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terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

25.—ASSESTANDO ÓCULOS PARA OLHAR O MUNDO

ANO
 8
www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO
 2694
                                              

Nesta segunda-feira, ministrei as primeiras aulas, pela manhã e à noite, de Teorias do Desenvolvimento Humano para duas turmas de Licenciatura em Música. As aulas da semana passada, em se tratando de calouros, foram apresentadas pela Coordenação. Assim, hoje foi meu primeiro contato com os novos alunos, em sala de aula.
A proposta para este encontro e próximo é “Assestando óculos para olhar o mundo”. Esta metáfora — e então foi evocada as discussões sobre metáforas entre o Poeta e o Carteiro no excelente filme italiano ‘Il postino’ a partir da obra de Antônio Skarmeta — foi tornada mais palpável, quando propus algo com o mesmo significado: “Arrumando a caixa de ferramentas” para que alguns dos instrumentais que vamos usar em sala de aula, durante o semestre, tenham os mesmos significados. Isto é, se alguém precisar de uma tesoura, não lhe será alcançado um martelo ou um alicate.
Há pelo menos seis óculos com os quais podemos nos servir para olhar o mundo natural: os óculos do senso comum, do pensamento mágico, dos saberes primevos, dos mitos, da religião e da ciência. Examinamos, então, um pouco cada um destes seis mentefatos. Aqui, em se tratando de uma palavra menos corrente, comparo artefato e mentefato; aquele um construto material e este, um construto mental.
a) senso comum: discute-se o substantivo e o adjetivo; se contrapõe aquele com censo. Senso comum: Conjunto de opiniões ou ideias que são geralmente aceitas numa época e num local determinados.
b) pensamento mágico: aqui as discussões são centradas no interrogante: Adianta torcer (por um time, sem ir ao estádio)? Entram em cena os horóscopos.
c) saberes primevos (= saberes populares ou primitivos) quando se mostram muitos conhecimentos (de cozinheiras, lavadeiras, parteiras, pedreiros...) que poderiam ser classificados como etnociência.
d) mitos são trazidos mitos milenares de povo cujas cosmogonias não estão em livros sagrados (mito de Pandora) e de mitos modernos (Capitão América, cantores...). Qual a diferença de mitos dos relatos bíblicos ou corânicos?
e) religião A frase de David Hume (1711-1776) catalisa as discussões sobre este óculo: “Se acreditamos que fogo esquenta e a água refresca, é somente porque nos causa imensa angústia pensar diferente!”
f) ciência A contemplação da Ciência se faz a partir de uma frase (que esta na abertura do Google acadêmico) de um dos seus ícones maiores: Se consegui enxergar tão longe é porque me apoiei nos ombros de outros gigantes!” Isaac Newton (1642-1727).
A seguir urge uma comparação entre religião e ciência. Mas isto vai ocorrer no próximo encontro. Também, aqui, continuo em momento oportuno. Por ora vibro com mais de 80 alunas e alunos que ontem comigo, iniciaram mais uma caminhada.

6 comentários:

  1. Mestre Chassot!
    Se assistir uma palestra - por vídeo conferência -- como aquela houve na última abertura do ano letivo, imagine-se o privilegio de ser seu aluno no cotidiano.
    Esta aula de ontem deve ter sido maravilhosa!
    Com santa inveja,
    Mirian de Salônica

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  2. Ontem quando eu estava indo para aula CDL do IPA, ele embarcou na mesma lotação, fiquei imaginando que perigo esse senhor idoso atravessar a rua correndo para não perder a carona. Para minha surpresa quando entro na sala de aula, ali estava ele. O homem é realmente sensacional, uma pessoa com grande sabedoria e conhecimentos! Faz jus a todos títulos e conquistas. Parabéns... Seja bem vindo mestre Chossot. Severo,

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  3. Que os seus pupilos aproveitem esse paterno ombro gigante e saiam da caverna para a luz!

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  4. Que os seus pupilos aproveitem esse paterno ombro gigante e saiam da caverna para a luz!

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  5. Muito estimado mestre Chassot,
    nós que o lemos aqui, a cada dia, imaginamos o espanto que acometeu ontem ao privilegiado aluno Antônio Severo. Que ele curta este nosso sempre jovem senhor de 74 que vive já seu 54º ano como professor.
    Já espero a continuação desta aula relatada hoje,
    Laurus

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  6. Vou reivindicar sua tão logo presença na URI.
    Grande abraço.

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