ANO
9 |
Livraria virtual em
www.professorchassot.pro.br
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EDIÇÃO
2922
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Como
anunciei na edição de ontem, minha quinta foi de três turnos em Frederico
Westphalen, mais precisamente na URI, onde estou vinculado ao Programa de Pós
Graduação em Educação. Depois de cumprida agenda
nos três turnos e gratificado pelos fazeres acadêmicos com as mais diferentes
atividades, especialmente com as significativas colaborações trazidas à
proposta de dissertação da Izaura, estou voltando. À noite, na oficina de
escrita foi bom ‘abrir uma nota de rodapé para falar dos NOVE (8 homens + 1 mulher)
laureados com o Nobel nesta semana. À tarde assisti uma original oficina de
literatura angolana. Quando esta edição começa circular estarei recém iniciando
o meu retorno, em uma viagem de ônibus, de um pouco mais de seis horas.
Este
semestre, no Centro Universitário Metodista do IPA, estou lecionando, pela
primeira vez, a disciplina Ética, Sociedade e Meio Ambiente. Isto tem me
envolvido em uma dimensão ambientalista. O meio ambiente — habitualmente
chamado apenas de ambiente —,
envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma
região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos.
O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são
identificados por seus componentes.
Meio
ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema
natural, e incluem toda a vegetação, animais, microrganismos, solo, rochas,
atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente
também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima,
assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.
Para
as Nações Unidas, meio ambiente é o
conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de
causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres
vivos e as atividades humanas. A preservação do meio ambiente depende muito da
sensibilização dos indivíduos de uma sociedade. A cidadania deve contemplar
atividades e noções que contribuem para a prosperidade do meio ambiente. Desta
forma, é importante saber instruir os cidadãos de várias idades, através de
formação nas escolas e em outros locais.
Na semana passada (dia 1o,
quarta-feira) contei aqui acerca dos relatos de trabalhos de campo, realizados por
alunos da Licenciatura em Música, dentro da proposta de detectar e descrever
(tão detalhadamente quanto possível, inclusive com fotos) uma transformação no
meio ambiente, por meio de trabalho
(ou pelo uso da Ciência). Se esta for
prejudicial, sugerir alternativa para corrigir a ação. Se favorável,
justificar, isso. Já por duas sessões, tem havido relatos magníficos.
Maria Clara, com sua irmã Carolina, ao fundo, no litoral fluminense |
Com
este mesmo adjetivo magnifico, trago
hoje aqui, outra mirada ao meio ambiente. Sua autora é Maria Clara Chassot Martins, uma menina que cursa o terceiro ano
do ensino fundamental. Ela estuda na Escola
Municipal do Braga, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, com duas muito dedicadas
professoras: Lígia e Lucrécia.
Se o sobrenome autoral pode trazer alguma suspeição ao
qualificativo que dou a produção, confesso com orgulho: eu sou o avô materno da
artista e poeta que demonstra muito apreço ao meio ambiente.
A Maria Clara é a autora dos dois desenhos que estão acima e
do poema que encerra a publicação. Quando, há dias passados, ela o leu para mim,
vibrei. E por tal compartilho o texto aqui. Nesta produção manifesto o meu
viver os dulçores do avonar.
Que a pequena Maria Clara siga os passos do avô enriquecendo nossa literatura, ou se torne como minha Thais uma Engenheira ambiental. O maiúscula no "Engenheira" é por conta de um velho pai orgulhoso de sua filha.
ResponderExcluirAbraços
Mestre Chassot,
ResponderExcluirhá um saber primevo que diz: “filho de tigre nasce pintado”. A Maria Clara tem no seu DNA a erudição e a sabedoria do avô.
Parabéns à ela, ambientalista que diz porque está no Planeta
O mundo precisa de pessoas como a pequena Maria Clara. Cuidar do meio ambiente é essencial para a sobrevivência de um modo de vida natural. A ética como balisador para as relações entre os indivíduos. Cuidar do meio ambiente é, sobretudo, cuidar do outro.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLinha do tempo Chassot
ResponderExcluirPois mistério a discutir não existe
Há uma tênue linha que tudo une
Se avô mantém a mente em riste
Neta a esse fato não está imune.
Do avô, ambiente é preocupação
A qual ele carrega para todo lado
Sua neta não precisa procuração
Para assumir um saber antenado.
Portanto genes são sua herança
E essas coisas sabemos como é
Aparecem na privilegiada criança
Porquanto não são questão de fé.
É assim que a evolução avança
Pois a fruta não cai longe do pé.
Mestre estimado,
ResponderExcluirtens como te orgulhar da Maria Clara, mas ela certamente também deve se orgulhar muito de seu avô. Ela mostra bem suas raízes.
Uma e outro merecem minha maior admiração.
L L L