TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

24.- ¿COMO VOCÊ LÊ ESTE BLOGUE?


ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2967
Li, neste fim de semana, que em data deste novembro, pela primeira vez, mais usuários acessaram o site de um grande jornal brasileiro pelos smartphones do que pelos computadores. E daí? Daí que provavelmente este blogue seja, nos dias atuais, cada vez mais acessado por smartphones.
Sendo isso veraz, nestes quase nove anos de blogue, mudou a maneira de como os leitores leem meus blogares. Eu continuo com mesma maneira de editar. A situação, agora, é outra.
Há pelo menos duas consequências: a primeira, algo que consome tempo é formatação e editoração de imagens, onde tenho o cuidado de definir o que vai à esquerda ou à direita ou no centro; isto se perde no smartphone. A segunda, texto extensos são impalatáveis em smartphones, logo vou perseguir muito esta segunda consequência; farei textos menores.
Em geral, meu primeiro acesso ao blogue, faço-o pelo smartphone (até para ver se ele entrou em circulação, quando de uma prepostagem. Então desejo que meus leitores vejam em computador o mesmo em tablete. Isso é cada vez menos provável.
Leio, na mesma notícia que pesquisa divulgada em outubro no Reino Unido, com 2 mil usuários, revelou que eles consultam o celular 221 vezes, em média, por dia, num total de três horas e 16 minutos dedicados ao aparelho. Que loucura! O que é mesmo que a gente fazia nessas três horas quando o celular não tinha acesso à internet?
Parece que o texto é suficiente para desejar uma boa semana a cada uma e cada um. Ainda um convite: leiam depois esta blogada num computador (de verdade) ou num tablete.

5 comentários:

  1. Caro amigo: sou escravo do computador, nunca do telefone. Assim, posso acessar seu blogue com tranquilidade e com boa visualização do texto e das imagens. Mas, como diria o poeta, resistir (ao progresso) quem há de?
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Attico,

    já acessei a partir de smartphones, mas a maioria esmagadora de meus acessos é no notebook, que me concede uma leitura agradável de tuas linhas no blog.

    Abraços,

    PAULO MARCELO

    ResponderExcluir
  3. Leio e comento o blog diariamente, na minha luta para adaptação com as novas tecnologias ratifica o velho ditado "na luta do mar com o rochedo quem se estrepa é o marisco". Pela praticidade sentamos ao café e eu com meu smart leio a blogada e começamos a conversar. Paulatinamente vou digitando o meu comentário, uma opinião aqui, um pitaco ali, pronto; finalizo a digitação e envio. Num passe de mágica vejo estarrecido que não eventualmente minhas mensagens somem. Procuro no blogue, tento voltar ao menu anterior, e nada. Geralmente vou ao pc e faço um novo comentário, mas na maioria das vezes deixo aquele comentário perdido aos gnomos do mundo mágico da informática.

    ResponderExcluir
  4. Acróstico
    Virtualendo

    Ler, o mesmo charme já não tem
    Indispensável foi suporte de papel
    Virou a leitura da eletrônica refém
    Risível, o leitor agora está ao léu.

    Acabou com livro nossa intimidade
    Reler páginas velhas manuseadas
    Indicando que o livro era potestade
    Além disso ia conosco nas estradas.

    Virtuais nossas livrarias agora são
    Incluídas em certas redes sociais
    Retiram da leitura gosto e emoção
    Talvez realmente um pouco mais.

    Um dia vou comprar “smart” então
    Assim posso ler os livros e que tais
    Lendo, talvez me sinta antenadão.

    ResponderExcluir
  5. É louvável que hajam inúmeras maneiras de se acessar o conhecimento, as informações, os escritos. No entanto, penso que primeiro importa o conteúdo, o acesso. Se o mestre "hieroglifar" seus escritos em pergaminho os lerei da mesma forma. Enquanto isso usemos todas as ferramentas possíveis. Sinto que evoluí, utilizo o notebook. Poi meu fone (aparelho celular) ainda é de "botão"(tecla). Boa semana a todos!!!

    ResponderExcluir