TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

10.- ¿QUAL SEU NÍVEL DE TELEPRESSÃO?


ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2983

Depois da Síndrome de Burnout e do Mal estar docente, professores e outros trabalhadores (especialmente do mundo acadêmico) estão sendo vitimados por uma nova doença: telepressão. Parece que neste dezembro a doença já se faz andaço.
O conceito de telepressão, termo proposto por pesquisadores do departamento de psicologia da Nothern Illinois University, serve para os trabalhadores que não conseguem se livrar da ansiedade para responder mensagens de trabalho assim que elas chegam. Serve para email, Whatsapp e até recados na secretária eletrônica.
De acordo com a pesquisa, conduzida pelas professoras de psicologia Larissa Barber e Alecia Santuzzi, os trabalhadores que têm alto nível de telepressão estão mais favoráveis à estafa, falta de foco, sintomas de abstinência, falta de qualidade de sono. Segundo o estudo, a possibilidade de responder mensagens remotamente contribui para a flexibilidade do funcionário, mas pode ter um custo muito alto, como problemas de saúde provocados por estresse.
“Empregados começam a sentir que devem estar disponíveis às solicitações do trabalho o tempo todo. Esse tipo de conexão contínua não permite que as pessoas tenham tempo suficiente para se recuperar do trabalho”, explicou Larissa Barber, ao site da universidade de Illinois. Para a pesquisadora, as empresas deveriam encorajar o tempo desconectado e os trabalhadores poderiam poupar os assuntos do trabalho para a hora do expediente.
Teste: Você sofre de telepressão?
Para todas as afirmações abaixo, pense em como você usa a tecnologia para se comunicar no seu trabalho. Especificamente, pense nos meios que permitam respostas imediatas (email, mensagem de texto, mensagem de voz) e pense em o quanto você concorda com cada item. Se você 'concorda' ou 'concorda muito' com algum desses itens, você pode estar sofrendo do novo mal.
1. É difícil me concentrar em outras coisas quando eu recebo uma mensagem
2. Eu me concentro melhor em outras tarefas quando eu já respondi minhas mensagens
3. Eu não consigo parar de pensar na mensagem até respondê-la
4. Eu sinto uma necessidade profunda de responder aos outros imediatamente
5. Eu me sinto pressionado a responder no momento em que eu recebo uma solicitação de alguém
6. É difícil resistir a responder à mensagem imediatamente.
Cuide-se, se teve vários ‘concordo’ ou ‘concordo muito’!         

3 comentários:

  1. Estarei, por tempo indeterminado, hospitalizado. Aguardo orações, torcida e "pensamento positivo" em prol de minha cura. Fui...

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Vanderlei,
    espero que sua hospitalização não seja consequência desse andaço de telepressão.
    Faremos tele orações ou telepensamento mágico.
    Na torcida pelo teu rápido restabelecimento,
    achassor

    ResponderExcluir
  3. Acredito que nesses tempos da era da comunicação instantânea, estamos todos tal qual o Vanderlei, casos perdidos!

    ResponderExcluir