TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 1 de novembro de 2014

01.- FAZERES E SABERES DO COTIDIANO ESCOLAR

ANO
 9
S O R O C A B A — S P
EDIÇÃO
 2944

Inauguro novembro em lugar inédito para mim. Estou, desde ontem à tarde, pela primeira vez em Sorocaba. Cheguei a esta cidade em três etapas de cerca de uma hora cada. Primeiro, de Juiz de Fora à Goianá, atenciosamente conduzido pelos colegas Cassiano e Cristiane. Depois, realizei um voo em uma avioneta, que ensejou experimentar turbulências como poucas vezes enfrentei. Por fim de Viracopos até o hotel, no aristocrático Parque Campolim, em carro contratado pela Prefeitura de Sorocaba, nesta etapa ouvi os sucessos e insucessos do Ricardo, um hábil motorista. O hotel é limítrofe com o município de Votorantim.
Na manhã deste sábado sou debatedor no 16º Seminário Internacional de Educação de Sorocaba, que iniciou na noite de ontem, e se estende neste sábado. O evento é promovido pela Prefeitura de Sorocaba, reúne cerca de 1.200 participantes. O Seminário congrega dois outros encontros formativos, visando compartilhar estudos e experiências. Serão realizados o V Fórum Educa em Ação e o II Seminário Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). As atividades são na UNISO – Universidade de Sorocaba.
A temática proposta nesta edição do Seminário Internacional é um desdobramento dos processos de reflexão contínuos realizados pelas instituições educacionais em diferentes momentos de planejamento realizados ao longo do ano. Portanto, sob a temática “Fazeres e Saberes do Cotidiano Escolar: desafios do contemporâneo” o evento estrutura-se em seis eixos que, por sua vez, desdobram-se em conferências, mesas-redondas, relatos de experiências, painéis e mostra fotográfica.
Minhas ações estão definidas para o Eixo 1: cotidiano escolar alfabetização e letramento: concepção de alfabetização e letramento em todas as áreas do conhecimento. Devo registrar que de minhas falas deste ano, a desta manhã foi a que mais me envolveu em sua preparação. À tarde vou a Viracopos e de lá voo a Porto Alegre. 
Participo também de um almoço com os demais convidados dos quais a estrela é Prof. António Nóvoa (Universidade de Lisboa) que fará a conferência de encerramento: Como será o cotidiano escolar no século 21? A escola tem futuro?
Adicionar legenda
Uma pequena informação desta cidade: Sorocaba é a quarta mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) e a mais populosa da região sul paulista, com uma população de cerca 1,3 milhão de habitantes sendo, portanto, uma capital regional. A imagem é do por-de-sol de ontem, tirada da janela do apartamento do hotel.

Um comentário: