TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

21.- UMA MOSTRA DE CIÊNCIA

ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2964

Depois de uma tríplice jornada na URI Frederico Westphalen, no começo desta sexta já estou retornando à Porto Alegre. Nesta manhã participo, como convidado, da II Mostra Científica e Cultural do Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama. No ano passado tive a honra de ser o Patrono da primeira edição.
O Prof. Me. Guy Barros Barcellos, Biólogo e Doutorando em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS, o excepcional dinamizador de mais uma edição desta mostra escreve:
Será um momento muito especial para nossos alunos, a culminância de um ano de projetos e pesquisas. Um ano de aventuras no mundo do saber e no oceano do pensar. A maioria dos projetos apresentados são frutos da curiosidade dos alunos. Todos germinaram do chão da escola e foram nutridos pelas buscas de informações, palestras, oficinas, visitas a museus, experimentos e entrevistas dentro e fora dos muros da escola. Nossos alunos são verdadeiros guerreiros. Muitos vêm de ambientes pouquíssimos recursos favoráveis ao desenvolvimento pleno do ser humano, no entanto conseguem vencer muitas tormentas que suas vidas lhes impõem. Estarão, nessa mostra, expondo o que sabem, aquilo que aprenderam e construíram num ano letivo de esforço, erros, acertos, fracassos e sucessos. Aprendendo a pensar, exercitando o aprender, questionando a realidade que os cerca, em suma: emancipando-se.
O Prof. Guy, ao reconhecer os fazeres dos professores de diferentes instituições de ensino superior (listados ao lado) que farão as avaliações dos trabalhos diz:
Agradeço comovido pela gentileza de participarem de um verdadeiro festival da alfabetização científica, no qual os seus protagonistas são alunos e alunas vindos de plurais realidades, provando que a escola pode/deve produzir conhecimento em uma atmosfera de acolhimento e liberdade.
Adito a relação dos trabalhos que serão avaliados para que os leitores possam conhecer a extensão da II Mostra do IEEPG:




3 comentários:

  1. Acróstico
    Ciência

    Vida e perpetuação neste Planeta
    Inclusive desenvolvimento e lazer
    Vão muito melhor, tirando de letra
    Apoiados na ciência, no seu saber.

    A ciência permeia toda nossa vida
    Comanda e melhora a qualidade
    Indica e sugere do começo à saída
    Ênfase na cultura e transitoriedade.

    Nada permanecerá sem explicação
    Coisas que parecem mistério agora
    Indica que resolvidas um dia serão
    Apenas talvez com alguma demora.

    ResponderExcluir
  2. Professores ensinam o caminho das pedras, conduzindo os seus pupilos a portos seguros, lhe dando asas para seus próprios voos. É característica de gente abnegada que abre mão de muitas horas de descanso em prol de terceiros. Juntos preparam um país melhor.

    ResponderExcluir
  3. Um evento como o referido é apenas parte de tudo o que se faz, mesmo sabedores das condições de nosso ensino. Belíssima iniciativa. Parabéns aos educandos, professores e demais envolvidos. E com o reconhecimento do Mestre, já demonstra a grandeza da Mostra.

    ResponderExcluir