TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 16 de fevereiro de 2014

16.— DE QUEM É A COPA?

ANO
 8
www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO
 2685
                                              

A blogada de sexta-feira, entre comentários de adesão às críticas aos desmandos da FIFA no Brasil, recebeu um comentário que merece ser transcrito: “Professor, li em seu blog hoje: ‘vi (e, encantei-me) com protestos contra a Copa’. Não lhe parece que o senhor — que usualmente tem minha adesão aos seus escritos — está fora de tom! Por que se encantar com pichadores? Por que insuflar protestos que são geradores de violência? É certo que a Copa será no Brasil, logo só nos resta, agora, apoia-la. Com continuada admiração, Marilia Zimmer”
Respondi assim: “Marília, muito atenta leitora, agradeço a oportunidade de dizer aqui, que não prego a violência. Ao contrário. Sou pacifista, mas não um omisso. Há quase quatro anos (desde a Copa na África do Sul venho protestando contra a Copa, no Brasil. Sei que a situação (parece) irreversível, mas há que protestar! No domingo, suplementarei esta resposta, com admiração, ac
Respeito a opinião da Marília. Trago dois exemplos de slides, que usei em diferentes apresentações da palestra: Para formar jardineiros para cuidar do Planeta, já em dezembro de 2011. Adito como resposta à Marília, duas charges que parecem bastantes significativas.
Na expectativa das aulas de amanhã... votos de um bom e curtido domingo ~~ que é muito especial com uma vigésima quinta hora ~~ a cada uma e cada um. 

5 comentários:

  1. Gostaria de lembrar a amiga leitora MarÍlia que os intelectuais, formadores assim de opinião, tem uma responsabilidade maior em nossa historia. FaÇo inclusive uma boa crÍtica ao nosso Mestre, acho-o comedido atÉ demais. Mas o bom convÍvio É o respeito mÚtuo as opiniÕes.

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    A Copa do Mundo de futebol é nossa
    Porquanto conosco não há que possa
    Moramos em palhoça
    A FIFA nem se coça
    E com prazer financiamos essa joça.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. COM A BOLA NA CABEÇA
    Copa do mundo de futebol é nossa
    O brasileiro está com tudo, portanto
    A FIFA empurrou-nos tremenda joça
    E o povinho paga a conta, o quanto.

    Com brasileiro não há quem possa
    Pois deslumbrado com esse canto
    Não o preocupa morar em palhoça
    Apenas manter futebol sacrossanto.

    Salvemos pois nosso caráter passivo
    O qual tudo que nos impingem acata
    Não achamos esse estupro abusivo.

    Porém não temos sangue de barata,
    Como o contrato com a FIFA é lesivo
    Justifica nas ruas fazermos passeata

    ResponderExcluir
  5. O circo está quase armado. Os barracões estão atrasados, mas boa parte do povo ainda acredita que a copa é nossa, para os brasucas. Ledo engano. Os endinheirados estrangeiros virão fazer sua festinha com segurança reforçada dos tupiniquins gastando o mínimo possível. E os brasileiros? Bueno, alguém precisa pagar a conta. Imposto no povo. Como não se indignar?

    ResponderExcluir