TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

21.—CURTINDO UM DIA QUE FOI ESPECIAL


ANO
 8
www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO
 2690
                                              

Nesta sexta-feira, a densa agenda: tenho duas palestras na 11ª CRE pela manhã falo em Terra de Areia e à tarde em Capão da Canoa. Depois das palestras na terra produtora do mais famoso abacaxi e numa cidade balnearia tradicional, tenho atividade, à noite, no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista do IPA.  
Este blogue que nestes quase 7,5 anos também tem narrado meus fazeres profissionais mais destacados, acolhe hoje um relato de ontem que preciso socializar com meus leitores.
Ontem devo ter quebrado um recorde de público em minhas falas, que certamente custará ser batido.
Eis informação, da página da Secretária da Educação, anunciando que o “secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, e o professor Attico Chassot, do Centro Metodista IPA, serão os palestrantes na Conferência de Abertura do Ano Letivo de 2014. O evento pedagógico acontece no dia 20, a partir das 9h, no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Haverá transmissão simultânea para todas as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) pela Internet. O tema da conferência será ‘Desafios da Educação Básica frente às transformações contemporâneas’. A expectativa é envolver até 10 mil professores, entre os assistentes no auditório principal, em Porto Alegre, e das salas preparadas para receber a conferência em cada cidade-sede das coordenadorias regionais”.
Há informação que a previsão foi alcançada. Devo dizer que estava muito nervoso. Como o Jose Clovis falou primeiro e começou a sua conferência chamando-me para ficar ao seu lado, dizendo que queria, por primeiro, evocar nossa parceria nos seminários que damos juntos no IPA, recebi nisso uma dica para me distencionar.
Comecei falando, que mesmo matreiro em palestrar, o tamanho do público, me fazia nervoso. Então, no inicio, iria esquecer as dezenas de auditórios que me viam e ouviam e ia imaginar-me em numa manhã de sábado dando aula junto com o Zé Clovis. Ou que estava lá na Escola Nova Sociedade, em Nova Santa Rita em uma aula com o prof. Etelvino.
Foi uma boa solução. Apenas, esta não resolveu minha inabilidade com o microfone, que não aproximava adequadamente. Minha fala também teve prejuízos com passador de slides, que não eram vistos de maneira adequada em alguns auditórios.
A palestra foi muito apreciada. Por exemplo, a fotógrafa Cristhine Genro autora da foto ao lado em que estou com o Prof. Jose Clovis com a Profa. Vera Amaro, Diretora do Departamento Pedagógico da SEDUC, disse-me ao final, que mesmo trabalhando acompanhou com muito gosto a fala. Uma das jornalistas, que cobria o evento, trouxe-me seu entusiasmos dizendo algo parecido.
Recebi mensagens, das quais transcrevo uma: Boa noite, professor Attico! Participei hoje pela manhã da abertura do ano letivo da SEDUC e tive o grande prazer de ouvir sua apresentação.
Desde o final dos anos 90, após ler seu livro "Catalisando Transformações na Educação" suas ideias têm sido fonte de inspiração para reformulações e mudanças na minha concepção de educação e no meu trabalho em sala de aula. E, para minha satisfação ouço-o hoje falar da indisciplina, algo que, mesmo sem a clareza com que o senhor expôs suas convicções, já estava de alguma forma presente (timidamente mas presente) na minha atividade em sala de aula. Na verdade, suas afirmações sustentam a base de projeto de mestrado que estou desenvolvendo. Agradeço desde já sua atenção e deixo um abraço e minha profunda admiração por seu trabalho e legado à educação, obrigado, José Ricardo Ledur.
Quero dizer que foi para mim muito gratificante este 20 de fevereiro, e esta fala trouxe-me alegrias muito grandes. À noite, em decorrência de minha participação na atividade da manhã fui convidado para jantar com o ministro da Educação, José Henrique Paim e com o governador do Estado Tarso Genro, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Foi a primeira vez que participei de um convite desta natureza e também estive pela primeira vez em um local que exustia apenas no meu imaginário. Talvez o mais importante seja o registro de quanto me encantei com o novo Ministro da Educação.
Depois deste curtido 20 de fevereiro, esta sexta-feira se achega promissora. Vivamo-la! 

5 comentários:

  1. Carissimo amigo prof. Chassot:


    Mais uma vez você me causa emoções fortes, por ter postado meu texto no blogue e pelas repercussões. Ficarei sempre seu credor, de tantas generosidades. E parabéns pela presença na Assembléia Legislativa do RS, mesmo com o seu confessado nervosismo, não obstante sua larga experiência. Mostra como somos frágeis, os humanos. Mas sua presença ativa em todos os cantos do mundo (a passeio ou a trabalho) sao a prova maior de sua força moral e intelectual.
    Grande abraço,
    José Carneiro

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Numa ensolarada bela manhã
    O Mestre encarando mar de fãs
    Deitou o verbo sábio
    Sem nenhum alfarrábio
    Com coragem, atitude e afã.

    ResponderExcluir
  3. Sempre um prazer ouvir o prof. Chassot, mesmo eu não sendo da área da educação (sou fotografa), fico envolvida na fala, prestando atenção. Sempre ótimo poder ouvi-lo.
    E é um querido.

    ResponderExcluir
  4. Evento desta envergadura requer pessoas de mesmo nível. Demonstra reconhecimento ao seu trabalho.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Caro Attico,

    bom perceber que o conhecimento que compartilhas tanto conosco aqui no IPA agora pode ser socializado com um número muito significativo de telespectadores por este Rio Grande afora. Hoje, pode se dizer com segurança, que a Educação do Rio Grande do Sul está mais enriquecida pela tua contribuição.

    Um forte abraço e até mais!

    ResponderExcluir