TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 9 de novembro de 2014

09.- UM DIA PARA OLHAR A HISTÓRIA.

ANO
 9
UMA EDIÇÃO HISTÓRICA
EDIÇÃO
 2952

Hoje é um dia de densas evocações. Há 25 anos, houve uma revolução na história da humanidade. O maior e mais imponente divisor físico entre um limite do que se dizia ser entre o Ocidente e o Oriente, ou entre a democracia ou o comunismo, desaparece em 9 de novembro de 1989. Isto parecia incrível e mesmo impensável.
O antes sólido e quase intransponível Muro de Berlin se esboroa. Nesta data, multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em uma atmosfera de celebração. O Muro caiu! Era o grande mote de festejamento.
O Muro de Berlim (em alemão Berliner Mauer) era uma barreira física construída pela República Democrática Alemã (RDA — Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e a República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Em 3 do outubro de 1990, a RDA e RFA foram reunificada (e claro, Berlin) como um só país.
Em julho de 1989, dei-me, como presente de meus 50 anos, uma primeira viagem que implicava cruzar o Atlântico. A chegada e a partida da minha primeira vez na Europa foi a França. Esta, então, se engalanava festejando o bicentenário da Revolução Francesa. A viagem foi típica de quem realizava um sonho de ir à Europa a primeira vez: em 37 dias, 11 países. Minha competente cicerone foi a Gelsa que, por já ter morado na Europa, soube fazer uma maravilhosa seleção e foi companhia preciosa.
Tivemos o privilégio de estar nesta viagem na RDA e na RFA e nas duas partes de Berlin (Ocidental e Oriental). Atravessamos, então, o muro no dia 13 de julho de 1989, a quatro meses da queda, para ir, desde Berlin Ocidental à Berlin Oriental e a RDA, onde visitamos museus, pontes e vários monumentos históricos. Na foto a Gelsa e eu, no dia 10 de julho de 1989, quando visitamos o Muro no lado Ocidental. Vivemos uma experiência singular e muito difícil de entender: as mesmas ruas, o mesmo (ex)metrô, as mesmas praças, os mesmos lagos, o mesmo povo... divididos por um muro.
O histórico 9 de novembro de 1989 se dá no bojo de uma onda revolucionária que varreu as duas Alemanhas. O governo da Alemanha Oriental anunciou nesta data, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da República Democrática Alemã poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental.
O Muro de Berlim (em alemão Berliner Mauer) era uma barreira física construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental com ordens de atirar para matar (a célebre Schießbefehl ou "Ordem 101") os que tentassem escapar, o que provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas.
Antes da construção do Muro, 3,5 milhões de alemães orientais superaram restrições de emigração do Leste e fugiram para a Alemanha Ocidental, muitos ao longo da fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. Durante sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental por mais de um quarto de século.
Após o 09 de novembro de 1989, ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenires. Tenho entre as minhas recordações de viagem um pedacinho do muro, que me foi presenteado pela Liba. Hoje, como atração turística pode se ver pequenos trechos do muro. Em alguns locais se pode ver marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido. O Muro caiu, mas a história não pode e não deve ser apagada. Isso a Berlin de 2014 parece nos assegurar.

3 comentários:

  1. E ainda existem idiotas que levantam bandeiras por um muro em nosso eclético Brasil...

    ResponderExcluir
  2. Acróstico – Mauer

    Contra um raciocínio mais elementar
    Ante um planeta em total estupefação
    Inimigos do mundo num gesto singular
    Obtiveram separação do povo alemão.

    Mauer monstruoso, parede opressiva
    Um muro assim chamado da vergonha
    Resistiu décadas como barreira viva
    Ostentando a transcendental peçonha.

    Derrubou-o povo depois que Gorbachev
    Em gesto grandiloquente criou Glasnost
    Bendisse liberdade apesar duma greve
    Embora a Alemanha Oriental não goste.

    Raiou a luz que a humanidade ilumina
    Longe portanto daquela bota opressora
    Indicando nascimento de nação menina
    Maior, muito maior do que outrora fora.

    ResponderExcluir
  3. É a demonstração da possibilidade de se viver juntos, mesmo que não se pense de forma igual. Dividir não resolve.

    ResponderExcluir