TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 25 de novembro de 2014

25.- DO DIÁRIO DE UM MESTRE ESCOLA

ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2968

No final de julho, contava aqui, que entre outros encargos docentes, em 2014/2 lecionaria pela primeira vez a disciplina Ética, Sociedade e Meio Ambiente. No Centro Universitário Metodista do IPA é uma disciplina obrigatória para as licenciaturas. Mesmo quando se está no 54º ano de magistério uma disciplina nova é um grande desafio.
A turma que tenho é nas manhãs de terças, para um grupo de 30 alunos da Licenciatura em Música. A maioria são músicos profissionais, alguns com extensa experiência. Vêm à Universidade para obter habilitação para exercerem o Magistério. Há também um aluno de Pedagogia no grupo, há muito envolvido com Educação. O grupo traz uma riqueza de saberes muito densa e as aulas são seminários (no seu sentido etimológico) onde vicejam saberes significativos.
Nesta terça, em nosso 18º encontro do semestre, teremos uma avaliação. Quando terminei de elaborar o instrumento para a coleta de informações acerca do aproveitamento dos discentes, ao contemplá-lo, senti-me gratificado. Os alunos deverão responder a oito questões fazendo uma auto avaliação de seus fazeres e de suas discussões. Permito-me exemplificar quatro itens, aqui, para compartir uma das experiências deste semestre.
2.- O filme O pesadelo de Darwin assistido em 19 de agosto foi significativo para mim, pois ________. E quanto à resenha que escrevi destaco __________
3.- A pesquisa de campo realizada em 23 de setembro (acerca de alterações no meio ambiente) me envolveu, em pareceria com __________ foi marcada pela descoberta de ___________ Justifico a importância do relato de nossa dupla, pois ___________ Quanto aos relatos de outros grupos nas terças subsequente destaco, para minha formação, o que segue: __________
5.- Acerca de discussões de temas envolvendo dimensões éticas trazidos à sala de aula, manifesto-me (sabendo que uma opinião divergente não me prejudicará) assim acerca de três assuntos:
5.1.- Eutanásia _______________________________________ _____
5.2.- Descriminalização do aborto ______________________________
5.3.- Reorientação sexual (cirurgia para) ______________________
6. Acerca da eugenia, depois de assistir em 18 de novembro o filme Homo sapiens, 1900 posiciono-me__ ________
Mesmo antes de amealhar as respostas, autorizado pelo que conheço do grupo, vibro como a minha primeira edição de Ética, Sociedade e Meio Ambiente. Já prelibo um próximo semestre.

4 comentários:

  1. A ética nos dias de hoje é cada vez mais jóia rara em qualquer segmento de nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Chassot, gostei da ideia! Irei elaborar algo parecido para avaliar o aproveitamento de meus alunos em Seminários Integrados e Projetos. Obrigado pela dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou aluno do Mestre!! Foi uma prova ótima!!!! Marlon Tatsch

      Excluir
  3. Professor Chassot,
    mesmo que não tendo o privilégio de ser aluno desta disciplina, lendo excertos da avaliação foi possível conhecer e aprender muito com o blogue de hoje.
    Muito obrigado por mais este diário de um Mestre Escola.
    L L L

    ResponderExcluir