisadores descobriram que no solo existe uma bactéria chamada Pseudomonas vacae, esta bactéria libera um composto químico pelo ar e quando respiramos este composto, ele entra no cérebro e desencadeia uma série de reações bioquímicas aumentando consideravelmente a produção de serotonina e outros hormônios responsáveis pelo bem estar.
Não é incrível? conhecimento popular antigo sendo provado cientificamente e novamente entender a comunicação da natureza nos levará a sermos melhores em tudo. Portanto meu caro amigo, se suje, aprecie ainda mais suas flores em seu apartamento, suje as mãos com a terra que as mantém vivas.
Um forte abraço.
Tite

Enviado do Yahoo Mail para iPad
_______________________________
André Sarria, Ph.D.
Scientific Researcher
Chemical Ecology
Rothamsted Research - Harpenden - United Kingdom

Na edição de amanhã, mais uma vez voltamos a sequências da blogada do último sábado. Tite e Jair com poesia serão assuntos.

2 comentários:

  1. Soneto-acróstico
    À sujeira

    Espera-se, não se suje a criança
    Sua saúde pode depender disso
    Um petiz que faz muita lambança
    Já com doença faz compromisso.

    Assim maior parte dos genitores
    Revela pela sujeira sua aversão
    Sujeita-se aos medos e temores,
    Engana-se, sujar-se faz mal não.

    Feliz o pequeno que rola na lama
    Assume aquele seu lado Cascão
    Zune pela poeira e deita na cama.

    Bem vindas essas sujas de carvão
    E sendo assim tua mamãe te ama
    Menino todo sujo é um menino são.

    ResponderExcluir
  2. me sinto muito feliz de poder contribuir e fazer a "maquina dos saberes" girar. Obrigado ao mestre Attico e ao poeta Jair. De antemão faço uma errata ao nome da bactéria Mycobacterium vaccae.

    ResponderExcluir