TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 4 de julho de 2014

04.- OLHARES SOBRE O SÉCULO 20 ômega

ANO
 8
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2824


Na blogada de ontem dizia que, mesmo que já estejamos completando quase três lustros do século 21 propunha, agora, olhares sobre século 20. Justificava isso, pois quase todos os leitores deste texto, muito provavelmente, sejam mulheres e homens do 21.
Dividi, esta mirada ao Século 20, em dois tempos. Ontem, olhamos a virada do 19 para o 20. Hoje, vamos contemplar a virada do 20 para o 21. O alfa (o começo) e ômega (o fim) de um dos séculos mais significativos da humanidade. O nosso século 20.
Talvez, alguns não recordem mais as apreensões vivida, especialmente, por portadores de computadores, quando o ano de 1999 se aproximava do fim. O que poderia / deveria ocorrer em nossas máquinas nos primeiros instantes do dia 1º de janeiro de 2000. Lembro que quando pequeno as apreensões eram de outra ordem: muitas vezes, fizera cálculos se estaria vivo no ano 2000, quando, marcado por crenças milenaristas, cria, que então,  seria o fim do mundo. Não queria ser testemunha da catástrofe, que já se anunciava para fim do segundo milênio, pois esta segundo leituras apocalípticas se esperara na passagem do ano 999 para o ano 100. Então, exultávamos com as possibilidades de ir muito além.
Problema do ano 2000: o Bug do milênio ou Bug Y2K foi o termo usado para se referir ao problema previsto ocorrer em todos os sistemas informatizados na passagem do ano de 1999 para 2000. Bug é um jargão internacional usado por profissionais e conhecedores de programação, que significa um erro de lógica na programação de um determinado software. Logo, então não havia interpretações de profecias messiânicas e, sim, prognósticos tecnológicos.
Na década de 1960, com a operacionalização de vários sistemas computacionais e a ampliação de sua abrangência, foi necessária a adoção de diversos padrões para garantir a compatibilidade entre os diversos tipos de hardware e os softwares escritos para eles. Numa época em que cada byte de memória economizado representava economia de dinheiro muitos destes padrões adotavam formas resumidas para armazenar dados. Hoje centenas destes padrões ainda estão em vigor, embora muitos tenham sido substituídos para se atualizar com a flexibilidade dos novos hardwares disponíveis.
Nos sistemas mais antigos, como aqueles na linguagem COBOL e semelhantes, as datas eram armazenadas com apenas 2 dígitos para o ano, ficando os restantes implicitamente entendidos como sendo "19". Desta forma cada data armazenada deixava de ocupar oito bytes (dois para o dia, dois para o mês e quatro para o ano - DDMMYYYY), e passava a ocupar somente seis bytes (somente dois no ano - DDMMYY). A opção por representar as datas desta forma vinha da necessidade real de economia de memória e espaço de armazenamento. Hoje isso parece insignificante, mas há época isso foi o suficiente para justificar a adoção do padrão, tamanho o custo das memórias e dispositivos de armazenamento.
Para ter uma ideia, imagine-se um banco de dados com vários campos, entre eles data de nascimento, data de casamento e data de cadastro. Para cada registro a economia nas três datas totaliza seis bytes. Se o banco de dados tiver dez mil registros são 60kB bytes a menos, o que era significativo numa época em que os discos tinham o tamanho de 180kB.
Se nos dermos conta das novas realidades de armazenamento de informações este relato da virada do século 20 para o 21 parece até algo de um passado remoto. Mas esta é uma faceta, apenas. Há necessidade de outras revisões.
Mesmo que possa parecer não crível, é preciso acentuar que não devemos pensar a ciência como pronta, acabada, completamente despojada, como uma nova e dogmática religião, com o “deus saber” imperando no novo milênio.
 A marca da Ciência de nossos dias é a incerteza. Vale lembrar Ilya Prigogine (1917-2003), Prêmio Nobel de Química 1977, em uma afirmação categórica: “Só tenho uma certeza: as de minhas muitas incertezas.” Assim é preciso que vejamos nestas incertezas a marca da pós-modernidade, uma realidade e não um estigma. Antigamente a Ciência nos falava de leis eternas. Hoje, nos fala da história do Universo ou da matéria e nos propõe sempre novos desafios que precisam ser investigados. Este é o Universo das probabilidades e não das certezas.
Então, se quiséssemos sintetizar a virada do 20 para o 21, ante as incapacidades da Ciência, e até a dar crédito a Prigogine, a marca é a incerteza.

Um comentário:

  1. A origem da denominaÇão bug, que significa inseto na língua inglesa, foi uma pane nos primeiros computadores proveniente de um inseto em seu interior. Interessante lembrar que as gigantescas mÁquinas evoluÍram para diminutas e eficientes geringonÇas. EstÁ provado que quanto mais simples mais evoluÍdo.

    ResponderExcluir