ANO
9 |
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
|
EDIÇÃO
2968
|
No final de julho,
contava aqui, que entre outros encargos docentes, em 2014/2 lecionaria pela
primeira vez a disciplina Ética,
Sociedade e Meio Ambiente. No Centro Universitário Metodista do IPA é uma
disciplina obrigatória para as licenciaturas. Mesmo quando se está no 54º ano
de magistério uma disciplina nova é um grande desafio.
A turma que tenho é nas manhãs de terças, para um grupo de 30 alunos da Licenciatura em Música. A maioria são músicos profissionais, alguns com extensa experiência. Vêm à Universidade para obter habilitação para exercerem o Magistério. Há também um aluno de Pedagogia no grupo, há muito envolvido com Educação. O grupo traz uma riqueza de saberes muito densa e as aulas são seminários (no seu sentido etimológico) onde vicejam saberes significativos.
A turma que tenho é nas manhãs de terças, para um grupo de 30 alunos da Licenciatura em Música. A maioria são músicos profissionais, alguns com extensa experiência. Vêm à Universidade para obter habilitação para exercerem o Magistério. Há também um aluno de Pedagogia no grupo, há muito envolvido com Educação. O grupo traz uma riqueza de saberes muito densa e as aulas são seminários (no seu sentido etimológico) onde vicejam saberes significativos.
Nesta terça, em nosso 18º
encontro do semestre, teremos uma avaliação. Quando terminei de elaborar o
instrumento para a coleta de informações acerca do aproveitamento dos
discentes, ao contemplá-lo, senti-me gratificado. Os alunos deverão responder a
oito questões fazendo uma auto avaliação de seus fazeres e de suas discussões.
Permito-me exemplificar quatro itens, aqui, para compartir uma das experiências
deste semestre.
2.- O filme O pesadelo de Darwin assistido em 19 de
agosto foi significativo para mim, pois ________. E quanto à resenha que escrevi
destaco __________
3.- A pesquisa de campo realizada em 23 de setembro (acerca de
alterações no meio ambiente) me envolveu, em pareceria com __________ foi
marcada pela descoberta de ___________ Justifico a importância do relato de
nossa dupla, pois ___________ Quanto aos relatos de outros grupos nas terças
subsequente destaco, para minha formação, o que segue: __________
5.- Acerca de discussões
de temas envolvendo dimensões éticas trazidos à sala de aula, manifesto-me
(sabendo que uma opinião divergente não me prejudicará) assim acerca de três
assuntos:
5.1.- Eutanásia
_______________________________________ _____
5.2.- Descriminalização
do aborto ______________________________
5.3.- Reorientação
sexual (cirurgia para) ______________________
6. Acerca da eugenia,
depois de assistir em 18 de novembro o filme Homo sapiens, 1900 posiciono-me__ ________
Mesmo antes de amealhar
as respostas, autorizado pelo que conheço do grupo, vibro como a minha primeira
edição de Ética, Sociedade e Meio
Ambiente. Já prelibo um próximo semestre.
A ética nos dias de hoje é cada vez mais jóia rara em qualquer segmento de nossa sociedade.
ResponderExcluirChassot, gostei da ideia! Irei elaborar algo parecido para avaliar o aproveitamento de meus alunos em Seminários Integrados e Projetos. Obrigado pela dica.
ResponderExcluirAbraços
Eu sou aluno do Mestre!! Foi uma prova ótima!!!! Marlon Tatsch
ExcluirProfessor Chassot,
ResponderExcluirmesmo que não tendo o privilégio de ser aluno desta disciplina, lendo excertos da avaliação foi possível conhecer e aprender muito com o blogue de hoje.
Muito obrigado por mais este diário de um Mestre Escola.
L L L