TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 22 de julho de 2014

22.- UM HOLOCAUSTO REEDITADO


ANO
 8
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2842

Na próxima semana este blogue completará 8 anos. São mais de 2,8 mil edições. Nos últimos dias, com muita frequência, o que mais evoco é a edição de 01 de fevereiro deste ano. Eu publiquei então, um relato doloroso, de uma visita que fizera no dia anterior.
Na Palestina em resumo vimos: construção de milhares de moradias de muito boa qualidade para colonos israelis (aqui a expressão 'colonos israelis' deve ser vista como cidadãos urbanos, profissionais liberais e trabalhadores de diferentes ramos, sem nenhuma conotação com trabalhadores rurais); erguimento de quilômetros de muros, separando palestinos e os fazendo viver em guetos em territórios que ocupam há milênios.
Uma situação dolorosamente complexa. Há algumas fotos que fiz na tarde de ontem.
Assim, parece ser impossível sonhar com nenhuma de duas situações no Oriente Médio: dois países: um israeli e outro palestino. Ou um único país co-gestionado por israelis e palestinos. Uma e outra das alternativas, agora, parecem utópicas.
Gostaria apenas de dizer aos meus leitores que a cada dia os palestinos veem seus territórios usurpados pelo aumento de ‘colonos’ que são implantados por Israel, para assegurar maiores territórios que aqueles que foram definidos pela ONU em 1948.
Ontem, o El mundo de Madrid publicou um artigo de Najib Abu-Warda, professor de Relações Internacionais da Universidad Complutense, a Universidade onde em 2002 fiz pós-doutoramento. Trago apenas dois excertos e a foto que ilustrou a análise. A íntegra pode ser lida em: http://www.elmundo.es/internacional/2014/07/20/53cbe1b5268e3e98138b4574.html
El análisis  CONVULSIÓN EN ORIENTE PRÓXIMO 
Del holocausto nazi al sionista
Hoje, 70 anos depois do Holocausto, Israel está cometendo genocídio contra os palestinos. A atual operação israelense na Faixa de Gaza causa centenas de mortes, milhares de feridos e destruição da infraestrutura. Em Gaza, uma cidade sitiada, bloqueada e sujeita a ataques por parte do exército israelense por terra, mar e ar, como na Palestina, o governo israelense e o exército cometem crimes de genocídio, de guerra, crimes contra a humanidade, agressão e terrorismo de Estado. São crimes condenáveis pelo direito internacional.
Hoje, 70 anos após o genocídio nazista contra os judeus,  se comete crimes de guerra e genocídio na Palestina, enquanto a comunidade internacional é incapaz de tomar qualquer decisão, e muito menos realizar qualquer ação. Mas acima de tudo e apesar de tudo, o governo sionista se esquece de que quanto maior o ataque, maior a reação, e que o povo palestino se apega ao direito de se defender contra a agressão, ocupação e genocídio.
É uma questão de tempo.

4 comentários:


  1. Alo Mestre!
    Sempre com meu blog na madrugada! Hoje , alguem la da Italia, lia ao mesmo tempo real que eu...eu acho muito bom...para mim o primeiro bom pensamento do dia : ler o blog....ja adianto parabens pelo aniversario do mesmo..obrigada...
    Elzira


    ResponderExcluir
  2. Um dado importante e esclarecedor; balanço das últimas vítimas, 500 palestinos e 20 israelenses. Isso mostra um massacre de um povo que nem tem exército constituído. O pior, tudo em nome de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de morte acontece sempre que falta educação e diálogo entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Israel, com tal genocídio, não estaria permitindo aflorar o mesmo ódio que levou o Nazismo a fazer o que se fez com o povo judeu, mesmo com o Ocidente rico e os EUA ao seu lado? Talvez só o tempo para dizer.

    ResponderExcluir